quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 1 - AUTOR: TONI FIGUEIRA


Novela de Toni Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



CAPÍTULO 1

Personagens deste capítulo:

HELÔ
RICARDINHO
VERINHA
MARIO MALUCO
SAMUCA
OLIVEIRA RAMOS
EMILIANO
D. MARIETA
 
CENA 01 -  LETREIRO

RIO DE JANEIRO   - DIAS ATUAIS



CENA 02 VISTA AÉREA DA BARRA DA TIJUCA -  PARQUE "TERRA ENCANTADA" – EXT. – DIA.

BELAS IMAGENS AÉREAS DA PRAIA E DOS PRÉDIOS MODERNOS, CHEGANDO AO “TERRA ENCANTADA”, MOSTRANDO O TOBOGÃ E A PISTA DE KART, ONDE DEZENAS DE JOVENS DIVERTIAM-SE.

CORTA PARA:

CENA 03  -  TOBOGà -  EXT.  -  DIA.

RICARDINHO  SE AJEITOU NO DESLIZADOR E OLHOU A MULTIDÃO POSTADA LÁ EMBAIXO. LOGO ATRÁS SE POSICIONARAM HELÔ, VERINHA E MARIO MALUCO.

RICARDINHO  -  (apreensivo)  Cara, isso não é tão  fácil como eu pensava!      
                                              
O GRUPO ATRÁS DIVERTIA-SE ANTE A DEMONSTRAÇÃO DE MEDO DO AMIGO.

RICARDINHO  -  Sério! Isso aqui é mais perigoso que os pegas de moto na Niemayer  na madruga!

HELÔ  -  (imitando voz de locutor)  Atenção, pessoal, segurem-se bem, vocês vão gostar: o tobogã é uma delícia!
           
DE REPENTE, SEM QUALQUER AVISO, COMEÇOU A VERTIGINOSA DESCIDA. RICARDINHO TENTOU SE EQUILIBRAR AGARRANDO OS OMBROS DE MARIO MALUCO, MAS NÃO CONSEGUIU E OS DOIS FIZERAM O PERCURSO ATÉ EMBAIXO AOS TRAMBOLHÕES, NUMA CONFUSÃO TRAGICÔMICA DE PERNAS E BRAÇOS AGITADOS NO AR.

APENAS HELÔ NÃO TEVE PROBLEMAS. DESLIZOU SUAVEMENTE, INDO CAIR JUNTO DE SAMUCA, QUE A OBSERVAVA COM GRANDE INTERESSE DESDE A CHEGADA DO GRUPO AO “TERRA ENCANTADA”.

SAMUCA  -  (sorrindo cordial)  Oi!

HELÔ  -  Oi! Engraçado... acho que te conheço de algum lugar...

SAMUCA  -  Sou amigo do Renatão. Já vi você com a turma dele, em Ipanema. Você é a Helô, filha do Dr. Oliveira Ramos, certo?

RICARDINHO E MARIO MALUCO ENCAMINHARAM-SE, ANIMADOS, PARA A PISTA DE KART.

VERINHA  -  Vem, Helô!

HELÔ  -  (fazendo sinal para a amiga esperar, dirigiu-se a Samuca)  Vejo que voce  tá bem informado!  Qual seu nome?

SAMUCA  -  Samuel, mas os amigos me chamam Samuca. Prazer!

HELÔ  -  Prazer, Samuca! Tchau!         

HELÔ ALCANÇOU VERINHA E SEGUIRAM JUNTAS AO ENCONTRO DOS AMIGOS.

HELÔ  -  Conhece esse Samuca?

VERINHA  -  Conheço da turma do Renatão... diz que é artista, mas não tem emprego nem lugar fixo pra morar.   Aluga um quarto na pensão Primavera, da D. Didi.

HELÔ  -  Nossa, que fofoqueira! Tá bem informada, hein?

VERINHA  -  Só sei disso porquê ele já tentou me paquerar e veio com uma conversa mole, mas eu cortei na hora. (esnobe)  Não faz meu tipo, meu bem! Mas e você, porque tanto interesse nele? Vai me dizer que...

HELÔ  -  (corta)  Não é nada disso! Apenas achei ele simpático, nada mais!

VERINHA  -  Melhor assim. Até mesmo porque ele tá namorando a Joaninha. Além disso, não tá á altura de Heloísa Oliveira Ramos, a única herdeira do banqueiro  Oliveira Ramos, uma das maiores fortunas do país! 

HELÔ  -  Gaiata! Boba! Vambora pro kart!


CENA 4  -  PRÉDIO SEDE DO BANCO OLIVEIRA RAMOS – EXT.  -  DIA.

O AUTOMÓVEL PAROU EM FRENTE AO EDIFÍCIO DE MÁRMORE, ONDE SE LIA EM LETRAS GARRAFAIS: “BANCO OLIVEIRA RAMOS”. O MOTORISTA CORREU PARA ABRIR A PORTA, O BANQUEIRO SALTOU E DIRIGIU-SE, SÉRIO E ALTIVO, PARA A PORTA DE ENTRADA.

CENA 5  -  BANCO OLIVEIRA RAMOS – INT.  – DIA.

NÍVEA, A RECEPCIONISTA, FOI AO ENCONTRO DO BANQUEIRO,  EM MEIO AO BURBURINHO DO EXPEDIENTE BANCÁRIO.
      
