sexta-feira, 8 de junho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 56 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 55
Personagens deste capítulo: 

RENATÃO
ARAKEN
SAMUCA
D. CONSUELO
ADVOGADO CELSO BARROSO
VÍTOR
HELÔ
D. MARIETA
MARIA REGINA
EMILIANO
KONSTANTÓPULUS
RODOLFO AUGUSTO
DOM JOSÉ



CENA 1  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

Continuação Imediata da Última Cena do Capítulo Anterior.         

MARIA REGINA  -  Eu não sou quem o senhor tá pensando!

RENATÃO  -  Chi... você não imagina quantas disseram essa frase, aí mesmo, no lugar onde você está (e para o mordomo) Konstan, bota essa piriguete na rua!

O TELEFONE TOCOU. KONSTANTÓPULUS ATENDEU.

KONSTANTÓPULUS  -  Alô! Seu Rodolfo Augusto, um momento! (pôs a mão no bocal e dirigiu-se a Renatão) Patrão, é o...

RENATÃO  -  (sussurrou) Diga que eu não estou! Não quero falar com ele!

KONSTANTÓPULUS  -  Seu Rodolfo Augusto, o meu patrão não se encontra, no momento. Quer deixar recado? Pois não, pode deixar, eu digo. Até logo (desligou) Ele disse que liga mais tarde.

RENATÃO  -  (irritado) Esse cara tá me enchendo o saco, com o tal desfile de modas. Quer que eu selecione modelos.. (olhou para Maria Regina e, súbito, teve uma idéia) Ei, pera aí, menina, levante-se e dê uma voltinha. Você já pensou em ser modelo?

MARIA REGINA  -  (o choro passou de repente) Modelo?!

RENATÃO  -  É. Um curso rápido na Socila e você estará em ponto de bala! Conhece Rodolfo Augusto?

MARIA REGINA  -  Aquele que desfila no Municipal?

RENATÃO  -  Sim. Ele está preparando um desfile de modelos exclusivos, e como o que você quer é se lançar, Gugu, acho, poderia ajudá-la.

O ROSTO DA MOÇA SE ABRIU NUM SORRISO.

RENATÃO  -  Maria Regina é o seu nome, não é? Pois olha aqui, gata, eu não me chamo Renatão, se dentro de um mês você não for capa de revista! (e gritando para o interior do apartamento) Konstan, telefona pro Gugu! Quero que ele venha aqui!

RENATÃO SORRIU DO PLANO QUE ESTAVA BOLANDO.

RENATÃO  -  (virou-se para a moça) Agora, você preste atenção. É muito importante que não esqueça o que vou dizer...

CORTA PARA;

CENA  2  -  ESTRADA DO JOÁ  -  EXT.  -  DIA.

O TAXI PAROU EM FRENTE À BELA MANSÃO. O MOTORISTA IDENTIFICOU-SE AO SEGURANÇA DA GUARITA E SEGUIU ATÉ A ENTRADA PRINCIPAL DA BELA RESIDENCIA. D. CONSUELO E SAMUCA SALTARAM.

D. CONSUELO  -  (encorajou-o) Ven, Samuquito, vamos entrar!

SAMUCA  -  (indeciso) Consuelo, o que está acontecendo? Por que tanto mistério? Por que me trouxe aqui? De quem é esta casa?

D. CONSUELO ENTROU NA AMPLA SALA, DECORADA COM BOM GOSTO E REQUINTE.

D. CONSUELO  -  Dime... te gusta?

SAMUCA  -  É... é uma casa maravilhosa, sem dúvida! Consuelo! Não vá me dizer que...

D. CONSUELO  -  Es isto mesmo, mi querido. Esta casa, ahora es nuestra! Vamos morar aqui, Samuquito!

SAMUCA  -  (arregalou os olhos, boquiaberto) Você... tá brincando comigo! Tá falando sério? Consuelo... você comprou essa casa?

D. CONSUELO  -  Sí, Samuquito! (e dirigiu-se para o interior da residencia) Venga! Venga ver la piscina!

SAMUCA  -  Pis... piscina?! Devo estar sonhando.... não acredito!...

D. CONSUELO  -  Crea, mi amor. Es todo verdade! Ahora, esta es la nuestra casa!

CORTA PARA:

CENA  3  -  MANSÃO DO JOÁ  -  PISCINA  -  INT.  -  DIA.


D. CONSUELO E SAMUCA CAMINHARAM E VOLTA DA ENORME PISCINA. O RAPAZ PAROU, ADMIRANDO A BELA VISTA.

SAMUCA  -  (extasiado) É linda... e com vista pro mar... como eu sempre sonhei! Não tou acreditando! Assim você me mata do coração, Consuelo!

D. CONSUELO  -  Todo o que mais quiero é ver-te mui feliz, mi amor!

SAMUCA  -  Nossa! Me belisca, Consuelo! Me belisca, pra eu saber que não tou sonhando!

