domingo, 20 de maio de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 48 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 48

Personagens deste capítulo:ARAKEN
DETETIVE JONAS
GOUVEIA NETO
JOANINHA
DELEGADO FONTOURA
MÁRIO MALUCO
VERINHA
VESPERTINA
RENATÃO
SAMUCA
ADELAIDE
VESPERTINA
RODOLFO AUGUSTO
KONSTANTÓPULUS
SUSI

CENA 1  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

ERAM QUASE 1 DA TARDE QUANDO SAMUCA CHEGOU, COM A “FOLHA DO RIO” NA MÃO. RENATÃO, QUE ACABARA DE ACORDAR, APARECEU NA SALA DE ROUPÃO.

SAMUCA  -  Já viu a coluna do Zózimo, falando da festa do Oliveira Ramos?

RENATÃO  -  Não (pegou o jornal, curioso) Deixe ver. Nossa! (e para o mordomo) Konstan! Chame Vespertina aqui! Ela precisa ouvir isso!

KONSTANTÓPULUS FOI Á COPA E RETORNOU COM VESPERTINA, DE PANELA NA MÃO.

VESPERTINA  -  Chamou, seu Renatão?

RENATÃO  -  Ouça isso (leu em voz alta) “Uma beleza o party oferecido pelos Oliveira Ramos ontem à noite, em sua residência de Ipanema. A nota de sensação foi dada pela Princesa de Tobokobuko, que compareceu pelo braço de Renato Itararé de Souza. A princesa estava com um kaftan lindíssimo, branco, quase transparente, calças do mesmo tecido, tudo ricamente bordado.”

RENATÃO MORRIA DE RIR. SAMUCA TAMBÉM. VESPERTINA SE MOSTRAVA ESPANTADA E VAIDOSA.

VESPERTINA  -  Nossa mãe! Vixe Maria! Isso taí no jornal?!

SAMUCA  -  E de mim e Consuelo não falam nada?

RENATÃO  -  Nem uma linha, meu caro. (e dirigindo-se a Vespertina) Agora você pode voltar para a cozinha. E veja se não vai queimar o feijão!

VESPERTINA  -  (lembrou-se) Ai, o meu guisado! (e correu para a cozinha).

CORTA PARA:

CENA 2  -  “FOLHA DO RIO”  -  SALA DE GOUVEIA NETO  -  INT.  -  DIA.

O DIRETOR DA “FOLHA DO RIO” ESTAVA NERVOSO, FALANDO AO TELEFONE INTERNO.

GOUVEIA NETO  -  É isso mesmo, vamos ter que rodar o segundo caderno todo de novo! Essa nota não pode sair, em hipótese alguma. (desligou e pôs as mãos na cabeça, desesperado) A gente tem que ver tudo. O redator-chefe não funciona.

ARAKEN ACABARA DE ENTRAR NO GABINETE DO CHEFE E OUVIRA AS ORDENS POR ELE TRANSMITIDAS.

ARAKEN  -  Qual foi a nota?

GOUVEIA NETO  -  Um foca aí na coluna social falou na separação entre Oliveira Ramos e a mulher, Susi.

ARAKEN  -  E é verdade?

GOUVEIA NETO  -  É. Eu estava lá no apartamento dele e assisti. Ela pegou a mala e se mandou.

ARAKEN  -  (sorriu e perguntou mansamente) Mas ninguém mais pode falar dos podres da família Oliveira Ramos neste jornal?

GOUVEIA NETO  -  Não, não pode. O Oliveira Ramos vai investir no jornal. Afinal, é uma questão de ética. E você, Araken, pelo amor de Deus, pare de mexer com a filha dele!

ESFORÇAVA-SE DESESPERADAMENTE PARA DAR UM TOM ANIMADO À SUA VOZ.

O REPÓRTER OLHOU PARA ELE COM MAL DISFARÇADA HOSTILIDADE.
 
ARAKEN  -  Bem, como já lhe disse antes, você pode me impedir de escrever no jornal. Mais do que isso, não.

