domingo, 30 de junho de 2024

sábado, 29 de junho de 2024

PARA MEDITAR

 


SESSÃO FOTONOVELA - TODOS SOMOS ARTISTAS

A fotonovela abaixo pertence à revista Sétimo Céu nr. 254, publicada em maio de 1977.
Para ler esta ou outra matéria em tamanho maior, caso use o Explorer ou Chrome, clique sobre a figura com o botão direito do mouse e selecione a opção "abrir link em uma nova guia". Na nova guia, clique com o botão esquerdo do mouse e, pronto, terá acesso a uma ampliação da página. Caso o navegador seja o Firefox, clique sobre a figura com o botão direito do mouse e selecione a opção "abrir em nova aba". Em seguida, proceda como no caso dos dois outros navegadores citados.
Boa leitura!



















sexta-feira, 28 de junho de 2024

SESSÃO CAPAS E PÔSTERES

A capa pertence à revista TV Intervalo nr. 214, referente ao período de 12 a 18/02/67.
Já o pôster, à revista Contigo nr. 289, edição de outubro de 1979.
Boa diversão!


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVxp7Qs93U9Du0oKy-7sA5Y6GDVPyQLZyRJATh5nhoy2pPbiyxCxYknj0dRrixRu1sMN9hy5gHyZ9tc8rTCYs-p-IB92N-XbmbsGC8GrPrFVMKVHydUsL5vL34scgig1sB3yZBKpbnp9Nw/s1600/0.jpg


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEKcIBkcEm7g42cHhTAEiVeLWfiQRjOSGupst1U9C6swvlcN4hCvqC0DyLl_RaRXIjSXA9ttLXW0XSnVt-xoPwyBAgVvsAxUtGk6IwUUOhceRGPxg5qx3iwi04Q5GxUZG0trEoF5t7Avw/s1600/elaineC-pc-2.jpg

SESSÃO FOTO QUIZ

A foto da semana passada pertence à cantora e compositora Ana Carolina. Agora tentem descobrir quem é a garoto da foto. Eis algumas pistas:
1) Este cantor e compositor, ainda vivo, nasceu no interior de Pernambuco em 2002.
2) Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em 2021.
3) Faz sucesso nos gêneros musicais: forró e piseiro.
Boa diversão!

quinta-feira, 27 de junho de 2024

SESSÃO LEITURA - FUTEBOL DE RUA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

O texto abaixo é de autoria de Luís Fernando Veríssimo.
Para saber mais sobre o autor, favor acessar: https://www.ebiografia.com/luis_fernando_verissimo/.
Boa leitura!

FUTEBOL DE RUA

Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é homem, brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:

DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão menor, que sairá correndo para se queixar em casa. No caso de se usar uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se jogar de sapatos. De preferência os novos, do colégio. Quem jogar descalço deve cuidar para chutar sempre com aquela unha do dedão que estava precisando ser aparada mesmo. Também é permitido o uso de frutas ou legumes em vez da bola, recomendando-se nestes casos a laranja, a maça, o chuchu e a pêra. Desaconselha-se o uso de tomates, melancias e, claro, ovos. O abacaxi pode ser utilizado, mas aí ninguém quer ficar no golo.

DAS GOLEIRAS – As goleiras podem ser feitas com, literalmente, o que estiver à mão. Tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, os livros da escola, a merendeira do seu irmão menor, e até o seu irmão menor, apesar dos seus protestos. Quando o jogo é importante, recomenda-se o uso de latas de lixo. Cheias, para agüentarem o impacto. A distância regulamentar entre uma goleira e outra dependerá de discussão prévia entre os jogadores. Às vezes esta discussão demora tanto que quando a distância fica acertada está na hora de ir jantar. Lata de lixo virada é meio golo.

DO CAMPO – O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, calçada, rua e a calçada do outro lado e – nos clássicos – o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua.

DA DURAÇÃO DO JOGO – Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

DA FORMAÇÃO DOS TIMES – O número de jogadores em cada equipe varia, de um a 70 para cada lado. Algumas convenções devem ser respeitadas. Ruim vai para o golo. Perneta joga na ponta, a esquerda ou a direita dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.

DO JUIZ – Não tem juiz.