D. CONSUELO  - 
Hay más sorpresas, mi amor! Vamos a ir al garaje!

CORTA PARA:

CENA 4  -  MANSÃO DO JOÁ  -  GARAGEM  -  INT.  -  DIA.

SAMUCA  -  (com o coração aos pulos) Uma camionete S10 cabine dupla! O carro dos meus sonhos!

D. CONSUELO  -  (emocionada com a felicidade do amado) Es teu, mi amor! Todo teu!

SAMUCA ENTROU NO AUTOMÓVEL E FICOU ADMIRANDO CADA DETALHE, ENCANTADO COMO UMA CRIANÇA DIANTE DO BRINQUEDO NOVO. D. CONSUELO SORRIA, EMBEVECIDA.

SAMUCA  -  (saiu do carro e aproximou-se da mulher, muito sério) Consuelo... Você quer me ver feliz, não é mesmo?

D. CONSUELO  -  Es todo o que más quiero, Samuquito.

SAMUCA  -  Pois bem... eu tenho uma antiga dívida para quitar com velhos amigos, que muito me ajudaram quando precisei!
É o pessoal da Pensão Primavera, de onde eu fugi, devendo uma grana...

D. CONSUELO  -  De quanto precisas, mi amor?

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.


RENATÃO  -  Rodolfo Augusto, quero que você conheça minha sobrinha, Maria Regina. Ela veio de Belo Horizonte, e estava louca pra conhecer você!

RODOLFO AUGUSTO  -  (orgulhoso) É mesmo? Que bom...

RENATÃO  -  Ela é fã ardorosa de suas fantasias. Aliás, ela é apaixonada por você!

RODOLFO AUGUSTO  -  Hum... e de onde ela me conhece?

RENATÃO  -  Ora, Gugu, da televisão, das revistas: ela tem centenas de retratos seus, conhece toda a sua vida.

MARIA REGINA FINGIA UM DESLUMBRAMENTO PROVINCIANO.

MARIA REGINA  -  Gente, eu tou tão emocionada... nunca pensei que ia estar diante de Rodolfo Augusto, o maior estilista  do  Brasil!

RENATÃO  -  Sinceramente, quando ela, depois de pegar uma BR-3, chegou aqui e me disse: tio,  vim de Belô pra conhecer um homem: Rodolfo Augusto, eu fiquei emocionado.

RODOLFO AUGUSTO  -  (com um suspiro) Senhorita...

MARIA REGINA  -  Maria Regina.

RODOLFO AUGUSTO  -  Senhorita Maria Regina, eu acho que não mereço...

RENATÃO  -  (cortou) Ele é muito modesto. Bem, vou deixá-los à vontade. Aposto que tem muito o que conversar.

RENATÃO SE AFASTOU. MARIA REGINA OLHAVA PARA RODOLFO AUGUSTO EM ÊXTASE.

MARIA REGINA  -  Parece um sonho... eu estar aqui, na sua frente! Quase nem acredito!...

CORTA PARA:

CENA 6  -  “FOLHA DO RIO”  -  REDAÇÃO  -  INT.  -  DIA.


ARAKEN E CELSO BARROSO, O ADVOGADO, CONVERSAVAM, DISCRETAMENTE, NA REDAÇÃO.

ARAKEN  -  O senhor esteve com ela?

DR. CELSO  -  Sim. Por alguns minutos. Ela me pôs pra fora do apartamento.

ARAKEN  -  (se espantou) Pôs pra fora?

DR. CELSO  -  Sim. Teve uma reação tão violenta, que me deixou impressionado. Ela me recebeu muito mal. E quando falei no medalhão, perdeu a cabeça.
 
ARAKEN  -  Que medalhão?

DR. CELSO  -  O senhor não sabe? D. Marieta descobriu que o medalhão encontrado perto do corpo de Nívea não era dela, e sim de Helô. (fez uma pausa e, diante da surpresa do jornalista, concluiu) Pode ser a prova de que necessitamos para pedir a revisão criminal.

CORTA PARA:

CENA 7  -  APART-HOTEL  -  APARTAMENTO DE D. CONSUELO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

D. CONSUELO  -  Usted deberia ter visto la felicidad de mi Samuquito, Dom José! Estoy tan emocionada com su alegria!

DOM JOSÉ OUVIA AS DECLARAÇÕES DE D. CONSUELO, ESTUPEFATO.

DOM JOSÉ  -  Usted fez una loucura comprando aquela casa, D. Consuelo! Una gran loucura!

D. CONSUELO  -  (sussurrou) Psiu! Fale baixo! Samuquito está no quarto e non puede ouvir nuestra conversa!

A FISIONOMIA DE DOM JOSÉ EXPRESSAVA INQUIETAÇÃO E NERVOSISMO.

