quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

SESSÃO LEITURA - REGRESSO A CASA - JOSÉ LUÍS PEIXOTO

O texto abaixo é de autoria do poeta português José Luís Peixoto.

Para maiores informações sobre o autor, favor acessar: http://www.joseluispeixoto.net/tag/biografia.
Boa leitura!

REGRESSO A CASA

Olho para o livro que me emprestaste
e que nunca devolvi. Também ele olha para mim.
Tem as marcas da tua leitura, certos vincos
no branco das páginas, manchas subtis e difusas
como nuvens, restos das tuas mãos ou do teu olhar.
Espero que não penses sobre mim o que penso
sobre as pessoas que nunca me devolveram
os livros que emprestei. O que pensarás tu
sobre mim? Nunca li o livro que me emprestaste,
preferi sempre imaginá-lo. Suponho que ainda
se sinta estrangeiro entre os meus livros,
mas agora é demasiado tarde para devolvê-lo,
há tanto tempo que não falamos, não sei
se ainda guardo o teu número de telefone.
O que pensarias se agora,  a despropósito,
te quisesse devolver o livro? Havias de pensar
que queria alguma coisa. Sabes, fico com o teu
livro porque não quero nada. Provavelmente,
nunca te devolverei este livro, fará parte do
meu espólio, é a última ligação que temos.

Fonte: https://www.joseluispeixoto.net/tag/poemas+de+jos%C3%A9+lu%C3%ADs+peixoto

Um comentário: