terça-feira, 8 de março de 2011

PORQUE DIA INTERNACIONAL DA MULHER - COLABORAÇÃO: MARI DO MURAL DA URCA

O Dia 8 de março foi consagrado pela ONU em 1945, como Dia Internacional da Mulher.
Trata-se de uma homenagem às operarias têxteis norte-americanas que em 1857 organizaram a primeira greve da história, conduzida unicamente por mulheres.
Sua principal reinvidicação: a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas.
E partiram para a luta, tendo sido duramente reprimidas pela cavalaria da polícia.
Para se proteger, muitas delas fugiram para dentro da fábrica. Os portões foram trancados por fora e a policia ateou fogo no prédia por determinação dos patrões causando a morte de 129 mulheres, carbonizadas ou por asfixia.
Clara Zetkin, uma ativista do movimento feminista alemão propôs, na Primeira Conferencia Internacional de Mulheres, realizada em Copenhagen, que o dia 8 de março fosse consagrado como o Dia Internacional da Mulher.
Em todo o mundo, as mulheres são lembradas, neste dia, de forma especial, porém a maior parte das comemorações não interferem, de fato, a dura realidade dessas mulheres.
Vejamos alguns exemplos aqui no Brasil As mulheres constituem, hoje, 30% "dos" chefes de familia, mas ganham, em média apenas 65% do valor dos salários dos homens.
A situação das mulheres negras é ainda mais grave, pois chegam a receber salários que representam a metade do valor recbido pelas mulheres brancas.
Além dessas condições a que estão submetidas, muitas mulheres enfrentam a dupla jornada de trabalho, porquanto assumem, além do emprego fora de casa, a responsábilidade integral pelas tarefas domésticas e o cuidado aos filhos.
Ocorrem 4 milhões de abortos por ano, dos quais 10% das mulheres que o fazem, morrem em conseqüência das precárias condições nas quais os mesmos são realizados.
A cada 4 minutos uma mulher é vitima de algum tipo de agressão em distintas classes sociais.
São fatos como esses que fazem desse dia um dia de luta, para que a diferença biológica que destingue um homem de uma mulher não seja justificativa para a intolerância, a opressão, a desigualdade de direitos e diferentes formas de violência a que as mulheres são submetidas.

Autor Desconhecido

5 comentários:

  1. Mari, grato pela informação. Foi muito bom recordar esse episódio. Ele deve servir de alerta para evitar que coisas semelhantes voltem a acontecer.

    ResponderExcluir
  2. JE, obrigada por postar, eu não sabia o porque do dia da mulher, fiquei sabendo ao ler esse relato,como eu, muitas não devem saber o significado, por isso resolvi enviar ..grata..bjos.

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia essa história tristíssima, que originou a dedicação do dia de hoje às mulheres do mundo inteiro.

    Mas acho que foi muito importante registrar aqui no blog, cuja frequência feminina é quase 100%.

    Obrigada, Mari, por nos informar fatos tão importantes de nosso próprio interesse.

    ResponderExcluir
  4. Mari, você está esclarecendo o motivo de comemorarmos essa data: foi quando 129 irmãs nossas foram assassinadas por reivindicarem uma jornada de trabalho de 10 horas em vez de 16! Realmente, falta muita coisa ainda, mas não podemos negar que as coisas devagar, estão mudando. Mas a tão sonhada igualdade entre todas as pessoas, acho que ainda demora... Obrigada Mari, gostei muito, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Rebeca e Maria, obrigada pela atenção de vcs. bjos

    ResponderExcluir