DAS INTERRUPÇÕES – No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada numa destas eventualidades:

a) Se a bola for para baixo de um carro estacionado e ninguém conseguir tirá-la. Mande o seu irmão menor.

b) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar não mais de 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isto não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa ou apartamento e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação. Se o apartamento ou casa for de militar reformado com cachorro, deve-se providenciar outra bola. Se a janela atravessada pela bola estiver com o vidro fechado na ocasião, os dois times devem reunir-se rapidamente para deliberar o que fazer. A alguns quarteirões de distância.

c) Quando passarem pela calçada:

1) Pessoas idosas ou com defeitos físicos.

2) Senhoras grávidas ou com crianças de colo.

3) Aquele mulherão do 701 que nunca usa sutiã.

Se o jogo estiver empate em 20 a 20 e quase no fim, esta regra pode ser ignorada e se alguém estiver no caminho do time atacante, azar. Ninguém mandou invadir o campo.

d) Quando passarem veículos pesados pela rua. De ônibus para cima. Bicicletas e Volkswagen, por exemplo, podem ser chutados junto com a bola e se entrar é golo.

DAS SUBSTITUIÇÕES – Só são permitidas substituições:

a) No caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer a lição.

b) Em caso de atropelamento.

DO INTERVALO PARA DESCANSO – Você deve estar brincando.

DA TÁTICA – Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o Futebol de Verdade (que é como, na rua, com reverência, chamam a pelada), mas com algumas importantes variações. O goleiro só é intocável dentro da sua casa, para onde fugiu gritando por socorro. É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi. Se a bola dobrar a esquina é córner.

DAS PENALIDADES – A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar um adversário dentro do bueiro. É considerada atitude antiesportiva e punida com tiro indireto.

DA JUSTIÇA ESPORTIVA – Os casos de litígio serão resolvidos no tapa.

Fonte: https://contobrasileiro.com.br/futebol-de-rua-cronica-de-luis-fernando-verissimo/.

SESSÃO ABERTURA DE PROGRAMA HUMORÍSTICO - VIVA O GORDO (1981)

O humorístico Viva o Gordo foi apresentado pela TV Globo de 9 de março de 1981 a 15 de dezembro de 1987. Era apresentado às segundas-feiras às 21h20.
Para maiores informações sobre o programa, favor acessar: https://pt.wikipedia.org/wiki/Viva_o_Gordo.
Boa diversão!

quarta-feira, 26 de junho de 2024

SESSÃO SAUDADE - CHRYSTIAN

A homenagem de hoje vai para o cantor Chrystian.
Nascido em uma família de talento musical, ele desde muito jovem dedicou-se à carreira de cantor, iniciando com seis anos em Goiânia, onde residia. Ali chegou a ter seu próprio programa de televisão.
O sonho de gravar um disco, no entanto, só se realizou mais tarde, quando a família se mudou para São Paulo. Na capital paulista, realizou algumas gravações de músicas em português e inglês ao lado do irmão Ralph e um compacto simples com duas músicas em português sob o pseudônimo de Zezinho.
Mas o primeiro sucesso com seu pseudônimo mais famoso, Chrystian, só viria em 1973 com uma música em inglês, Don’t Say Goodbye, tema da novela Cavalo de Aço.
Em 1982, abandonou as gravações em língua estrangeira, para formar uma dupla sertaneja de sucesso com seu irmão Ralf, que durou até 1999. A dupla voltou a gravar junta em 2001.
Em 2021, ele anunciou que seguiria carreira solo por mais cinco anos.
Os destaques em sua voz eram os agudos potentes e o uso do falsete.
Obrigado, Chrystian, pelos emocionantes momentos musicais que nos proporcionou!
Descanse em paz!
Para saber mais sobre este artista, favor acessar: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chrystian.
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo um de seus sucessos quando gravava em inglês: Tears. O vídeo é de sua apresentação no Globo de Ouro, programa apresentado no ano de 1975.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=JmcuBbIqeK8

SESSÃO HUMOR

- Doutor, eu ando vendo manchas escuras.
- Prove estes óculos - disse o médico.
O paciente pôs os óculos.
- E agora? - perguntou o médico.
- Agora eu vejo as manchas bem melhor!

Fonte: https://www.maioresemelhores.com/piadas-antigas-mais-engracadas/.

terça-feira, 25 de junho de 2024

SESSÃO REMAKE MUSICAL - SULTANS OF SWING – THE HSCC

A canção Sultans of Swing, que teve como um dos intérpretes Dire Straits, é apresentada no vídeo abaixo por The HSCC.
Para ouvir a versão de Dire Straits, favor acessar: http://biscoitocafeenovela.blogspot.com/2024/06/sessao-tunel-do-tempo-musical-sultans.html.
Boa diversão!



