sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

IRMÃOS CORAGEM - CAPÍTULO 119 - AUTOR: TONI FIGUEIRA


Roteirizado por Toni Figueira
do original de Janete Clair 

CAPÍTULO 119

PENÚLTIMO CAPÍTULO

PARTICIPAM DESTE CAPÍTULO:

JOÃO
DELEGADO CASTRO
BRAZ
SINHANA
DALVA
CEMA
MARIA DE LARA
MÉDICO


CENA 1  -  MATAGAL  -  EXT.  -  NOITE.

JOÃO  -  Que foi isso?

À luz dos archotes, João Coragem saltou lépido da sela e debruçou-se sobre os corpos.


DELEGADO CASTRO  -  Eu fiz tudo para evitar...

JOÃO  -  (a voz saiu-lhe grave, engasgada)  Jeromo... índia. Por quê, gente? Por quê fizero isso com eles?

DELEGADO CASTRO  -  João... eu ofereci a vida em troca da prisão deles...

JOÃO  -  Ofereceu... mas não cumpriu a palavra.

DELEGADO CASTRO  -  Ia cumprir... mas parece que estes homens vieram atrás do diamante que estava com ele... e era o diamante o que visavam. Não fui eu que o matei... foram os homens... pela ambição.

O garimpeiro ergueu os olhos, fitando um a um os soldados do ex-delegado. O contingente policial de reforço afastava-se lentamente.


DELEGADO CASTRO  -  Um deles atirou na moça... isso estragou tudo. Teu irmão perdeu a cabeça...

JOÃO  -  Some daqui... o senhô também!

DELEGADO CASTRO  -  João... eu tentei... acredite em mim.

JOÃO  -  Já entendi tudo. Saia!

O delegado levantou-se e deixou o local, lento. Um dos homens aproximou-se de João Coragem, que tinha a cabeça baixa e os olhos cheios de lágrimas. Com uma das mãos alisava os cabelos negros da mestiça, com a outra, o rosto do irmão.

HOMEM  -  Eu vi... assisti a tudo... a polícia teve culpa. Mas não tinha toda... se não fosse os home que atiraro na Potira. Disso eu tenho prova. Não foi o delegado. Foi um dos home que queria o diamante.

JOÃO  -  (sem desligar os olhos dos corpos inanimados)  Eles queria o diamante...

HOMEM  -  O diamante foi a perdição!

JOÃO  -  Mais uma vez o diamante foi a perdição... Mais uma vez. Mas... não foi só o diamante! Foi a maldade! Não foi só o diamante! Foi a falta de humanidade! A falta de amor! A falta de bondade! No entanto... esses dois... tinha tanto amor pra dá... tanto amor!

O garimpeiro ajoelhou-se com as mãos postas e os olhos perdidos no infinito.

Braz Canoeiro aproximou-se do amigo.


BRAZ  -  João...

JOÃO  -  Num diz nada, Braz. Ninguém diz nada. É melhó. Ninguém diz... eu sei o que faço... eu sei, Braz!

Os lábios tremiam-lhe e os olhos embaçavam-se, inundados de lágrimas. Os homens foram chegando, um a um. Homens rudes da aldeia de João Coragem. João retirou o diamante da bolsinha de couro, presa no interior da calça do irmão.


JOÃO  -  (mostrou-o aos companheiros)  Tá aqui, gente! Tá aqui ele... quem quisé ficá rico que me acompanhe! Me acompanhe!

Como um desvairado, João Coragem embrenhou-se por entre os homens, enquanto Braz ordenava que o ajudassem a levar os corpos para Coroado.

CORTA PARA:

CENA 2  -  COROADO  -  RUAS  -  EXT.  -  DIA.


A cidade parou para assistir à passagem do rapaz, seguido por uma multidão de velho,s jovens, negros e brancos.


JOÃO  -  (entrou na praça, gritando)  Venha todo mundo! Todo mundo que qué ficá rico depressa! Eu vou distribuí diamante! Vou distribuí riqueza! Meu irmão e a índia morrero!  Cês num qué festejá? Vem! Vem festejá com o diamante do João Coragem! Todo aquele que condenô eles, vem festejá! A intolerância, a incompreensão! Vem festejá, gente! Vem festejá!

Desceu do cavalo e chamou as pessoas, completamente fora de si. O Padre Bento tentou aproximar-se do amigo. A multidão impediu-o. Todos queria ver a loucura de João Coragem. O garimpeiro colocou o diamante sobre uma pedra no centro da praça, pegou uma espingarda e, com tiros certeiros, partiu a pedra em vários pedaços. Como uma leva de famintos sobre pratos de comida, os seguidores e curiosos atiraram-se sobre os pedaços de carbono que refletiam a vida e a morte!

