domingo, 3 de julho de 2011

PARA MEDITAR - COLABORAÇÃO: MARI DO MURAL DA URCA


Solidão contente, por Ivan Martins

O que as mulheres fazem quando estão com elas mesmas

As pessoas podem ter a impressão de que as mulheres sozinhas estão todas desesperadas – e não é assim. Muitas mulheres estão sozinhas e estão bem. Escolhem ficar assim, mesmo tendo alternativas. Saem com um sujeito lá e outro aqui, mas acham que nenhum deles cabe na vida delas. Nessa circunstância, decidem continuar sozinhas.
Minha prima sabe do que está falando. Ela foi casada muito tempo, tem duas filhas adoráveis, ela mesma é uma mulher muito bonita, batalhadora, independente – e mora sozinha.
Ontem, enquanto a gente tomava uma taça de vinho e comia uma tortilha ruim no centro de São Paulo, ela me lembrou de uma coisa importante sobre as mulheres: o prazer que elas têm de estar com elas mesmas.
“Eu gosto de cuidar do cabelo, passar meus cremes, sentar no sofá com a cachorra nos pés e curtir a minha casa”, disse a prima. “Não preciso de mais ninguém para me sentir feliz nessas horas”.
Faz alguns anos, eu estava perdidamente apaixonado por uma moça e, para meu desespero, ela dizia e fazia coisas semelhantes ao que conta a minha prima. Gostava de deitar na banheira, de acender velas, de ficar ouvindo música ou ler. Sozinha. E eu sentia ciúme daquela felicidade sem mim, achava que era um sintoma de falta de amor.
A capacidade de estar só e de se distrair consigo mesma revela alguma densidade interior, mostra que as mulheres (mais que os homens) cultivam uma reserva de calma e uma capacidade de diálogo interno que muitos homens simplesmente desconhecem.


IVAN MARTINS
É editor-executivo de ÉPOCA

2 comentários:

  1. Mari, que lindo texto! Realmente, uma pessoa (mulher e homem também) pode ser feliz sozinha, mas é preciso ser uma companhia agradável pra si mesma, senão a vida fica difícil... Bjs.

    ResponderExcluir
  2. JE, obrigada mais uma vez por postar...Maria, concordo com vc. eu amo ficar sozinha, sinceramente, gosto do silencio, da calmaria e não sinto solidão . bjinhos!!!!!!!

    ResponderExcluir