domingo, 12 de fevereiro de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 6 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes


CAPÍTULO 6

Personagens deste capítulo:



SAMUCA (Paulo José)
RENATÃO (Jardel Filho)
MARIETA (Vanda Lacerda)
PADRE VÍTOR (Francisco Cuoco)
HELÔ (Dina Sfat)
NÍVEA (Renata Sorrah)
EMILIANO (Paulo Padilha)
OLIVEIRA RAMOS (Mario Lago)


CENA 1  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA

Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.

RENATÃO SURGIU NA SALA E,  AO VER NÍVEA, MAL CONSEGUIU DISFARÇAR  A EUFORIA .

RENATÃO  -   Nívea, minha querida! Que bom te ver! Venha, fique á vontade!

NÍVEA  -  (decidida)  Eu pensei bem... e não tive outra saída! Eu topo fazer as fotos! Estou pronta, Renatão.

O PLAYBOY, TEMENDO QUE A JOVEM MUDASSE DE IDÉIA, NÃO PERDEU TEMPO.

RENATÃO  -  Ótimo! Bom, então venha comigo, Nívea...

NÍVEA  -  (sem entender)  Pra onde?

RENATÃO  -  Pro quarto-estúdio. È lá que vamos fazer as fotos. Tudo no maior profissionalismo,  fique tranqüila!

CORTA PARA:

CENA 2  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  QUARTO-ESTÚDIO  -  INT.  DIA                  

VIDEO CLIP DE NÍVEA POSANDO PARA RENATÃO, QUE NO INICIO, LHE INDICOU POSES, POSTURA, OLHAR, TUDO PARA GARANTIR O PERFEITO RESULTADO DO TRABALHO. MAIS BELA DO QUE NUNCA, A JOVEM, A PRINCÍPIO MUITO TÍMIDA E TRAVADA; DEPOIS DE ALGUMAS TAÇAS DE VINHO, INCENTIVADA POR RENATÃO,  COMEÇOU A SOLTAR-SE E, ENTRE VÉUS E ALMOFADAS, DESPIA-SE AOS POUCOS, EM MEIO AOS FLASHES DA MÁQUINA DO PLAYBOY.

CORTA PARA:

CENA 3  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  ESTÚDIO  -  INT.  -  DIA.

SAMUCA MAL CONSEGUIA ESCONDER A EXCITAÇÃO, OLHANDO UMA A UMA AS FOTOS DE NÍVEA. RENATÃO VIBRAVA ANTE A REAÇÃO DE ADMIRAÇÃO DO AMIGO.

RENATÃO  -  Ô homem, não vai babar nas fotos, pô!

SAMUCA  -  Cara, eu não sabia que essa mulher era tão maravilhosa! Quê que isso... essas fotos estão espetaculares! Que pele, que corpo! Olha essas pernas!

RENATÃO  -  Bom, a minha parte eu já fiz. Agora é com você. Olha só... uma modelo como a Nívea e a qualidade das fotos, modéstia á parte, merecem um preço melhor, você não acha? Você é o contato lá, dos gringos, da revista estrangeira... vê se consegue melhorar essa comissão!

SAMUCA  -  (sem tirar os olhos das  fotos) Meu amigo, eles são muito rigorosos, mas tenho certeza de que vamos conseguir um preço melhor! Deixa comigo, Renatão! Deixa comigo! Quem diria essa Nívea, hem! Que mulher! Olha essa foto! Meu Deus!

CENA 4  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT. – NOITE.

PADRE VÍTOR CONDUZIU EMILIANO    A PASSOS LENTOS PARA A SALA E O AJUDOU A SENTAR-SE NUMA POLTRONA. CONVERSAVAM QUANDO NÍVEA ENTROU. SEUS OLHOS CRUZARAM-SE COM OS DO PADRE, DEIXANDO TRANPARECER A COMUNICAÇÃO QUE JÁ SE ESTABELECERA ENTRE AMBOS. VINHA COM HELÔ.

NÍVEA  -  Boa noite, família! Pai, saiu da cama?

EMILIANO  -  Padre Vítor me ajudou. Estava cansado de ficar deitado. Como vai, Helô?
HELÔ  -  Boa noite, seu Emiliano. Eu estou bem... (e ao ver o padre)  Não foi esse o padre em que você acertou uma bolada na praia?

NÍVEA  -  (fitou o padre, com cumplicidade)  Foi... foi o padre Vítor.

PADRE VÍTOR LEVANTOU-SE E ESTENDEU A MÃO PARA HELÔ.

HELÔ  -  Que coincidência incrível...

PADRE VÍTOR  -  Realmente. Então  é a famosa Helô! Nívea fala muito de você.

HELÔ  -  Onde está D. Marieta?

MARIETA  -  (gritou da cozinha)  D. Marieta está na cozinha, preparando o jantar!  Onde mais poderia estar?

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  COZINHA  -  INT.  – NOITE.