LETRA

SULTANS OF SWING

Composer: Mark Knopfler

You get a shiver in the dark
It's raining in the park, but meantime
South of the river you stop and you hold everything
A band is blowin' dixie double four time
You feel alright when you hear that music ring

And now you step inside
But you don't see too many faces
Comin' in out of the rain
You hear the jazz go down

Competition in other places
Oh, but the horns, they blowin' that sound
Way on down south
Way on down south London town

You check out guitar, George
He knows all the chords
Mind he's strictly rhythm
He doesn't wanna make it cry or sing

Yes, and an old guitar
Is all he can afford
When he gets up under the lights
To play his thing

And Harry doesn't mind
If he doesn't make the scene
He's got a daytime job
He's doin' alright

He can play the honky-tonk like anything
Savin' it up for Friday night
With the Sultans
With the Sultans of Swing

And a crowd of young boys
They're fooling around in the corner
Drunk and dressed in their best brown baggies
And their platform soles

They don't give a damn
About any trumpet playing band
It ain't what they call rock and roll
And the Sultans, yeah, the Sultans
They play creole, creole

And then the man
He steps right up to the microphone
And says: At last!
Just as the time bell rings

Goodnight, now it's time to go home
And he makes it fast with one more thing
We are the Sultans
We are the Sultans of Swing

TRADUÇÃO

SULTÕES DO SUINGUE

Compositor: Mark Knopfler

Você sente um arrepio no escuro
Está chovendo no parque, mas enquanto isso
Ao sul do rio, você para de repente
Uma banda está tocando dixie num ritmo acelerado
Você se sente bem quando ouve a música tocar

E agora você entra
Mas você não vê muitos rostos
Saindo da chuva
Você ouve o jazz abaixar

Competição em outros lugares
Oh, mas os metais estão tocando aquele som
Bem ao sul
Bem ao sul de Londres

Você vê o George na guitarra
Ele conhece todos os acordes
Lembre-se de que ele é estritamente ritmo
Ele não quer fazer a guitarra chorar ou cantar

Sim, uma guitarra velha
É só o que ele pode comprar
Ele se coloca sob os holofotes
Para fazer o que sabe

E o Harry não se importa
Se não ficar famoso
Ele tem um trabalho diurno
Ele tem conseguido se virar

Ele toca honky-tonk como ninguém
Economizando para sexta à noite
Com os Sultões
Com os Sultões do Suingue

E um grupo de rapazes
Eles estão bagunçando no canto
Bebendo e vestindo seus melhores jeans largos e marrons
E seus sapatos com salto

Eles não ligam
Para uma banda que toca trompete
Não é o que eles chamam de rock and roll
E os Sultões, sim, os Sultões
Estão tocando música crioula, crioula

E então o homem
Ele vai direto ao microfone
E diz: Até que enfim!
Assim que o sino toca

Boa noite, é hora de ir pra casa
E ele finaliza rapidinho com mais uma coisa
Nós somos os Sultões
Nós somos os Sultões do Suingue

Fonte da letra e tradução: https://www.letras.mus.br/dire-straits/11024/traducao.html

SESSÃO TÚNEL DO TEMPO MUSICAL - SULTANS OF SWING – DIRE STRAITS

A canção Sultans of Swing, que teve como um dos intérpretes Dire Straits, fez parte da trilha sonora da novela Os Gigantes, apresentada pela Rede Globo no horário das 20h de 20 de agosto de 1979 a 2 de fevereiro de 1980.
Para maiores informações sobre a novela, favor acessar: https://teledramaturgia.com.br/os-gigantes/.
Boa diversão!



LETRA

SULTANS OF SWING

Composer: Mark Knopfler

You get a shiver in the dark
It's raining in the park, but meantime
South of the river you stop and you hold everything
A band is blowin' dixie double four time
You feel alright when you hear that music ring

And now you step inside
But you don't see too many faces
Comin' in out of the rain
You hear the jazz go down

Competition in other places
Oh, but the horns, they blowin' that sound
Way on down south
Way on down south London town

You check out guitar, George
He knows all the chords
Mind he's strictly rhythm
He doesn't wanna make it cry or sing

Yes, and an old guitar
Is all he can afford
When he gets up under the lights
To play his thing

And Harry doesn't mind
If he doesn't make the scene
He's got a daytime job
He's doin' alright