DOM JOSÉ  -  (disse, peremptório) Senõra, leia el telegrama, por favor.

D. CONSUELO  -  (abrindo o papel)  Dom Carvajal!

DOM JOSÉ  -  Sí, señora, Dom Carvajal. El ya sabe! Todo el mundo ya sabe! Asta en México. Estamos desgraciados!

D. CONSUELO  -  Dio mio!

CORTA PARA:
     
CENA  8  -  APARTAMENTO DE HELÔ  -  QUARTO  -  INT.  -  NOITE.

APÓS UM DIA EXAUSTIVO DANDO AULAS, VÍTOR GIROU A CHAVE NA FECHADURA E ENTROU EM CASA. NÃO HAVIA NINGUÉM NA SALA.

VÍTOR  -  (encaminhando-se para o quarto) Helô! Onde você está?

ABRIU A PORTA DO QUARTO. HELÔ ESTAVA DEITADA NA CAMA, OS OLHOS VERMELHOS.

HELÔ  -  (falou seca, sem fitá-lo) Isso ainda tem alguma importância pra você? Onde estou, se estou viva ou morta?

VÍTOR  -  (surpreso com a reação da esposa) Mas o que é isso? O que aconteceu? (sentou-se a seu lado) Você chorou!

HELÔ  -  (falou, revoltada) Você me traiu.

VÍTOR  -  (atônito) Eu traí você? Mas, como? O que foi que eu fiz, meu Deus?

HELÔ  -  Não se faça de vítima! Você não confiou, não acreditou em mim! Você sempre acreditou que eu matei minha melhor amiga, não é verdade? Fala, Vítor!

VÍTOR  -  Ah, isso outra vez? Escuta, Helô, nós já conversamos sobre isso e...

HELÔ  -  (cortou) Escuta você: tira essa máscara e confessa de uma vez! Sabe como eu tou me sentindo? Como naquele filme, “Dormindo com o Inimigo”!

VÍTOR  -  (impacientou-se) Aí já é demais! Olha, Helô, eu até entendo que você pode estar em uma de suas “crises”, mas tá indo longe demais!

HELÔ  -  (voz cortante) Você me delatou pro advogado da Jurema de Alencar! O Dr. Celso Barroso está a par de tudo, até do medalhão! E ele estava procurando você, Vítor!

VÍTOR  -  Isso é um absurdo! Como pode me acusar assim, sem provas?

HELÔ TREMIA. ENCAROU-O, FAZENDO ESFORÇO SOBREHUMANO PARA SEGURAR AS LÁGRIMAS.

HELÔ  -  Olhe nos meus olhos, Vítor, e responda: você, algum dia, me amou?

VÍTOR  -  (fez uma pausa) No começo, confesso que eu não te amava, Helô. Eu amava Nívea, você sabe. Mas depois, fui te conhecendo   melhor,   e  fui   aprendendo  a  gostar  de  você...  Fui
descobrindo a pessoa maravilhosa que você é, apesar dos ares de menina mimada e cheia de vontades...

HELÔ  -  (cobriu os ouvidos com as duas mãos) Pare! Pare! Você sentia pena de mim! Eu não acredito em você! Diga o que quiser, eu não confio mais em você!

VÍTOR  -  (a voz trêmula) O... o que quer dizer com isso?

HELÔ  -  Quero me separar de você.

VÍTOR  -  (a voz pausada) Você... tem noção do que está dizendo?

HELÔ  -  Tenho.

VÍTOR  -  (insistiu) Helô... é isso mesmo que você quer?

HELÔ  -  É. Passei a tarde toda pensando. Chorei tudo o que tinha pra chorar. Já tomei minha decisão. Quero o divórcio!

VÍTOR PAROU ALGUNS SEGUNDOS NO MEIO DO QUARTO. NUM ÍMPETO, ABRIU A PORTA DO ARMÁRIO, JOGOU UMA MALA   SOBRE   A   CAMA   E  COMEÇOU A JOGAR PEÇAS DE  ROUPA DENTRO. HELÔ VIROU AS COSTAS E FOI ATÉ A JANELA. NÃO QUERIA QUE VÍTOR VISSE AS LÁGRIMAS QUE, TEIMOSAS, INSISTIAM EM BANHAR-LHE A FACE.

VÍTOR AMASSOU AS ROUPAS DENTRO DA MALA, FECHOU O ZÍPER E DIRIGIU-SE PARA A PORTA.

VÍTOR  -  Eu vou indo... Adeus, Helô.

DITO ISTO, SAIU. HELÔ VOLTOU-SE, NUM IMPULSO, E OUVIU O BARULHO DA PORTA DA SALA FECHANDO-SE.

HELÔ  -  Vítor!...

