quarta-feira, 15 de junho de 2011

SESSÃO SAUDADE - COLABORAÇÃO: LUÍZA GOMES

Meu Relato

Saudade é um sentimento interessante, que apesar de ser uma palavra tipicamente brasileira, acredito ser algo que todo ser humano tenha experimentado em algum momento de sua vida. As vezes, sinto saudades de muitas coisas vividas ao longo de minha vida. Quem não sentiu algo diferente ao rever uma novela, um filme, uma música... Sempre haverá algo ou alguma coisa que nos toque mais profundo e nos leve há algum momento no passado distante ou não.
Fui uma criança que acompanhou quase tudo que se passava na TV nos anos 80 e 90, pegando também o finalzinho dos anos 70. Assistir televisão, mesmo que fosse preto e branco, era um dos meus passa tempo preferidos. Sendo assim, acompanhei muitas transformações e a evolução da televisão brasileira. Assisti muitas novelas, tantas que não posso precisar a quantidade, pois nessa conta, precisaria incluir as do "Vale a pena ver de novo". Mas, por incrível que possa parecer, mesmo tendo como referência as programações globais, foram as novelas mexicanas exibidas pelo SBT (desde os tempos de TVS), que mais marcaram minha vida, algumas deixando saudades reais como a CHISPITA.
Chispita foi uma telenovela mexicana exibida aqui no Brasil por volta de 1984. Na época eu deveria ter uns 8 ou 9 anos, mas até hoje lembro-me da história e de um trecho da música de abertura que ficou registrado em minha mente: "Um anjo bom,peralta. No coração, faz falta. Um anjinho ao redor, tudo fica melhor!" Sempre que ouvia essa música, corria para a sala e de lá saía apenas quando terminava o capítulo do dia. A história era de uma menina órfã que foi levada para morar na casa de um viúvo magnata, que tornou-se seu tutor, para fazer companhia a filha deste e tentar levar alegria a essa menina que vivia triste pela perda da mãe (essa personagem que chama-se Lili tirou minha paciência muitas vezes, rsrs).  Mas Chispita, que na verdade chamava-se Isabel, continuava frequentando a escola do orfanato, onde sempre aprontava mil travessuras, tendo sempre como aliada sua amiga Lola, cozinheira do lugar. A história dessa novela era muito envolvente. Haviam muitas trapalhadas e coisas engraçadas proporcionada por Isabel/Chispita e C&A. Existia os momentos de drama e choro (isso teve bastante,rsrs) mas era uma novela tão leve e graciosa que prendia a atenção. Ouso até a compará-la a URCA, no que se refere ao tipo de novela que se pode assistir com toda a família, principalmente pelo teor cômico e romântico que ela trazia. Sim, romance! pois apesar de ser uma novela, onde seu personagem principal era uma criança, a história abordou vários enlaces, como a paixão da empregada Glória pelo filho do patrão (tutor de Isabel) que no final terminam juntos; o amor que surge entre o Sr. Alejandro pela mãe de Isabel, entre outros romances que foram surgindo ao longo da novela.
Bem, no fim dessa história, Isabel/ Chispita descobre que sua mãe estava viva e era a pessoa mais próxima dela no orfanato, que termina casando-se com o viúvo que a protegia. Chispita consegue conquistar o amor da filha chatinha do tal viúvo e tudo terminou bem, como em todas as novelas deveriam ser. Para a felicidade geral de pessoas que, como eu, apegaram-se a história.
Apesar de ter passado tanto tempo, lembro-me de quase tudo. Escrevi aqui, apenas o básico, mas quem quiser saber mais sobre essa novela acesse esse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chispita, nele encontrará a sinopse e todo o elenco de Chispita.
Agora, gostaria de dizer o porquê de ter escolhido justamente esta novela. E principalmente, o porquê de ter dito que ela deixou saudade real. A resposta é simples: eu queria ser como a Chispita! Gostava tanto dela que um dia, desenhei um vestido semelhante ao que ela usava (claro que sem aquelas mangas enormes, rsrs) e pedi a minha avó, uma exímia costureira, que o fizesse para mim. Já com o vestido pronto, esperei pelo momento certo para usá-lo e, eis que este chegou, quando um belo dia, minha mãe resolveu visitar sua tia. Maravilha! Lá fui eu toda boba, com meu vestido de Chispita e, detalhe, com as trancinhas da Chispita também, rsrs. Só que infelizmente, esqueci de deixar as travessuras em casa e as levei comigo. Resultado: resolvi brincar de subir no muro da casa onde estava de visita, com meu irmão e primos, achei que por se tratar de um muro baixo daria conta de pular, mas, fiquei pendurada pela barra do meu lindo vestidinho, rsrs. Caí, ralei a perna e chorei sem parar. Mas meu choro não era pela dor física provocada pela queda e sim por ter rasgado meu precioso vestido da Chispita! Uma prima de minha mãe, comovida com a situação, socorreu-me (enquanto minha mãe queria me estrangular kkk) e costurou meu vestido e, até hoje, mesmo eu estando grandinha e com filho já adolescente, ela me chama de Chispita. Bem, pelo menos o apelido pegou!!, rsrs.
Graças e esse episódio inesquecível de minha vida, que agora compartilho com vocês, escolhi esta novela para inaugurar minha primeira participação na Sessão Saudade do Biscoitinho. Queria ter encontrado alguma cena da novela em português para apresenta-la, mas encontrei apenas em espanhol. Mas, encontrei algumas fotos e vídeo com a música da abertura para que possam conhecer um pouco dessa menina encantadora chamada Chispita.