MARIETA ARRUMAVA A MESA DE JANTAR. NÍVEA ENTROU NA COZINHA E SUSSURROU PARA A MÃE:

NÍVEA  -  Mãe, consegui metade do dinheiro. Helô me emprestou.

MARIETA  -  Ai, graças a Deus,  filha! Então, estamos salvos!

NÍVEA  -  Quer dizer que...

MARIETA  -  (cortou, eufórica)  Liguei pra seus avós em Ibiúna. Eles prometeram colaborar com 25 mil!

NÍVEA  -  (feliz)  Que maravilha, mãe! 

MARIETA  -  Disse aos velhos que precisava do dinheiro para fazer um negócio e que faltava a metade. Eles vão depositar na conta do seu pai na segunda-feira, filha!

NÍVEA  -  Ai, que bom, mãe!

MÃE E FILHA ABRAÇARAM-SE, FELIZES. A VOZ DE EMILIANO FEZ-SE OUVIR DA SALA DE ESTAR:

EMILIANO  -  (off)  E então, mulheres, esse jantar sai ou não sai?

MARIETA  -  (levantando a voz)  Está saindo, meu velho! Ah, peça ao padre Vítor que abra uma  champanha! Temos muito o que comemorar!

CORTA PARA:

CENA  6  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.. NOITE.

PADRE VÍTOR ESTOUROU A CHAMPANHA E A PRESSÃO FEZ COM QUE ALGUMAS GOTAS CAÍSSEM NO TAPETE, MAS NINGUÉM SE IMPORTOU, NEM MESMO MARIETA.

EMILIANO LEVANTOU-SE DO SOFÁ, ERGUEU A TAÇA E FOI SEGUIDO PELO PADRE VÍTOR, NÍVEA, HELÔ E MARIETA. BRINDARAM, FELIZES.

CORTA PARA:

CENA 7  -  IPANEMA  -  AV. VIEIRA SOUTO.  – EXT.  -  NOITE.

NÍVEA DESCEU PARA ACOMPANHAR HELÔ ATÉ O CARRO, MAS ANTES, CAMINHARAM ALGUNS MINUTOS NO CALÇADÃO E CONVERSARAM.

HELÔ  -  Não sei se estou imaginando coisas... mas  percebi uns olhares diferentes entre você e o padre. Estou errada?

NÍVEA  -  (envergonhada) Nossa, deu pra perceber? Eu... eu ainda não sei bem o que tá acontecendo... mas a gente tem conversado muito.... Você sabe, ele ajudou muito minha família neste momento tão difícil...

HELÔ  -  (com malícia)  Não há dúvidas que ele, antes de ser padre, é um homem muito gato e interessante... mas não se esqueça, minha amiga: ele é padre!

NÍVEA  -  Imagina, Helô, nunca me passou nada nesse sentido pela cabeça... apenas temos algumas afinidades. Nada mais.

HELÔ  -  Tem visto Ricardinho? Estive com ele ontem e achei ele um pouco deprimido, chateado com sua ausência.

NÍVEA  -  Pois é, tudo aconteceu muito rápido. Nem tive tempo de falar com ele em meio a esta confusão toda... Mas a poeira já baixou. Amanhã vou procurar ele.

ACERCARAM-SE DO CARRO. DESPEDIRAM-SE E HELÔ DEU PARTIDA NO AUTOMÓVEL. NÍVEA PAROU NO CALÇADÃO E ADMIRAVA O MAR, PERDIDA EM PENSAMENTOS. UMA VOZ A FEZ VOLTAR-SE. ERA O PADRE VÍTOR.

PADRE VÍTOR  -  Nívea!

NÍVEA  -  Padre! Como me encontrou aqui?

PADRE VÍTOR  -  (embaraçado)  Desculpe se assustei você. Eu... fiquei preocupado quando você saiu a essa hora com sua amiga... Como demorou a voltar, resolvi descer pra ver se te encontrava. Dei sorte.

NÍVEA  -  Vim só acompanhar Helô até o carro. Batemos um papo rápido e ela foi embora.

PADRE VÍTOR  -  Está uma bela noite. Quer caminhar um pouco?

NÍVEA  -  (animada) Claro. Vamos.

PADRE VÍTOR  -  Vou sentir saudades do barulho do mar.

NÍVEA  -  Quando vai voltar para Ibiúna?

PADRE VÍTOR  -  Amanhã.

NÍVEA  -  Já? Tão cedo...

PADRE VÍTOR  -  Pois é, minhas obrigações me chamam. Amanhã saio da agitação da cidade grande e volto pra minha vida tranqüila e pacata na pequena cidade.

NÍVEA  -  Pena... conversamos tão pouco. A sua companhia me faz muito bem, padre.
         
PADRE VÍTOR  -  (enrubesceu) E você, quando vai visitar seus avós em Ibiúna?

