domingo, 27 de maio de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 51 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 51

Personagens deste capítulo:

VÍTOR
HELÔ
RENATÃO
SAMUCA
KONSTANTÓPULUS
D. CONSUELO
D. JOSÉ
DOM JOSÉ
BABI
D. CONSUELO
RODOLFO AUGUSTO
JUREMA
JUIZ

CENA 1  -  APART-HOTEL  -  APARTAMENTO DE CONSUELO  -  QUARTO  -  INT.  -  DIA.

Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.

CONSUELO ABRIU UM ÔLHO, ASSUSTADA. DOM JOSÉ E SAMUCA ENCAMINHARAM-SE PARA A SALA.

CENA 2  -  APART-HOTEL  -  APARTAMENTO DE CONSUELO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.
DOM JOSÉ  -  Ela lo dirá. Yo no estoy autorizado a hacerlo.

SAMUCA  -  (estava intrigado) Mas escute aqui, o senhor precisa me dizer alguma coisa. Afinal de contas, eu sou o marido dela. Que papel eu tou fazendo aqui? De palhaço?

DOM JOSÉ  -  Pero señor Samuca, no me cabe la culpa...

DOM JOSÉ SAIU. SAMUCA PARTIU PARA O QUARTO DE CONSUELO.

CENA 2  -  APART-HOTEL  -  APARTAMENTO DE CONSUELO  -  QUARTO  -  INT.  -  DIA.

SAMUCA  -  Consuelo, tenho o direito de saber o que está acontecendo. Por favor, não me esconda nada!

CONSUELO  -  Non tengo nada a decir, Samuquito...

SAMUCA  -  Poxa, tou decepcionado com você. Esperava um pouco mais de consideração da minha esposa!

CONSUELO  -  No tengo nada a hablar, mi amore....  (e decidiu-se) Está bien.... Las aciones de nuestra compañia han caído en la Bolsa. Um poco, pero no hay motivo para preocupaciones. En compensación, las minas de cobre que exploramos en Chile van muy bien. E nuestra frota de petroleros sigue aumentando. Mi corazón é que no está nada bién, Samuquito.

CONSUELO LEVOU A MÃO AO PEITO. PORÉM SAMUCA AINDA NÃO ESTAVA CONVENCIDO.

D. CONSUELO  -  Solamente mi amor a usted me prende a la vida...

SAMUCA  -  Que é isso? Deixa de bobagem. Não se prenda a nada, não!

CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

RENATÃO ESTAVA BASTANTE FURIOSO COM A BURRICE DE KONSTANTÓPULUS.

RENATÃO  -  Com essa sua burrice, você me envolveu de novo nessa história! Eu já tinha me livrado disso! E agora vai voltar tudo!... (depois, mudando de assunto) A propósito, ela me procurou?

KONSTANTÓPULUS APONTOU PARA A VARANDA.

KONSTANTÓPULUS  -  Está lá, à sua espera.

RENATÃO RECUPEROU O BOM HUMOR. FOI ATÉ O ESPELHO. ARRUMOU-SE. O MORDOMO APANHOU OS PERFUMES, PÔS UM CD NO MICRO SYSTEM E SAIU.

RENATÃO  -  Olá, você estava aí?

BABI  -  Já há um tempinho... mas tudo bem!

RENATÃO TENTOU BEIJÁ-LA, MAS A JOVEM ESQUIVOU-SE.

BABI  -  Eu não devia ter vindo aqui. Só vim porque você prometeu telefonar pro Guel Arraes me apresentando.
      
RENATÃO  -  Ora, telefono imediatamente, e dou ordem pra incluir você no elenco. Sabe que vou produzir uma fita com dinheiro da velha Consuelo, mulher do Samuca?  Você os conhece?

BABI  -  Sim, claro. Fui no casamento deles.

RENATÃO PEGOU O TELEFONE E DISCOU.

RENATÃO  -  Alô? Guel? Como vai o bom pernambucano? Olha, eu encontrei a estrela para o nosso filme! Junto dela, Cameron Diaz é um bagulho!

CORTA PARA:

CENA  4  -  APART-HOTEL  -  APARTAMENTO DE CONSUELO  -  SALA  -  INT  -  DIA.

APROVEITANDO A AUSÊNCIA DE SAMUCA, CONSUELO CHAMOU DOM JOSÉ AO SEU APARTAMENTO. SÒZINHOS, ENTRETANTO, A CONVERSA ERA OUTRA.

DOM JOSÉ  -  Dime, por favor, doña Consuelo. El no sabe de nada?

D. CONSUELO  -  No, no sabe.. Y tu no vas decir!

DOM JOSÉ  -  Pero senõra... És una situación muy peligrosa. Hoy, mañana, el tendrá que saber... Y entonces? Y este casamiento, que loucura!! Mejor seria, señora, que volvesse a México en seguida, antes que haga una tragedia.