LEVANTOU-SE E SAIU, FECHANDO A PORTA ATRÁS DE SI.

CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

RENATÃO ACABARA DE CHEGAR DE UMA CAMINHADA NO CALÇADÃO, QUANDO DEU DE CARA COM SUSI, QUE O ESPERAVA, SENTADA NO DIVÃ.

RENATÃO  -  Susi!

SUSI  -  (levantando-se) Oi, amor (abraçou-o, emocionada) Desculpe, estraguei nossos planos...

RENATÃO  -  (resignado) Eu imaginei que isso fosse acontecer... Eu falei muitas vezes pra você ter paciência. Com o tempo, as coisas iam se ajeitar...

SUSI  -  Eu sei. Eu tentei, juro! Mas não aguentei as humilhações, os ataques da Helô... e, pra piorar ainda mais, o Oliveira permitiu que a ex-mulher fosse morar lá!

RENATÃO  -  E agora, o que você vai fazer?

SUSI  -  (fitou-o com paixão) É por isso que eu tou aqui. Oliveira me ligou, hoje de manhã. Ele foi generoso comigo. Me prometeu uma boa pensão... Renatão, tudo o que eu fiz foi por você, seguindo suas dicas, suas instruções... Você sabe que eu te amo. Sempre te amei. Basta uma palavra sua e a gente fica junto, de vez...

RENATÃO  -  (surpreso) Caramba! Tou sendo pedido em casamento?

SUSI  -  Por quê não? Só os homens podem fazer isso?
 
RENATÃO  -  Lógico que não. Acho bacana quando a mulher toma a iniciativa. Você é uma linda mulher, Susi. Linda e inteligente. Qualquer homem adoraria ser pedido em casamento por você...

SUSI  -  (cortou) Mas você... não. Acertei?

RENATÃO  -  Meu amor, você sabe, não quero me amarrar a ninguém. Gosto de ser assim, livre, curtindo a vida sem compromisso... Já me casei uma vez e não pretendo repetir a dose!

SUSI  -  (resignada) Eu imaginei que você ia dizer isso... mas, pelo menos, eu tentei.

RENATÃO  -  O que você pretende fazer da sua vida, agora?

SUSI -  (sorriu, tranquila) Ainda não sei. Voltei pra casa dos meus pais. Tou deixando a poeira baixar, pra depois ver o que vou fazer.

RENATÃO  -  É o melhor que você faz. Ficar quieta por uns tempos. Tive uma idéia: por que não passa uns dias na minha casa de Búzios?

SUSI  -  Olha que não é má idéia. Mas seria melhor... se você fosse comigo...

RENATÃO  -  Meu amor, agora não posso. Mas prometo que, se tiver um tempinho livre, corro pra lá, pra ficar com você.

SUSI  -  Promete?

RENATÃO  -  Prometo.

SUSI  -  Então me beija. Tou com saudade do seu beijo.

RENATÃO ABRAÇOU-A E BEIJOU-A LONGAMENTE, NOS LÁBIOS.

CORTA PARA:
    
CENA  4  -  MIRANTE DO LEBLON  -  EXT.  -  TARDE.

JOANINHA, DISTRAÍDA, ACOMPANHAVA AS MANOBRAS RADICAIS DE ALGUNS SURFISTAS NA PRAIA DO LEBLON. SAMUCA APROXIMOU-SE TRAZENDO DOIS CÔCOS.

SAMUCA  -  (oferecendo-lhe) Água de côco. Comprei um pra você.

JOANINHA  -  Obrigada. (pegou o côco, sem encará-lo) Só vim porque você insistiu muito. Não temos mais nada a dizer.

SAMUCA  -  Que é isso, Joaninha! Você sabe que, tudo o que eu fiz, foi pensando na gente, no nosso futuro...

JOANINHA  -  (irônica) Futuro? Você casa com outra e fala em futuro?