FOTOS







VÍDEOS

ABERTURA DA NOVELA



CLIPES DAS MÚSICAS ANJO BOM E A FAMÍLIA (MÚSICAS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO DA NOVELA) - INTÉRPRETES: SARAH REGINA E A TURMINHA LEVADA DA BRECA



5 comentários:

  1. Luíza, amei o seu relato, porque eu também assisti Chispita e amava essa novela e ela teve reprise, sempre assisti todas as novelas do sbt, inclusive mexicanas, gostei muito...bjos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eugênio, só agora vi o quanto escrevi, ficou muito grande!rsrs. E você postou tudo, todas as fotos!! Obrigada viu!!
    Oi Mari, obrigada por seu comentário! Não sei como estão sendo feitas as novelas mexicanas hoje, mas até poucos anos atrás, eram muito boas e o SBT, juntamente com o Sr. SS, sabiam escolher as melhores. Creio ter assistido o reprise de Chispita, mas pelo que lembro, não pude acompanhá-la com a mesma frequência de sua primeira exibição. Também assisti a Luz Clarita que foi uma de suas versões, mas gostei mais da original. Novamente obrigada por comentar,foi uma alegria compartilhar esse momento com vocês. Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Luiza, que lindo relato! Adorei suas recordações e também a historia do vestidinho que a vovó carinhosa fez, e que você, peralta, acidentalmente rasgou (deu uma peninha!), mas logo apareceu uma prima, igualmente carinhosa que fez um reparo, rsrsrs. E fiquei imaginando, você vestida como Chispita e com as trancinhas, deve ter ficado uma gracinha! Gostei muito do relato, e também das fotos e vídeos! Parabéns, você caprichou! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Luuuuuuuu não assisti essa novela,mais confesso que lendo seu texto fiquei super curiosa e com vontade de assistir...
    Deve ter sido lindaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Maria e Fe, obrigada por comentarem! Maria não sei se fiquei tão gracinha com aquelas trancinhas, mas fiquei mto feliz com elas, isso posso garantir, rsrs. E Fe, se tiver disposição em assistir novelas mexicanas em espanhol, conseguirá ver essa novela pelo YT, tem algumas cenas lá. E realmente foi uma novela muito linda!!! Bjosss

    ResponderExcluir