quarta-feira, 29 de abril de 2015

SESSÃO SAUDADE - LINDA BATISTA

“Nós somos as cantoras do rádio, levamos a vida a cantar”. Muitos ainda se lembram desses versos que retratam bem como é o trabalho de cantar e encantar.
Em décadas de MPB, muitas cantoras fizeram jus à canção e encantaram plateias, seja do rádio ou da televisão.
A nossa homenageada de hoje é uma delas: Linda Batista.



Linda Batista foi, em termos de fama, uma das principais estrelas musicais do Brasil, construindo uma carreira que durou da metade dos anos 30 até os anos 80, quando parou em definitivo.
Foi, sem dúvida, uma representante das mais gabaritadas da geração de cantoras que tinham voz e carisma e que encantavam via ondas de rádio.
Obrigado, Linda Batista, por sua voz e interpretação magistrais que enriqueceram a história da MPB!
Descanse em paz!
Para saber mais sobre essa artista, favor acessar: http://www.dicionariompb.com.br/linda-batista/biografia.
Com o objetivo de homenageá-la, reproduzimos abaixo dois de seus grandes sucessos. Inicialmente, ouviremos a canção Renúncia, composição de Lupicínio Rodrigues, gravada em 1951; posteriormente, será a vez de Risque, composição de Ary Barroso, gravada no ano de 1953.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

VINGANÇA

Eu gostei tanto
Tanto quando me contaram
Que lhe encontraram
Chorando e bebendo
Na mesa de um bar
E que quando os amigos do peito
Por mim perguntaram
Um soluço cortou sua voz
Não lhe deixou falar
Ai, mas eu gostei tanto
Tanto quando me contaram
Que tive mesmo que fazer esforço
Pra ninguém notar

O remorso talvez seja a causa
Do seu desespero
Você deve estar bem consciente
Do que praticou
Ai, me fazer passar essa vergonha
Com um companheiro
E a vergonha
É a herança maior que meu pai me deixou

Mas enquanto houver força em meu peito
Eu não quero mais nada
Só vingança, vingança, vingança
Aos santos clamar
Você há de rolar como as pedras
Que rolam na estrada
Sem ter nunca um cantinho de seu
Pra poder descansar

Você há de rolar como as pedras
Que rolam na estrada
Sem ter nunca um cantinho de seu
Pra poder descansar

Fonte: http://letras.mus.br/linda-batista/924448/

SEGUNDO VÍDEO



LETRA

RISQUE

Risque
Meu nome do seu caderno,
Pois não suporto o inferno
Do nosso amor fracassado!

Deixe
Que eu siga novos caminhos
Em busca de outros carinhos
Matemos nosso passado.

Mas, se algum dia, talvez,
A saudade apertar
Não se perturbe,
Afogue a saudade
Nos copos de um bar

Creia,
Toda quimera se espuma
Como a brancura da espuma
Que se desmancha na areia.

Um comentário:

  1. Uma grande cantora, dona de uma linda voz. Merecida homenagem!

    ResponderExcluir