D. CONSUELO  -  No, no puedo, Dom José. Voy confesarte: estoy enamorada!

DOM JOSÉ  -  Es una tonteria, todo esto puede acabar muy mal!...

CONSUELO APANHOU UM RETRATO DE SAMUCA QUE ESTAVA SOBRE UM MÓVEL E BEIJOU-O SÔFREGAMENTE.

D. CONSUELO  -  Creo hasta que el amor me ha curado para siempre. El milagro del amor!

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE HELÔ  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

VÍTOR CHEGOU DA ESCOLA EM COPACABANA ONDE DAVA AULAS DE GEOGRAFIA, E ENCONTROU HELÔ DEITADA NA CAMA, VENDO TV E COMENDO BISCOITOS.

VÍTOR  -  Oi, amor!

HELÔ  -  (fitou-o, com frieza e voltou a atenção para a TV) Oi.

VÍTOR SENTOU-SE NA CAMA, O CENHO FRANZIDO.

VÍTOR  -  Nossa, quanta indiferença! Minha mulher dá mais importancia a um programa de TV do que a mim!

HELÔ  -  Como posso considerar meu marido um homem que não confia em mim, e me julga uma assassina?

VÍTOR  -  Helô, entenda... este caso é muito complicado. Várias pessoas têm motivos pra ter empurrado Nívea daquele paredão. Eu sei que você não a matou, eu sinto isso... mas preciso saber a verdade!

HELÔ  -  (ofendida) E enquanto não descobre, me atormenta com suas acusações, desconfianças... Pra mim, chega. Não quero mais falar nesse assunto.

VÍTOR  -  (segurou a esposa pelo queixo, obrigando-a a fitá-lo) Helô, olhe pra mim: me perdoe. Não tive a intenção de ofender, de machucar você. Sofro só de pensar... que você poderia ter feito isso... mas, ao mesmo tempo, meu coração me diz que não é verdade, que você não seria capaz...

HELÔ  -  Então, acredite em mim. É só o que eu te peço.

VÍTOR  -  Me dá um abraço? Por favor...

HELÔ ABRAÇOU-O, COM OS OLHOS MAREJADOS.

CORTA PARA:

CENA 6  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

KONSTANTÓPULUS ABRIU A PORTA E RODOLFO AUGUSTO ENTROU, ESBAFORIDO.

RODOLFO AUGUSTO  -  Renatão está em casa? Preciso muito falar com ele!

RENATÃO ENTROU NA SALA, VINDO DO ATELIÊ.

RENATÃO  -  Rodolfo Augusto! Não vá me dizer que sua irmã, Madame X, aprontou mais uma!

RODOLFO AUGUSTO  -  (aflito) Não. Marisa fez as pazes com o marido e já estão de viagem marcada pra Áustria.

RENATÃO  -  (levantou as mãos para o alto, dramàticamente) Obrigado, senhor! Obrigado por ter ouvido minhas preces!

RODOLFO AUGUSTO  -  Vim aqui por dois motivos (exibiu dois envelopes) Um deles... é um convite para o desfile de fantasias do Teatro Municipal, na segunda-feira de carnaval. Vou sair com a fantasia “Príncipe Egípcio”. Está deslumbrante, luxuosérrima! E é lógico, vou precisar dos meus amigos, da minha torcida fiel, para gritarem, desmaiarem, se descabelarem, quando eu surgir na passarela!

RENATÃO  -  Ei! Devagar com a louça! Sinto muito, meu caro, mas você trouxe o convite pra pessoa errada. Não sou chegado e esses arroubos, chiliques... e, se quer mesmo saber, nem curto esse negócio de desfile de fantasias...

RODOLFO  AUGUSTO  -  Ai, que pena... trouxe dois convites, achando que você levaria uma acompanhante... Afinal, vai estar presente a nata da alta sociedade carioca!

RENATÃO  -  (segurou o queixo, pensativo) Pensando bem... eu tenho sim, uma ótima companhia pra esse evento! Fechado! Vou ao desfile, torcer por você. Só não conte com chiliques, desmaios e outras frescuras mais, OK!

RODOLFO AUGUSTO  -  (resignado) Já é alguma coisa... fazer o que, né!

RENATÃO  -  (apontou para os envelopes) E o outro envelope... o que é?

RODOLFO AUGUSTO  -  (mudou a expressão, apreensivo)  É uma intimação! Fui intimado a depor no julgamento de Jurema de Alencar, daqui a três dias!

RENATÃO  -  (sem demonstrar surpresa) Se servir de consolo, meu caro, eu também recebi a mesma intimação e serei obrigado a comparecer!