He can play the honky-tonk like anything
Savin' it up for Friday night
With the Sultans
With the Sultans of Swing

And a crowd of young boys
They're fooling around in the corner
Drunk and dressed in their best brown baggies
And their platform soles

They don't give a damn
About any trumpet playing band
It ain't what they call rock and roll
And the Sultans, yeah, the Sultans
They play creole, creole

And then the man
He steps right up to the microphone
And says: At last!
Just as the time bell rings

Goodnight, now it's time to go home
And he makes it fast with one more thing
We are the Sultans
We are the Sultans of Swing

TRADUÇÃO

SULTÕES DO SUINGUE

Compositor: Mark Knopfler

Você sente um arrepio no escuro
Está chovendo no parque, mas enquanto isso
Ao sul do rio, você para de repente
Uma banda está tocando dixie num ritmo acelerado
Você se sente bem quando ouve a música tocar

E agora você entra
Mas você não vê muitos rostos
Saindo da chuva
Você ouve o jazz abaixar

Competição em outros lugares
Oh, mas os metais estão tocando aquele som
Bem ao sul
Bem ao sul de Londres

Você vê o George na guitarra
Ele conhece todos os acordes
Lembre-se de que ele é estritamente ritmo
Ele não quer fazer a guitarra chorar ou cantar

Sim, uma guitarra velha
É só o que ele pode comprar
Ele se coloca sob os holofotes
Para fazer o que sabe

E o Harry não se importa
Se não ficar famoso
Ele tem um trabalho diurno
Ele tem conseguido se virar

Ele toca honky-tonk como ninguém
Economizando para sexta à noite
Com os Sultões
Com os Sultões do Suingue

E um grupo de rapazes
Eles estão bagunçando no canto
Bebendo e vestindo seus melhores jeans largos e marrons
E seus sapatos com salto

Eles não ligam
Para uma banda que toca trompete
Não é o que eles chamam de rock and roll
E os Sultões, sim, os Sultões
Estão tocando música crioula, crioula

E então o homem
Ele vai direto ao microfone
E diz: Até que enfim!
Assim que o sino toca

Boa noite, é hora de ir pra casa
E ele finaliza rapidinho com mais uma coisa
Nós somos os Sultões
Nós somos os Sultões do Suingue

Fonte da letra e tradução: https://www.letras.mus.br/dire-straits/11024/traducao.html

segunda-feira, 24 de junho de 2024

SESSÃO RETRÔ - VARIEDADES - SANDRA BARSOTTI

A reportagem abaixo foi publicada na revista Sétimo Céu nr. 254, que foi às bancas em maio de 1977.
Para ler esta ou outra matéria em tamanho maior, caso use o Explorer ou Chrome, clique sobre a figura com o botão direito do mouse e selecione a opção "abrir link em uma nova guia". Na nova guia, clique com o botão esquerdo do mouse e, pronto, terá acesso a uma ampliação da página. Caso o navegador seja o Firefox, clique sobre a figura com o botão direito do mouse e selecione a opção "abrir em nova aba". Em seguida, proceda como no caso dos dois outros navegadores citados.
Boa diversão!

SESSÃO RETRÔ - COMERCIAIS - ACHOCOLATADO CHOCOMILK (1983)

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nKjoJ_OAbuY


domingo, 23 de junho de 2024

PARA MEDITAR

 

Fonte: https://cdn.pensador.com/img/imagens/am/ig/amigas_rindo.jpg?auto_optimize=low&width=655

SESSÃO BISCOITINHOS - SARA

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qiTZ2CnOUqo

sábado, 22 de junho de 2024

PARA MEDITAR

 

Fonte: https://cdn.pensador.com/img/imagens/pe/ns/pensador_frases_de_amizade_11.jpg?auto_optimize=low&width=655

SESSÃO FOTONOVELA - OBSESSÃO FATAL

A fotonovela abaixo pertence à revista Sétimo Céu nr. 254, publicada em maio de 1977.
Para ler esta ou outra matéria em tamanho maior, caso use o Explorer ou Chrome, clique sobre a figura com o botão direito do mouse e selecione a opção "abrir link em uma nova guia". Na nova guia, clique com o botão esquerdo do mouse e, pronto, terá acesso a uma ampliação da página. Caso o navegador seja o Firefox, clique sobre a figura com o botão direito do mouse e selecione a opção "abrir em nova aba". Em seguida, proceda como no caso dos dois outros navegadores citados.
Boa leitura!