quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

SESSÃO SAUDADE - PAULINHO TAPAJÓS

A homenagem de hoje vai para o cantor e compositor Paulinho Tapajós.
Tapajós destacou-se, principalmente, como compositor, passando pelos festivais da década de 60, as trilhas de novelas entre os anos 70 e 80, além de outras músicas de sucesso.
Fez também trilha sonora para alguns filmes e peças teatrais e escreveu livros infantis.
Obrigado, Paulinho Tapajós, por sua marcante obra musical!
Descanse em paz!
Para maiores informações sobre esse artista, favor acessar: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/4859835.
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo três de seus sucessos: Andança, na interpretação de Beth Carvalho e The Golden Boys; Assim na Terra como no Céu (tema da novela de mesmo nome), com o genial Tim Maia e Sapato Velho, na voz do próprio Paulinho Tapajós.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

ANDANÇA

Compositores: Paulinho Tapajós, Edmundo Souto e Danilo Caymmi

Vim, tanta areia andei
Da lua cheia eu sei
Uma saudade imensa
Vagando em verso eu vim
Vestido de cetim
Na mão direita, rosas
Vou levar

Olha a lua mansa (me leva amor)
Se derramar
Ao luar descansa
Meu caminhar (amor)
Meu olhar em festa (me leva amor)
Se fez feliz
Lembrando a seresta
Que um dia eu fiz (por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra (me leva amor)
Por não saber
Que esta terra encerra
Meu bem-querer (amor)
E jamais termina
Meu caminhar (me leva amor)
Só o amor me ensina
Onde vou chegar (por onde for quero ser seu par)

Rodei de roda, andei
Dança da moda, eu sei
Cansei de ser sozinha
Verso encantado, usei
Meu namorado é rei
Nas lendas do caminho
Onde andei

No passo da estrada (me leva amor)
Só faço andar
Tenho meu amor
Pra me acompanhar (amor)
Vim de longe léguas
Cantando eu vim (me leva amor)
Vou, não faço tréguas
Sou mesmo assim (por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra (me leva amor)
Por não saber
Que esta terra encerra (amor)
Meu bem-querer
E jamais termina
Meu caminhar (me leva amor)
Só o amor me ensina
Onde vou chegar (por onde for quero ser par)


SEGUNDO VÍDEO



LETRA

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

Compositores: Nonato Buzar / Paulinho Tapajós / Roberto Menescal

Num dia igual
A qualquer um
Eu despertei de dentro enfim
Se fez manhã
No meu viver
Se fez igual
A terra e o céu
Amanheceu onde eu segui
Me despedi
Dos rumos onde eu andei
E eu quis ser mais
Bem mais que eu sou
Janela aberta
Os meus sonhos libertei


TERCEIRO VÍDEO



LETRA

SAPATO VELHO

Compositores: Cláudio Nucci / Mú Carvalho / Paulinho Tapajós

Você lembra, lembra?
Naquele tempo eu tinha estrelas nos olhos
Um jeito de herói
Era mais forte e veloz
Que qualquer mocinho de cowboy

Você lembra, lembra?
Eu costumava andar bem mais de mil léguas
Pra poder buscar
Flores de maio azuis e os seus cabelos enfeitar

Água da fonte cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse roubar das manhãs
Um lindo pôr de sol
Hoje não colho mais as flores de maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis

É, talvez eu seja simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio dos seus pés

2 comentários:

  1. Três lindas canções que eu gostava, mas nem sabia que eram de autoria de Paulinho Tapajós, excelente compositor! E também um bom cantor. Merecida homenagem.

    ResponderExcluir