NÍVEA  -  (animada) Sabe que você me deu uma boa idéia? Minhas férias estão chegando e não sabia o que fazer... Isso! Tá decidido! Vou passar minhas férias em Ibiúna!

PADRE VÍTOR  -  (mal disfarçando a emoção)  Verdade? Que bom! Fico feliz com sua decisão.  A vida lá é muito calma e tranqüila. É bom sair um pouco dessa agitação e curtir a natureza, a paz, a vida simples do campo...

CONTINUARAM CONVERSANDO ANIMADAMENTE, APROVEITANDO AO MÁXIMO A COMPANHIA UM DO OUTRO.

CENA  8  -  BANCO  -  SALA DE OLIVEIRA RAMOS  -  INT.  -  DIA.

A SECRETÁRIA ENTROU E ANUNCIOU A CHEGADA DE EMILIANO, AMPARADO PELA FILHA, NÍVEA.

NÍVEA  -  Com licença, Dr. Oliveira. Vim só acompanhar meu pai. Já estou voltando para a agência.

EMILIANO  -  Bom dia, Dr. Oliveira.

OLIVEIRA RAMOS  -  (surpreso) Bom dia, seu Emiliano. Eu soube do que aconteceu. Pensei que ainda estava se recuperando. Não precisava vir pessoalmente...

NÍVEA  -  Eu e minha mãe tentamos impedir, mas ele estava irredutível, Dr. Oliveira. Fez questão de vir!
              
EMILIANO CAMINHOU ATÉ A MESA DE OLIVEIRA RAMOS, EM PASSOS LENTOS. A UM SINAL DO BANQUEIRO, NÍVEA AJUDOU O PAI A SENTAR-SE.

EMILIANO  -  Eu me sinto melhor, Doutor. Estava cansado de ficar deitado naquela cama. E também fiz questão de vir lhe devolver o dinheiro pessoalmente. Isso, pra mim, é uma questão de honra!

FIM DO CAPÍTULO  6
Marieta (Wanda Lacerda), a mãe de Nívea
     e no próximo capítulo...    

 ***  Emiliano devolve o dinheiro do desfalque, mas seu maior receio é que ele e a filha Nívea sejam demitidos! O que fará Oliveira Ramos?

*** No apartamento de Oliveira Ramos, Helô vai jantar e tem a desagradável surpresa ao deparar com a noiva do pai, Susi, sentada á mesa! O que fará Helô? Barraco à vista?

Ricardinho, Mario Maluco, Helô, Nívea e Verinha fazem um pega na Curva do Calombo e são surprendidos pela polícia! Saiba o que acontecerá com a turma no próximo capítulo!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 7 DE  

9 comentários:

  1. Toni, muito bom esse capítulo, Nívea e Padre Vítor já estão bem atraídos um pelo outro, vai ser interessante essa história! E qual será o resultado das fotos de Nívea, desconfio que vai dar problemas... Gostei! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Estou amando lê.. muita legal essa historia.. Meus parabens ao Toni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Talita! Seus comentários são o maior incentivo pra procurar fazer cada capítulo melhor! Bjs!

      Excluir
  3. Meus queridos, como não encontrei nenhuma abertura da novela com o elenco, resolvi fazer eu mesmo, e coloquei nome do elenco e personagens. Gostaria de saber a opinião de vcs. Espero que gostem. Vou fazer dessa abertura a oficial da novela, daqui pra frente. Já está disponível neste capítulo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toni legal essa abertura, não sabia que tinha sido feita por você. Gostei!

      Excluir
  4. Que bom que gostou, Maria! Obrigado pelos comentários!!

    ResponderExcluir
  5. Toni, gostei do rumo que a história está tomando, acho que vai ficar bem misteriosa e interessante.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, Eugênio, a partir da 2. fase, a história pende pro lado mais policial, e entram diversos personagens no decorrer da trama, mas todos bem amarrados no contexto. Por exemplo: Tia Coló, uma doce velhinha, tia de Renatão que ele mente descaradamente dizendo que é um agente internacional procurado por terroristas, e deixa a velhinha morrendo de preocupação; Maria Regina, menina nova que quer subir na vida a qualquer custo e cai na teia de Renatão, Rodolfo Augusto, estilista gay, afetado e divertido, que desfila fantasiado nos bailes do MUnicipal e usa rímel no dia a dia, Marisa, a madame X, que vai chegar da Europa e virar a vida de Renatão de pernas pro ar.. rsrs Vcs vão se surpreender, pq a cada capítulo tem novidades, até o fim!

    ResponderExcluir
  7. Este capítulo, foi muito legal, afinal a Nívea pensa que ajudoua resolver um problema, mas parece que não bem assim né?A dupla Renatão e Samuca parece que será sempre confusão....Além disto a Nívea e o padre vìtor, que clima eih.....Tá muito legal mesmo. Toni, gostei da abertura prestei atenção após seu chamado a música tá legal e o elenco maravilha, Até Nelson Mota... que show. Amei e até o próximo.......

    ResponderExcluir