RODOLFO AUGUSTO  -  Que babado! Gente, preciso correr, pra escolher um modelito de parar o trãnsito, quando o juiz me chamar pro banco das testemunhas!

CORTA PARA:

CENA 7  -  TEATRO MUNICIPAL  -  INT.  -  NOITE.


ALGUNS DIAS SE PASSARAM . ERA SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL. NO TEATRO MUNICIPAL, SOB A APRESENTAÇÃO DE MIÉLE E ROGÉRIA, OS CANDIDATOS DESFILAVAM, ORGULHOSOS, FANTASIAS CHEIAS DE LUXO E GLAMOUR. QUANDO RODOLFO AUGUSTO SURGIU COMO “PRÍNCIPE EGÍPCIO”, RENATÃO, BABI, SAMUCA E D. CONSUELO, SENTADOS A UMA MESA PRÓXIMA À PASSARELA, APLAUDIRAM, ENTUSIASMADOS.

CONSUELO  -  Muy hermosa esta fantasia! Mira, Samuquito!

SAMUCA  -  A fantasia do Rodolfo Augusto é a mais bonita, disparado! Essa ele ganha na moleza, você não acha, Renatão?

RENATÃO  -  (sem tirar os olhos de Babi) Acho... acho... É muito bonita, mesmo... belíssima!

BABI  -  (encantada) Nossa, Renatão, quanto luxo! Adorei o convite pra vir aqui. Via sempre pela TV, e nunca imaginei que fosse tudo tão maravilhoso!

RENATÃO  -  (acariciando-lhe a mão) Isso é só o começo, Babi. Tem muita coisa que ainda quero te mostrar... se você deixar, é claro.

A VOZ DO APRESENTADOR ATRAIU A ATENÇÃO DAS CENTENAS DE PESSOAS PRESENTES AO EVENTO. UM POUCO MAIS ATRÁS, PERFILADOS LADO A LADO, OS CANDIDATOS TRAJANDO SUAS RESPECTIVAS FANTASIAS, AGUARDAVAM ANSIOSAMENTE O RESULTADO DO CONCURSO.

MIÉLE  -  E agora, senhoras e senhores, o momento mais esperado da noite!

ROGÉRIA  -  Vamos informar o resultado do concurso de fantasias do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ano de 2012!

MIÉLE  -  Começaremos então, pelo terceiro colocado!

ROGÉRIA  -  Em terceiro lugar, Guilherme Guimarães com a fantasia “Saudades do Rio”!

A MULTIDÃO APLAUDIU, ENTUSIASMADA.

MIÉLE  -  Em segundo lugar... Rodolfo Augusto com a fantasia “Príncipe  Egípcio”!

RODOLFO AUGUSTO DEU UM PASSO À FRENTE, SEM ACREDITAR NO QUE OUVIA.

RODOLFO AUGUSTO  -  Se... segundo lugar?! (e desmaiou em seguida).

FORMOU-SE UM PEQUENO TUMULTO EM VOLTA DE RODOLFO AUGUSTO. RENATÃO E SAMUCA CORRERAM PARA AJUDAR. SENTARAM-NO NUMA CADEIRA, ABANANDO-O COM UM LEQUE DE PENAS, ACESSÓRIO DE UMA FANTASIA.

RODOLFO AUGUSTO  -  (balbuciou, abrindo um ôlho) Não aceito esse resultado! Minha fantasia é a melhor de todas, disparado! Não aceito! Quero morrer! Vou me matar! Quero morrer!... Quero uma faca! Vou cortar os pulsos!

CORTA PARA:

CENA 8  -  TRIBUNAL DO JÚRI  -  INT.  -  DIA.

DOIS DIAS DEPOIS...

A SALA DO TRIBUNAL DO JÚRI ESTAVA REPLETA. OS ADVOGADOS NOS SEUS LUGARES, OS ESCRIVÃES TAMBÉM. NO AUDITÓRIO, ENTRE OS ASSISTENTES, VIAM-SE EMILIANO, LEOPOLDO E NELSON MOTA. NO BANCO DOS RÉUS, JUREMA, ENTRE DOIS SOLDADOS. EM SALAS SEPARADAS, AS TESTEMUNHAS DE DEFESA, VÍTOR, RENATÃO, RICARDINHO E MARIO MALUCO, E AS TESTEMUNHAS DE ACUSAÇÃO, D. MARIETA, RODOLFO AUGUSTO E O PORTEIRO DO EDIFÍCIO ONDE MORAVA JUREMA.

ARAKEN TEIXEIRA FOI INCUMBIDO DE FAZER A COBERTURA PARA A “FOLHA DO RIO”. COBERTURA IMPARCIAL, OBJETIVA, SEM DIVAGAÇÕES, CONFORME RECOMENDAÇÕES DO DIRETOR, GOUVEIA NETO.