SAMUCA  -  Meu amor, a velha estava desenganada pelos médicos! Tudo indicava que ela ia bater as botas rapidinho!... Me escolheu como seu único herdeiro! Dava pra recusar?

JOANINHA  -  É, só que deu tudo errado. A velha tá vivinha da silva. E agora vocês tão casados! E eu, Samuca, como fico nessa história? Quer que eu vire sua amante? Isso nunca!

SAMUCA  -  Claro que não, meu amor. Você é a mulher da minha vida. Tudo o que eu faço é pensando em te dar uma vida tranquila, uma casa confortável...

JOANINHA  -  Essa sua mania de querer ficar rico é que estraga tudo!

SAMUCA  -  Só te peço um pouco mais de paciência, Joana! Olha, tenho certeza que é tudo uma questão de tempo... de uma hora pra outra, a Consuelo bate as botas!

JOANINHA  -  (decidida) Pois enquanto isso não acontecer, não me procure! Ou isso ou você pede o divórcio!

SAMUCA  -  Não posso fazer isso, amor! Depois de todo esse sacrifício, não posso abandonar o barco agora!...

JOANINHA  -  Então, adeus, Samuca. Não me procure mais!

JOANINHA SOLTOU O CÔCO NA MÃO ESQUERDA DE SAMUCA E FOI EMBORA, DEIXANDO-O COM AS DUAS MÃOS OCUPADAS.

CORTA PARA:

CENA  5  -  RUA DE IPANEMA  -  EXT.  -  NOITE.

UM NEVOEIRO ESPÊSSO E ÚMIDO ESFRIAVA O AR. A LUZ DO POSTE ISOLADO SE REFLETIA INDEFINIDAMENTE NAS POÇAS DE ÁGUA DE CHUVA QUE ENCHIAM A RUA MAL NIVELADA. ARAKEN TEIXEIRA RESMUNGOU, ABORRECIDO, QUANDO UM PASSO DESCUIDADO LHE SALPICOU ÁGUA NOS SAPATOS; DEPOIS VIROU-SE, RÀPIDAMENTE, QUANDO PERCEBEU O CARRO SE APROXIMANDO EM ALTA VELOCIDADE. INSTINTIVAMENTE O JORNALISTA TENTOU RECUAR. O CARRO SE DESVIOU DA SUA TRAJETÓRIA E SUBIU A CALÇADA, TENTANDO ATINGI-LO. ARAKEN TROPEÇOU, MAS LEVANTOU-SE RÁPIDO E ATIROU O CORPO POR CIMA DO MURO BAIXO QUE CIRCUNDAVA A RUA. O CARRO DESAPARECERA NA VOLTA DA CURVA SEGUINTE.

O JORNALISTA LEVANTOU-SE E CORREU PARA O MEIO DA CALÇADA. NO CHÃO, HAVIA UM PAPEL QUE ALGUÉM JOGARA DO AUTOMÓVEL.

ARAKEN  -  (leu)  “Isso acontece a quem mete o nariz onde não deve.” (era o que dizia o bilhete, em letras de forma, grandes).

CENA  6  -  “FOLHA DO RIO”  -  SALA DE GOUVEIA NETO  -  INT.  -  NOITE.

GOUVEIA NETO DEU POR ENCERRADO O EXPEDIENTE E PREPARAVA-SE PARA IR EMBORA, QUANDO ARAKEN RETORNOU À REDAÇÃO, MUITO NERVOSO.
     
ARAKEN  -  (entregando o bilhete a Gouveia) Acho que eles pretendiam pregar isso no meu cadáver!

GOUVEIA NETO  -  Você identificou o ocupante do carro, ou  ocupantes?

ARAKEN  -  Não, não os vi. Foi tudo muito rápido. Mas consegui uma coisa! (e sem pestanejar) Anotei o número da placa!

CORTA PARA:

CENA 7  -  DELEGACIA  -  SALA DO DELEGADO FONTOURA  -  INT.  -  NOITE.

ARAKEN ADENTROU À SALA DO DELEGADO, AINDA MUITO ZONZO PARA SENTIR QUALQUER COISA ALÉM DA SURPRESA.

