quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SESSÃO LEITURA - A FLOR DO MARACUJÁ - CATULO DA PAIXÃO CEARENSE

A poesia que apresentamos abaixo é da autoria de Catulo da Paixão Cearense.
Boa leitura!

A FLOR DO MARACUJÁ

Encontrando-me com um sertanejo 
Perto de um pé de maracujá
Eu lhe perguntei: 
Diga-me caro sertanejo 
Porque razão nasce roxa 
A flor do maracujá?

Ah, pois então eu lhi conto 
A estória que ouvi contá
A razão pro que nasci roxa 
A flor do maracujá

Maracujá já foi branco 
Eu posso inté lhe ajurá
Mais branco qui caridadi 
Mais brando do que o luá

Quando a flor brotava nele 
Lá pros cunfim do sertão
Maracujá parecia 
Um ninho de argodão

Mais um dia, há muito tempo 
Num meis que inté num mi alembro 
Si foi maio, si foi junho 
Si foi janero ou dezembro 

Nosso sinhô Jesus Cristo 
Foi condenado a morrer
Numa cruis crucificado 
Longe daqui como o quê

Pregaro cristo a martelo 
E ao vê tamanha crueza 
A natureza inteirinha 
Pois-se a chorá di tristeza 

Chorava us campu 
As foia, as ribera 
Sabiá também chorava 
Nos gaio a laranjera 

E havia junto da cruis 
Um pé de maracujá
Carregadinho de flor
Aos pé de nosso sinhô

I o sangue de Jesus Cristo 
Sangui pisado de dô
Nus pé du maracujá 
Tingia todas as flor

Eis aqui seu moço
A estoria que eu vi contá
A razão proque nasce roxa 
A flor do maracujá.

3 comentários:

  1. JE, que poesia mais danada de bonita, ameiiii demais!!!!

    ResponderExcluir
  2. JE, belíssima poesia! Também amei!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais da poesia, da pureza, da rima simples, muito legal!!!!!

    ResponderExcluir