quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SESSÃO SAUDADE - NONATO BUZAR

Muitas vezes, cantarolamos algumas canções repetidas vezes e seus intérpretes são constantemente lembrados. No entanto, o nome de seu compositor ou compositores não é veiculado.
No caso das novelas, isso acontece com certa constância quando se trata daquelas trilhas antigas, que eram verdadeiras trilhas, cujos temas e cantores tornam-se célebres, mas os compositores não são tão lembrados. Um exemplo disso é o famoso tema de abertura de Irmãos Coragem. Todos se lembram do intérprete, Jair Rodrigues, mas um número pequeno, certamente, se recordará de um de seus autores: Nonato Buzar.
A Sessão Saudade de hoje é uma homenagem ao compositor e cantor Nonato Buzar, que faleceu no último dia 2.


Fonte: http://imgsapp.diariodepernambuco.com.br/app/noticia_127983242361/2014/02/02/487393/20140202185957561962a.jpg

Buzar fez mais sucesso como compositor do que como cantor, legando à posteridade de nossa música muitos temas de novelas de sucesso como O Homem que Deve Morrer, Verão Vermelho e Irmãos Coragem, entre outras; além de composições famosas como Rio Antigo, que fez em parceria com o também talentoso Chico Anísio.
Para saber mais sobre esse artista, favor acessar: http://www.dicionariompb.com.br/nonato-buzar.
Obrigado, Nonato Buzar, por sua música que embalou tantos momentos célebres de nossa teledramaturgia, bem como enriqueceu nossa música!
Descanse em paz!
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo dois vídeos. No primeiro, o próprio Nonato interpreta o marcante tema de abertura da novela Irmãos Coragem; enquanto que, no segundo, Maria Creuza interpreta Rio Antigo, bela canção dos parceiros Nonato Buzar e Chico Anísio.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

IRMÃOS CORAGEM

Manhã despontando lá fora
Manhã, já é sol, já é hora
E os campos se abrindo em flor
E é preciso coragem
Que a vida é viagem
Destino do amor
Abre o peito, coragem, irmão!
Faz do amor sua imagem, irmão
Quem à vida se entrega
A sorte não nega seu braço, seu chão
O rumo, a raça, a roda, o rodeio
O rio, a relva, o risco, a razão
Mas quem à vida se entrega
A sorte não nega seu braço, seu chão
Irmão, é preciso coragem...
Irmão, é preciso coragem...


SEGUNDO VÍDEO



LETRA

RIO ANTIGO

Quero um bate-papo na esquina
Eu quero o Rio antigo
Com crianças na calçada
Brincando sem perigo
Sem metrô e se frescão
O ontem no amanhã
Eu que pego o bonde 12 de Ipanema
Pra ver o Oscarito e o Grande Otelo no cinema
Domingo no Rian
Me deixa eu querer mais, mais paz

Quero um pregão de garrafeiro
Zizinho no gramado
Eu quero um samba sincopado
Baioba, bagageiro
E o desafinado que o Jobim sacou
Quero o programa de calouros
Com Ary Barroso
O Lamartine me ensinando
Um lá, lá, lá, lá, lá, gostoso
Quero o Café Nice
De onde o samba vem
Quero a Cinelândia estreando "E o Vento Levou"
Um velho samba do Ataulfo
Que ninguém jamais agravou
PRK 30 que valia 100
Como nos velhos tempos

Quero o carnaval com serpentinas
Eu quero a Copa Roca de Brasil e Argentina
Os Anjos do Inferno, 4 Ases e Um Coringa
Eu quero, eu quero porque é bom
É que pego no meu rádio uma novela
Depois eu vou à Lapa, faço um lanche no Capela
Mais tarde eu e ela, nos lados do Hotel Leblon

Quero um som de fossa da Dolores
Uma valsa do Orestes, zum-zum-zum dos Cafajestes
Um bife lá no Lamas
Cidade sem Aterro, como Deus criou
Quero o chá dançante lá no clube
Com Waldir Calmon
Trio de Ouro com a Dalva
Estrela Dalva do Brasil
Quero o Sérgio Porto
E o seu bom humor
Eu quero ver o show do Walter Pinto
Com mulheres mil
O Rio aceso em lampiões
E violões que quem não viu
Não pode entender
O que é paz e amor

Fonte: http://www.letras.com.br/#!maria-creuza/rio-antigo

2 comentários:

  1. Quanta música legal, temas de tantas novelas feitas por esse talentoso compositor! Merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia ele e sim as músicas..bela homenagem!

    ResponderExcluir