quarta-feira, 12 de abril de 2017

SESSÃO SAUDADE - EDSON FRANÇA

Muitos atores têm um tipo físico marcante, o que os torna inconfundíveis.
Nosso homenageado de hoje faz parte desse grupo. Trata-se do ator Edson França.
Buscamos muitas palavras para descrever esse profissional, mas a melhor descrição dele, sem dúvida, encontra-se no blog http://astrosemrevista.blogspot.com.br/2012/12/edson-franca-o-doce-homem-mau.html e que reproduzimos abaixo de forma integral, até com a letras maiúsculas com que foi publicada no endereço acima citado:
“TRAÇOS FORTES, SORRISO ECONÔMICO E UM OLHAR DURO FIZERAM DE EDSON FRANÇA UM ATOR TALHADO PARA PAPÉIS DE VILÃO NAS NOVELAS.
POR TRÁS DAS CÂMERAS, NO ENTANTO, HAVIA UM OUTRO EDSON FRANÇA. SEGUNDO DEPOIMENTO DE NÍVEA MARIA COM QUEM FOI CASADO DURANTE LONGOS ANOS, ELE ERA UM MARIDO E PAI ATENCIOSO, QUE EM NADA LEMBRAVA OS HOMENS DUROS QUE VIVIA NAS TELENOVELAS.
ERA TAMBÉM UM ATOR INSEGURO E TEMPERAMENTAL, QUE VIVIA EM CONSTANTE ANSIEDADE DEVIDO À INSTABILIDADE DO MERCADO DE TRABALHO DO ATOR NO BRASIL. NOS ANOS 1960 MARCOU PRESENÇA NAS NOVELAS DA TV EXCÉLSIOR. NA DÉCADA SEGUINTE ATUOU NAS NOVELAS DA TV GLOBO E NOS ANOS 1990 PARTICIPOU DE DIVERSOS TRABALHOS NA TV CULTURA DE SÃO PAULO. ALÉM DA TELEVISÃO,  ATUOU EM UMA DEZENA DE FILMES E PEÇAS DE TEATRO.
EDSON FRANÇA, UM DOS MAIS MARCANTES ASTROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA, MORREU EM 2004, AOS 74 ANOS DE IDADE. AQUI UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA.”
Obrigado, Edson França, por ter nos legado momentos inesquecíveis através de suas brilhantes atuações!
Descanse em paz!
Para saber mais sobre esse ator, favor acessar: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dson_Fran%C3%A7a.
A título de curiosidade, alguns sites como o Wikipedia citam como ano de sua morte, 2003, outros como o blog que citamos acima, 2004.
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo dois trechos de suas participações em novelas famosas. A primeira é em O Rebu, novela de 1974, em que fazia o papel do delegado Xavier, e em que contracena com Ziembinski. A segunda é em O Grito, novela de 1975, em que interpretava o síndico Otávio, e contracena com a atriz Regina Viana.

PRIMEIRO VÍDEO

video


SEGUNDO VÍDEO

video

Fonte da qual foi retirado o fragmento: http://www.youtube.com/watch?v=ijpEHblUqEE

2 comentários:

  1. Lembro com saudade de Édson França, geralmente em papéis de vilão. Foram ótimos personagens, pois ele era um excelente ator. Merecida homenagem!

    ResponderExcluir