sexta-feira, 15 de julho de 2011

IRMÃOS CORAGEM - CAPÍTULO 35



Roteirizado por Toni Figueira
do original de Janete Clair


CAPÍTULO 35

PARTICIPAM DESTE CAPÍTULO:

DR. RAFAEL
MARIA DE LARA
DUDA
FAUSTO PAIVA 

CENA 1  -  FAZENDA DE PEDRO BARROS  -  CASA-GRANDE  -  EXT.  -  MANHÃ.
  
Eram 5 horas da tarde quando o Dr. Rafael, segurando a mala, dirigiu-se para o jardim da casa-grande, onde Maria de Lara o aguardava.  Caminhavam lentamente. A tarde caía e o sol avermelhado tingia de púrpura o horizonte. Lara ouvia as explicações do psiquiatra. Era necessário que tomasse conhecimento da terrível verdade, mas por intermédio de quem dispusesse de entendimento, boa vontade e habilidade, para não chocar os sentimentos e os nervos já abalados da moça. O médico se referiu ao incidente do dia anterior, á aparição de Diana Lemos e á revelação de suas relações íntimas com o garimpeiro João Coragem.


DR. RAFAEL  -  Lara... você está grávida! Vai ser mãe!

A moça chorava silenciosa, amparada nos braços do médico.

DR. RAFAEL  -  Era preciso que ficasse ciente desta realidade. Agora, já sabe da existência de uma outra personalidade sua... e que a essa outra personalidade se devem os fatos que lhe aconteceram. É dela a voz que costuma ouvir. (depois de pequena pausa,  prosseguiu)  Já sabe da importância de João Coragem na vida de Diana. Já sabe que há um casamento marcado com ele e as razões por que não pode fugir... desta situação. Acha que pode aceitá-la?

MARIA DE LARA  -  Eu... eu não sei, doutor... Preciso de tempo... para raciocinar sobre tudo isso. Nunca pensei que isto pudesse me acontecer!

DR. RAFAEL  -  Dou-lhe uma esperança de cura.  Deve confiar em mim. Infelizmente, não posso permanecer aqui, ao menos para saber qual será sua resolução. Espero ter feito tudo para ajudá-la.
  
MARIA DE LARA  -  (tristonha)  Já vai, doutor?

DR. RAFAEL  -  Tenho compromissos no Rio de Janeiro, mas me comunicarei permanentemente com seus pais.
   
MARIA DE LARA  -  Papai... como recebeu... a noticia?

DR. RAFAEL  -  Muito mal. Mas acho que tudo depende muito mais de você do que dele.

MARIA DE LARA  -  Vou pensar, doutor... se devo ou não... aceitar esse casamento... com... com João Coragem.

Rafael estendeu-lhe as duas mãos e apertou suavemente as que a moça lhe ofereceu, finas e geladas.


DR. RAFAEL  -  Não desanime. Fique confiante. Estou certo de que este primeiro passo será em seu benefício.
   
MARIA DE LARA  -  Adeus, doutor... e obrigada por tudo.

CORTA PARA:

CENA 2  -  SÃO PAULO  -  GRANDE HOTEL  -  CORREDOR  -  INT.  -  NOITE.
  
O elevador desceu e Duda, apalermado com a inesperada aparição de Fausto Paiva, deixou-se ficar,  estático, á espera da reação, por certo violenta, do técnico. E, de fato, o homem despejou torrentes de palavrões e de ameaças. Duda fumava nervoso, desobedecendo a um dos itens mais rigorosos da relação de proibições do técnico.


FAUSTO PAIVA  -  Já disse tudo o que tinha a dizer. Agora, se quer fazer esta burrada, o resto é com você.

DUDA  -  Já sei, já sei de tudo. Há uma hora que o senhor está dizendo coisas que eu estou cansado de saber. Mas acontece que minha mulher...
   
FAUSTO PAIVA  -  (cortou, colérico)  Há mais de uma hora que estou lhe falando e pensei que tivesse um pouco de juízo.  Acho que há uma hora estou falando pras paredes!

Duda fez um gesto de enfado, erguendo a palma da mão e enfrentando com firmeza o olhar do técnico.


DUDA  -  Não adianta, seu Fausto. Tomei a decisão. Vou para o Rio agora mesmo.

Fausto saiu bufando.
FIM DO CAPÍTULO 35
Dalva (Mirian Pires) e Lara (Gloria Menezes)


E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

*** DUDA, APAIXONADO, ADVERTE RITINHA QUE NÃO ABRA A PORTA PARA NINGUÉM.

*** PEDRO BARROS ATRAI JOÃO CORAGEM Á SUA FAZENDA E ARMA UMA CILADA: PEDE PARA VER O DIAMANTE E, PROTEGIDO PELO BANDO DE JAGUNÇOS,  DECIDE NÃO DEVOLVER AO GARIMPEIRO!


NÃO PERCA O CAPÍTULO 36 DE

2 comentários:

  1. Pobre Maria de Lara! Que situação complicada, a dela! Gostei de ver Duda enfrentando o técnico carrasco! Toni, está bem legal! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, Maria do Sul, esse técnico é um carrascão! Regime de quartel para os jogadores, ne!
    Bjs!

    ResponderExcluir