quarta-feira, 3 de junho de 2015

SESSÃO SAUDADE - ARY BARROSO

Quando se fala de compositores de MPB, é impossível não deixar de citar o nome de nosso homenageado desta semana: Ary Barroso.


Fonte: http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2013/11/07/ary-e-um-dos-maiores-compositores-da-musica-nacional.jpg

Mas, além de compositor, ele foi também pianista, locutor e apresentador, destacando-se nesta última função em um programa de calouros que apresentou na rádio Tupi do Rio de Janeiro, nos anos 50.
Muitas das composições mais tocadas de nosso cancioneiro são de sua autoria, como: Aquarela do Brasil, Risque, Camisa Amarela, Na Baixa do Sapateiro e Boneca de Piche, dentre outras.
Ary Barroso, sem dúvida, deixou um rico legado musical para a história de nossa arte.
Obrigado, Ary, por enriquecer nossa música com tantas composições divinas!
Descanse em paz!
Para saber mais sobre esse artista, favor acessar: http://www.dicionariompb.com.br/ary-barroso/biografia.
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo dois de seus grandes sucessos como compositor: Boneca de Piche, gravação de 1938, nas vozes de Almirante e Carmem Miranda, e Na Baixa do Sapateiro, gravação de 1958, na interpretação de Dorival Caymmi.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

BONECA DE PICHE

Venho danado com meus calo quente
Quase enforcado no meu colarinho
Venho empurrando quase toda a gente
Eh! Eh!
Pra ver meu benzinho
Eh! Eh! Eh!
Pra ver meu benzinho
Hum! Hum! Hum!
Pra ver meu benzinho
Nego, tu veio quase num arranco
Cheio de dedo dentro dessas luva
Bem que o ditado diz: nego de branco
Eh! Eh!
É sinar de chuva
É sinar de chuva
É?
É sinar de chuva

Da cor do azeviche, da jabuticaba
Boneca de piche, é tu que me acaba
Sou preto e meu gosto
Ninguém me contesta
Mas há muito branco com pinta na testa

Tem português assim
Nas minhas água
Não!
Que culpa eu tenho
De ser boa mulata?
Nego se tu burrece
As minhas mágoa
Eh! Eh!
Eu te dou a lata
Não!
Eu te dou lata
Não!
Eu te dou lata

Não me farseia
Ó, muié canaia,
Se tu me engana
Vai haver banzé
Eu te sapeco
Dois rabo-de-arraia
Eh!, Eh!
E te piso o pé
Eh! Eh! Eh!
E te piso o pé
Hum! Hum! Hum!
E te piso o pé

Da cor do azeviche, da jabuticaba
Boneca de piche, sou eu que te acaba
Tu é preto e tem gosto


SEGUNDO VÍDEO



LETRA

NA BAIXA DO SAPATEIRO

Ai, o amô, ai, ai
Amô bobagem que a gente
Não explica, ai, ai
Prova um bocadinho, oi
Fica envenenado, oi
E pro resto da vida
É um tal de sofrê
O-la-rá, o-le-rê

Oi, Bahia, ai, ai
Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai
Faço o meu lamento, oi
Na desesperança, oi
De encontrá pr'esse mundo
O amô que eu perdi na Bahia,
Vou contá:

Na Baixa do Sapateiro
Encontrei um dia
A morena mais frajola da Bahia
Pediu-me um beijo, não dei
Um abraço, sorri
Pediu-me a mão, não quis dar, fugi
Bahia, terra da felicidade
Morena, eu ando louco de saudade
Meu Sinhô do Bonfim
Arranje uma morena
Igualzinha pra mim
Ai, Bahia, ai, ai

2 comentários:

  1. Duas canções muito conhecidas, mas não sabia que eram de autoria de Ary Barroso. Grande compositor, merecida homenagem!

    ResponderExcluir