CORTA PARA:

CENA 3  -  COROADO  -  RUAS  -  EXT.  -  DIA.


A cidade parou para assistir à chegada dos corpos, trazidos pelos homens de Braz Canoeiro. Envoltos em panos brancos, os corpos vinham suspensos por cavalos. Como restos de uma batalha.

Sinhana tentou conter o grito, mas não pôde. Na escadaria da igreja, aos seus pés, os corpos dos dois filhos – ele, o legítimo; ela, a de criação – ali estavam, sem vida. A velha debruçou-se sobre o casal ensangüentado. As lágrimas a se confundir com o sangue. Diamante sobre veludo vermelho.

CORTA PARA:

CENA 4  -  RIO DE JANEIRO  -  CASA DE SAÚDE  -  QUARTO DE LARA  -  INT.  -  DIA.


JOÃO  -  Vem, Cema!

O rapaz, triste, entrou no quarto branco da casa de saúde. Dalva arrumava as malas quando a porta se abriu.


DALVA  -  João!

CEMA  -  (com o menino no colo)  Ai, João, tou inté tonta!

DALVA  -  Meu Deus, que felicidade!

CEMA  -  Tou tonta daquele avião, Virge Mãe!

JOÃO  -  Ela veio pra cuidá do Antonio. A mãe... a mãe ficô lá, pra missa.

DALVA  -  Eu soube, João...

JOÃO  -  (mudou de assunto)  Cadê minha mulhé?

DALVA  -  No jardim. Vá ao encontro dela.

JOÃO  -  Como é que ela tá?

DALVA  -  Você verá com seus próprios olhos. Está totalmente recuperada. Sua personalidade definida.

JOÃO  -  E... qual... das três?

DALVA  -  Vá, João! (tocou no braço do rapaz, impelindo-o)  Não faça perguntas.

CORTA PARA:

CENA 5  -  RIO DE JANEIRO  -  CASA DE SAÚDE  -  JARDIM  -  EXT.  -  DIA.


Os pássaros brincavam no cimo das árvores e a moça admirava-os, embevecida. João divisou-a de costas e aproximou-se, amedrontado. O riso cristalino da jovem chegou-lhe aos ouvidos. Lembrando o de Diana. A moça brincava com um pássaro, atirando-lhe migalhas de pão. O médico chegou por trás, assustando o rapaz.


MÉDICO  -  Olha, você vai ter uma surpresa.

JOÃO  -  (balbuciou)  Diana! (a moça não se moveu; ele se animou mais e insistiu)  Márcia!  (nada. A jovem permanecia estática. Tentou mais uma vez)  Lara!

A jovem voltou-se. Um sorriso a iluminar-lhe os lábios. Atirou-se aos braços do marido, abraçando-o amorosamente.


JOÃO  -  Quando te vi de longe... tive tanto medo!

MARIA DE LARA  -  Medo de quê, amor?

JOÃO  -  Sei lá... de que tu não tivesse se curado... ou se tava curada... em outra.

MARIA DE LARA  -  Nunca me senti tão bem... tão realizada... tão feliz. Só me faltava você mesmo... e o nosso filho.

JOÃO  -  Ele taí

MARIA DE LARA  -  Você trouxe?

JOÃO  -  Uai... num fui buscá ele? Você num pediu?

MARIA DE LARA  -  Quando pedi não estava tão consciente das coisas. Agora estou, João. E me sinto bem porque me recordo de tudo o que aconteceu. Sem o menor sofrimento, sem a menor mágoa.

JOÃO  -  Se lembra de tudo... tudo?

MARIA DE LARA  -  Tudo, João! É até espantoso! Como as coisas mudam de aspecto. Tudo dependendo do seu estado de espírito. O bom é a gente se sentir assim. De alma limpa. Como eu me sinto agora com relação a todas as coisas que me aconteceram. O importante é a gente se sentir com vontade de viver. E isso, em mim, parece que veio em dose dupla. (riu)  Acho que fizeram um transplante de otimismo dentro do meu cérebro...

JOÃO  -  É que você tá curada, bem.

MARIA DE LARA  -  (levantou-se do banco e puxou o marido pela mão)  Venha... onde está nosso filho?

FIM DO CAPÍTULO 119
Diante do povo de Coroado, João destrói o diamante!

NÃO PERCA O ÚLTIMO CAPÍTULO DE

E VEM AÍ...
ESTRÉIA DIA 01 DE FEVEREIRO

Um comentário:

  1. Toni, que legal esse capítulo. João coitado, depois de tanto sofrimento, que culminou com a morte de Jerônimo e Potira, teve enfim um momento feliz com a cura de Maria de Lara! Gostei muito! Bjs.

    ResponderExcluir