quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SESSÃO SAUDADE - J. CASCATA

Atendendo ao nosso objetivo de manter viva a memória de tantos artistas que enriqueceram nossa música, recordamos hoje mais um deles: o compositor e cantor J. Cascata.



Como tantos outros ora esquecidos, ele nos deixou uma obra musical riquíssima, que só engrandeceu a nossa música.
Obrigado, J. Cascata, por sua música, que embalou os sonhos de nossos avós e que ainda, na atualidade, nos transmite tanta emoção!
Descanse em paz!
Para maiores informações sobre esse artista, favor acessar: http://dicionariompb.com.br/j-cascata/biografia.
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo dois de seus sucessos como compositor: Mágoas de Caboclo e Lábios que Beijei, gravações de Orlando Silva de 1936 e 1937, respectivamente.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

MÁGOA DE CABOCLO

Composição: J. Cascata / Leonel Azevedo

Cabocla teu olhar está me dizendo
Que você está me querendo
Que você gosta de mim
Cablocla, não te dou meu coração
Você hoje me quer muito
Amanhã não quer mais não
Não creio mais em amor nem amizade
Vivo só pela saudade
Que o passado me deixou
A vida para mim não vale nada
Desde o dia em que a malvada
Meu coração estraçalhou
E as vezes pela estrada enluarada
Lembro-me de uma toada
Que ela para mim cantava
Quando eu era feliz e não pensava
Que a desgraça em minha porta
Passo a passo me rondava
Depois que ela partiu eu fiquei triste
Nada mais pra mim existe
Fiquei no mundo a penar
E quando penso nela,
Oh! Grande Deus
Eu sinto nos olhos meus
Triste lágrima a rolar

Fonte: https://www.letras.mus.br/orlando-silva/1162544/

SEGUNDO VÍDEO



LETRA

LÁBIOS QUE BEIJEI

Composição: J. Cascata / Leonel Azevedo

Lábios que beijei
Mãos que afaguei
Numa noite de luar, assim,
O mar na solidão bramia
E o vento a soluçar, pedia
Que fosses sincera para mim.

Nada tu ouviste
E logo que partiste
Para os braços de outro amor.
Eu fiquei chorando
Minha mágoa cantando
Sou estátua perenal da dor.

Passo os dias soluçando com meu pinho
Carpindo a minha dor, sozinho
Sem esperanças de vê-la jamais
Deus tem compaixão deste infeliz
Porque sofrer assim
Compadecei-vos dos meus ais.
Tua imagem permanece imaculada
Em minha retina cansada
De chorar por teu amor.
Lábios que beijei
Mãos que afaguei
Volta vem curar a minha dor


2 comentários:

  1. Gostava dessas canções antigas, que meu pai ouvia. Não sabia quem era o inspirado compositor. Gostei de ouvir. Linda e merecida homenagem!

    ResponderExcluir