ARAKEN  -  Isso mesmo, seu Delegado. Tentativa de homicídio. Quero apresentar queixa. Eu consegui anotar a placa do carro. (entregou o papel a Fontoura) Aqui está.

DELEGADO FONTOURA  -  Muito bem. Aguarde um momento, que vou investigar.

FONTOURA, POR ALGUNS MINUTOS, CONSULTOU O COMPUTADOR Á SUA MESA.

DELEGADO FONTOURA  -  Ok. (dirigiu-se ao jornalista) O carro cuja placa o senhor anotou pertence a um tal Orlando Lopes. Foi roubado pela manhã e o homem, um corretor de seguros, também deu queixa à Polícia. Mas não tem qualquer relação com o caso de Nívea Louzada.

ARAKEN SUSPIROU E FEZ UM ESFORÇO PARA SENTAR-SE, RECOSTANDO-SE NA PAREDE.

ARAKEN  -  (para si) Agora, eu tenho certeza: estou na pista certa!
    
DELEGADO FONTOURA  -  Disse alguma coisa, seu Araken?

ARAKEN  -  Não, nada, doutor. Que susto que eu passei...

CORTA PARA:

CENA 8  -  APARTAMENTO DO DELEGADO FONTOURA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
   
MARIO, VERINHA E ADELAIDE CARREGAVAM AS MALAS E UTENSÍLIOS PARA PÔR NO CARRO E SÓ FALTAVA O DELEGADO. A CAMPAINHA TOCOU.

ADELAIDE  -  É seu pai, finalmente.

FONTOURA  -  (entrando) Fui forçado a me demorar por causa do atentado àquele jornalista, Araken Teixeira. Sabem vocês que alguém quis matá-lo? (como ninguém nada disse, arrematou) Mas deixa isso pra lá, né. Vamos tocar pra Saquarema, que o fim de semana é nosso, turma!

CORTA PARA:

CENA 9  -  ESTACIONAMENTO  -  EXT.  -  DIA.

NO DIA SEGUINTE, O DETETIVE JONAS E ARAKEN ESTAVAM DIANTE DO CARRO CUJA PLACA O ÚLTIMO ANOTARA.

ARAKEN  -  (caminhando en torno do veículo)  A placa confere, mas o veículo, não. É outro. Devo ter-me enganado... A rua estava muito escura, sabe?

DETETIVE JONAS  -  Bom, então, nada feito. Vamos voltar pro Distrito.

CORTA PARA:

CENA  10  -  DELEGACIA  -  SALA DE JONAS  -  INT.  -  DIA.

     
ARAKEN E O DETETIVE JONAS ESTAVAM DE VOLTA À DELEGACIA.

DETETIVE JONAS  -  (consultando o livro de ocorrências)  Engraçado... sabe que ontem foi roubado também um carro e a chapa é parecida com a que o senhor me deu?!...

ARAKEN  -  De quem é o carro?

DETETIVE JONAS  -  É do senhor Renato Itararé de Souza.

ARAKEN  -  Isso! É ele, sim, Renatão! É dele o carro!

OS DOIS FITARAM-SE, SURPRESOS.

CORTA PARA:

CENA 11  -  AV. VIEIRA SOUTO  -  EXT.  -  TARDE.

ERA CARNAVAL. A BANDA DE IPANEMA CARREGOU MILHARES DE FOLIÕES PELA AV. VIEIRA SOUTO, NAQUELA TARDE DE SÁBADO. FOLIÕES DESFILAVAM FANTASIAS SUPERPRODUZIDAS. HOMENS E MULHERES DE TODAS AS IDADES E ORIENTAÇÕES SEXUAIS MISTURAVAM-SE EM HARMONIOSO CONJUNTO DE IRREVERÊNCIA, SORRISOS E ALEGRIA.

CORTA PARA:

CENA 9  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  ATELIÊ   -  INT.  -  NOITE.