NÍVEA  -  Como vai, doutor Oliveira?

OLIVEIRA RAMOS  -  (sério)  Bem, obrigado. Ah, Nívea, diga a seu pai para ir a minha sala com urgência. Preciso falar com ele imediatamente.

NÍVEA  -  Sim, Doutor Oliveira. Agora mesmo.

NÍVEA DIRIGIU-SE AO CAIXA DE EMILIANO, SEU PAI, E, DISCRETA, FALOU ALGO AO SEU OUVIDO. O HOMEM FICOU PÁLIDO, AS MÃOS TRÊMULAS.

NÍVEA  -  Pai... tá tudo bem? Você ficou pálido, de repente...

EMILIANO  -  (tentando disfarçar) Não é nada, minha filha... não é nada. Já tô indo!

CORTA PARA:

CENA  6  -  SALA DE OLIVEIRA RAMOS  -  INT.  -  DIA.

O BANQUEIRO EXAMINAVA ALGUNS PAPÉIS QUANDO A SECRETÁRIA ANUNCIOU, PELO INTERFONE, A CHEGADA DE EMILIANO LOUZADA.

OLIVEIRA RAMOS  -  Pode mandar entrar!

EMILIANO ENTROU E APROXIMOU-SE, TEMEROSO, DA GRANDE MESA DO PATRÃO. PARECIA UMA ESTÁTUA TALHADA EM PEDRA, O ROSTO RISCADO POR SULCOS PROFUNDOS.

OLIVEIRA RAMOS  -  (falou, seco, sem rodeios) Seu Emiliano Louzada, já há algum tempo o senhor está sendo investigado... e, finalmente, a verdade apareceu: seu desfalque de 50 mil foi descoberto. Agora temos as provas que faltavam. Não há como negar!

EMILIANO  -  (segurou-se na cadeira para não cair e levou a mão á testa)  Doutor Oliveira, eu...

OLIVEIRA RAMOS  -  Não vou perder mais tempo com o senhor. Só não chamei a polícia em consideração á grande amizade que minha filha Helô tem por sua filha, Nívea.

EMILIANO  -  Eu... eu fico muito grato pela sua bondade. Eu só queria dizer que... que estou muito envergonhado... Trabalho pro senhor há quase 10 anos e... eu sei que não tem justificativa, mas... tudo aconteceu depois da mudança de minha família de Rio Comprido pra Ipanema... era o sonho de Marieta, minha esposa, e de nossa filha Nívea... Claro, não foi culpa do bairro... mas aqui a gente se descontrolou. Começou a gastar muito.  Depois,  o salão de  beleza  da  Marieta,  um negócio que até agora só levou dinheiro...

OLIVEIRA RAMOS  -  (cortou)  Como o senhor mesmo disse, não tem justificativa! Para encerrar nossa conversa, dou-lhe um prazo de 48 horas para repor o dinheiro, caso contrário, serei obrigado a tomar outras providências!

CORTA PARA:

CENA 7  -  IPANEMA  -  EXT.  -  DIA.

IMAGENS AÉREAS DA PRAIA E DE RUAS DE IPANEMA. FACHADA DO PRÉDIO CLASSE MÉDIA, RESIDENCIA DE EMILIANO LOUZADA.

CENA 8  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  INT.  – DIA.

MARIETA ASSUSTOU-SE QUANDO VIU O ESTADO EM QUE O MARIDO CHEGOU E DEIXOU-SE CAIR NO SOFÁ,  DERROTADO.

MARIETA  -  Mas o que há com você, homem? Está chateado?

EMILIANO  -  Marieta, seu marido está a um passo da cadeia!

 
FIM DO CAPÍTULO 1
Nívea Louzada (Renata Sorrah) e Helô Oliveira Ramos (Dina Sfat)

         e no próximo capítulo...

*** Helô e Ricardinho discutem.
*** Nívea conhece o Padre Vítor no calçadão da praia, e tem uma surpresa ao voltar para casa.
***Desesperado com a descoberta do desfalque no Banco Oliveira Ramos, Emiliano comete um ato insano!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 2 DE





3 comentários:

  1. Toni, gostei muito desse primeiro capítulo, e já percebi que vai ter muita confusão e muita gente passando a perna nos outros! Legal! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Toni, acho que essa história vai ser bem movimentada. Pelo jeito essa turminha é fogo. Acho que vai ser bem legal. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Amigos, que bom que estão curtindo! Com certeza, essa turma ainda vai aprontar muito! Depois de "Irmãos Coragem", acho que, assim como eu, vcs podem perceber a levaza e o humor do Dias Gomes, diferente do estilo mais sério e dramático de Janete Clair. Se bem que, há temas muito sérios que serão abordados no decorrer da história. A espinha dorsal, ou seja, a sinopse original, está sendo mantida. Apenas atualizei a história e algumas tramas secundárias, que não teriam sentido nos dias de hoje. No mais, a história é a mesma. Esta novela, infelizmente, foi perdida no incêndio da Globo nos anos 70, por isso não sobrou nem a abertura original. As que estamos postando são montagens de fãs da novela no youtube. Assim, como essa, muitas outras foram perdidas. Não sei se "URCA" está no pacote... espero que não!

    Abraço!

    ResponderExcluir