JUIZ  -  D. Jurema de Alencar, a senhora lembra de tudo o que aconteceu na noite de 3 para 4 de maio? Se positivo, por favor, faça um relatório minucioso.

JUREMA  -  Sim, meritíssimo, eu lembro. Estive no meu apartamento até por volta da meia-noite, talvez um pouco menos, quando telefonei para a casa de Nívea.

JUIZ  -  Por que a senhora fez isso?

JUREMA  -  Eu queria falar com ela. Mas foi a mãe dela que atendeu. Então eu saí de casa e fui até à Fiorentina. Cheguei lá por volta da meia-noite. O senhor sabe que a Fiorentina é frequentada por gente de Teatro. Mas ainda era cedo, tinha pouca gente conhecida. Que eu me lembre, Marco Nanini, Marieta Severo e Natália do Vale estavam lá. Mas eu não falei com nenhum deles, estava chateada e fiquei sòzinha na mesa. Acho que devia ser, mais ou menos, meia hora depois da meia-noite, quando eu saí de lá e fui para casa, onde cheguei por volta de uma hora.

JUIZ  -  Uma hora. A senhora está certa disso, Dona Leontina?

JUREMA HESITOU UM POUCO. O ADVOGADO DE DEFESA ESBOÇOU UM GESTO DE PREOCUPAÇÃO.

JUREMA  -  Estou. Não era mais do que isso.

CORTA PARA:

CENA 9  -  TRIBUNAL DO JÚRI  -  SALA DAS TESTEMUNHAS DE DEFESA -  INT.  -  DIA.


RENATÃO BEBIA UM COPO DE ÁGUA MINERAL. RICARDINHO, SENTADO A UM CANTO, PARECIA NERVOSO.

RENATÃO  -  Sabe a impressão que eu tenho? Que prenderam a gente nesta sala porquê se Jurema for absolvida eles pegam um de nós,

VÍTOR  -  (encarou-o, significativamente) Este raciocínio revela um sentimento de culpa.
 

FIM DO CAPÍTULO 51

E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

*** Prossegue o julgamento de Jurema de Alencar. São ouvidos no banco das testemunhas . Marieta, Rodolfo Augusto e outros.

*** É lavrada a sentança! 

NÃO PERCA O CAPÍTULO 52 DE

4 comentários:

  1. Toni, o que será que Consuelo quer esconder de Samuquito? Parece ser coisa muito séria! Gostei do que ele falou quando ela disse que somente o amor por ele a prendia a vida, ele respondeu que ela não se prendesse a nada rsrsrs , ri muito com isso! Ri também com o "desmaio" de Rodolfo Augusto, que não sabe perder, kkkkkkk. A situação de Helô e Vítor não está boa! Vou esperar pra ver o resultado da julgamento de Jurema, acho que vai ser absolvida, será? Está tudo muito bom nessa história! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Qual será o mistério de Consuelo? Acho que pode ser uma golpista? Muito engraçado o chilique de Rodolfo Augusto. Quanto a Madame X, não sei não se foi embora. Estou duvindando. Helô e Vitor entre idas e vindas, hora bem, hora mal. Situação muito instável. Vamos ver que desdobramentos haverá no julgamento de Jurema. Parabéns, Toni!

    ResponderExcluir
  3. Maria, Samuquito é mesmo muito engraçado! Apesar de desejar a morte de Consuelo, trata-a bem... é um paradoxo, né...JE, Rodolfo vai aprontar mais, nos próximos capítulos... vcs nem imaginam a confusão que vai se meter rsrsrsrr Tb me divirto com ele e seus chiliques! Na versão original da novela, Renatão judia do coitado, manda Vespertina assar um urubu, convida-o para almoçar e diz que é faisão. Li isso em algum lugar. Mas na minha versão, não achei espaço pra fazer essa sacanagem com ele rsrsrws Ficaria meio sem pé nem cabeça, uma maldade gratuita, entende? Gosto de tudo bem amarrado... Mas aí tem o outro lado - no início dos anos 70, uma "bicha pintosa", acredito, era alvo de chacota e preconceito. Hoje em dia as coisas mudaram e não ficaria bem fazer isso, ne... Por isso tb preferi não fazer isso com o pobre Gugu! Já chega o delegado Fontoura ficar rindo com ironia das suas histórias.... Quanto a Helô e Vítor, vem mais problemas por aí... aguardem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Toni, gostei muito neste capítulo do chilique do Rodolfo Augusto com o segundo lugar no concurso de Fantasia. Vamos ver as surpresas do julgamento da Jurema. Até a próximo.

    ResponderExcluir