NO APARTAMENTO DO PLAYBOY, RODOLFO AUGUSTO DAVA OS ÚLTIMOS RETOQUES NA FANTASIA DE BAIANA, FEITA ÀS PRESSAS, COM QUE RENATÃO IA SAIR NA BANDA DENTRO DE MEIA HORA.

RENATÃO  -  Mais depressa, Rodolfo Augusto, ou vou chegar atrasado!
     
RODOLFO AUGUSTO PRENDEU UM CACHO DE BANANAS DE PLÁSTICO NO TURBANTE, COM UM ALFINETE.

RODOLFO AUGUSTO  -  Meu querido, se tivesse me chamado antes, eu deixaria você um arraso, só ia perder pra Carmen Miranda! Como me ligou em cima da hora, temos que improvisar e....

RENATÃO  -  (cortou, com um grito) Ai! Que isso! É pra enfiar as bananas no turbante, não no meu cérebro!

RODOLFO AUGUSTO  -  (bateu com as duas mãos nos quadris) Quer parar de dar chilique? Assim não consigo trabalhar!

A CAMPAINHA TOCOU. KONSTANTÓPULUS ENTROU NO ATELIÊ EM COMPANHIA DO DETETIVE JONAS.

DETETIVE JONAS  -  Está se preparando pra algum baile?

RENATÃO  -  Não. Vou sair na Banda de Ipanema.

DETETIVE JONAS  -  Sinto muito, mas o senhor não vai poder sair. O senhor vai comigo ao Distrito.

RENATÃO  -  Não entendi. O que está acontecendo?

DETETIVE JONAS  -  O senhor precisa prestar esclarecimento sobre uma tentativa de homicídio com seu carro!

RENATÃO  -  Como é que é? Meu carro foi roubado ontem á noite, da porta do meu edifício. Dei  queixa  á  polícia. Mas deve ter
sido brincadeira de algum fã, porque  o carro amanheceu no mesmo lugar.

DETETIVE JONAS  -  De fato, está tudo certo, mas acontece que ontem à noite o seu carro quase atropelou e matou um homem. E nesse caso, enquanto não provar que seu automóvel foi mesmo roubado, o senhor é o principal suspeito.

RENATÃO  -  Então, isso quer dizer...

DETETIVE JONAS  -  ... que o senhor terá que me acompanhar agora, ao Distrito. (e irônico) Se quiser, pode ir assim mesmo, vestido de baiana!

RODOLFO AUGUSTO  -  (arregalando os olhos) Nossa! Que babado forte! 


FIM DO CAPÍTULO 48
                                 
Renatão (Jardel Filho)

e no próximo capítulo...

*** Um acidente com Verinha atrapalha o passeio da família Fontoura em Saquarema!

*** Araken procura Marieta, em busca de provas que incriminem Helô no assassinato de Nívea!

*** Helô pede a Vítor que a leve ao local do crime!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 49 DE







4 comentários:

  1. Toni quanta confusão e surpresas nessa novela! Vespertina conseguiu passar por princesa, Renatão sempre aprontando rsrsrs, mas agora complicou-se também, será que realmente roubaram o carro dele? Araken mexeu num vespeiro, está correndo perigo! Vou aguardar as próximas e ótimas confusões. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Me atualizando aqui no blog e é logico não deixaria de ler os capítulos de assim na terra como no céu, Toni como sempre arrasa... :)

    ResponderExcluir
  3. Maria, muitas novidades a caminho: logo vai ter inicio o julgamento de Jurema de Alencar, com todos os personagens presentes no tribunal do juri.

    Obrigado, Talita, pelos seus comentários. Muito bom saber que está curtindo!

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o culpado da tentativa de atropelamento é alguém ligado a Renatão, mas não ele. Poderia ser o Konstan? Não sei. Em casos de mistério, o mordomo sempre é suspeito. kkkkkkkkk Mas se for, por que faria isso? Qual o seu interesse? Vamos aguardar. Gostando bastante, Toni!

    ResponderExcluir