DEU MEIA VOLTA E ATIROU-SE NA CAMA, SOLUÇANDO, ENTREGUE AO SEU  DESESPÊRO.

CORTA PARA:

CENA 9  -  PENSÃO PRIMAVERA  -  RECEPÇÃO  -  INT.  -  NOITE.


VÍTOR FOI RECEBIDO POR D. DIDI E MARIA LÚCIA, QUE MAL DISFARÇAVAM A SURPRÊSA.

VÍTOR  -  Boa noite. Eu preciso de um quarto...

D. DIDI  -  Boa noite. Desculpe, mas o senhor não é...

MARIA LÚCIA  -  (cortou) É o marido da Helô Oliveira Ramos, mãe. Como vai, senhor...

VÍTOR  -  (tentou sorrir, cordial) Vítor. Meu nome é Vítor Mariano. Ouvi falar da sua pensão e resolvi vir para cá. Vou passar uns tempos aqui. Isto é. Se tiver vaga...

D. DIDI  -  Mas é claro que tem. Venha comigo, senhor Vítor!

VÍTOR, CARREGANDO SUA MALA, SEGUIU D. DIDI PARA O INTERIOR DA PENSÃO.
       
MARIA LÚCIA  -  (para si) Coitado! Casaram há tão pouco tempo, e já separados!

NAQUELE MOMENTO, SAMUCA ENTROU NA PENSÃO E APROXIMOU-SE DO BALCÃO.

MARIA LÚCIA  -   (surpresa) Não acredito! É você mesmo, Samuca?

SAMUCA  -  Eu mesmo. Como vai, Maria Lúcia?

MARIA LÚCIA  -  Nossa! Quem é vivo, um dia aparece!

SAMUCA  -  (galante, beijou-lhe as mãos) Maria Lúcia... Com mil desculpas pelo atraso, vim quitar minhas dívidas, com juros, correção monetária e qualquer prejuízo que tenha causado à Pensão Primavera!

D. DIDI VOLTOU DO INTERIOR DA PENSÃO E GRITOU, SURPRESA.

D. DIDI  -  Seu Samuca?! Não acredito! É o senhor mesmo?

SAMUCA  -  (sorrindo) Eu mesmo, D. Didi, e cheio de saudades! Posso lhe dar um abraço?

D. DIDI  -  Mas é claro!

ABRAÇARAM-SE, SAUDOSOS.

CORTA PARA:

CENA 10  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

MARIETA FALAVA AO TELEFONE. ALGUNS MINUTOS DEPOIS, DESLIGOU E DIRIGIU-SE AO MARIDO, QUE LIA O JORNAL, SENTANDO NUMA POLTRONA.

D. MARIETA  -  (os olhos brilhando, mal disfarçando o ar de satisfação) Emiliano, adivinha, você não vai acreditar!

EMILIANO  -  (ergueu os olhos do jornal, curioso) Pela sua alegria, deve ser uma ótima notícia!

D. MARIETA  -  Acertou! Melhor, impossível! Vítor acabou de ligar. Ele se separou da Helô! Foi morar na Pensão da D. Didi!

EMILIANO  -  E isso é boa notícia, mulher? (balançou a cabeça, refletindo) Coitado do Vítor... deve estar sofrendo...

D. MARIETA  -  Melhor sofrer agora do que mais tarde! Eu já esperava por isso! Era só uma questão de tempo! Aquela Helô nunca foi mulher pra ele!

EMILIANO   -  (irônico) E quem é, Marieta? Você?

D. MARIETA  -  Ah, não enche, Emiliano! Diga o que quiser! Nada vai estragar minha alegria! (encaminhou-se para o quarto, gargalhando) Eu sabia! Eu sabia!
FIM DO CAPÍTULO 56

e no próximo capítulo...
*** Rodolfo Augusto faz uma proposta muito louca a Maria Regina, e em troca promete torná-la uma modelo famosa e de sucesso!
*** Após o primeiro momento de depressão após a separação, Helô toma uma decisão!
*** Samuca, vendo o estado  de Renatão após o "fora" de Babi, tem uma idéia brilhante para trazê-la de volta para os braços do amigo!

NÃO PERCA O CAPÍTULO  57 DE




3 comentários:

  1. Toni, quanta coisa acontecendo e eu sem entender rsrsrs. Será que D. Consuelo faliu e continua esbanjando só para impressionar Samuca? E ele está gostando! E Renatão o que estará aprontando para Rodolfo Augusto, que pela sua vez parece estar aprontando também, não é? A separação de Helô e Vítor, foi um mal necessário, não tinha como continuarem juntos com o clima tenso do jeito que estava. Mas deu raiva a satisfação de Marieta, parece que ela sonha em ficar com Vítor! Gostei, muito bom! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Será que Consuelo é uma golpista? Estou achando. Helô e Vitor só podiam acabar em separação. Marieta já está dando bandeira. Muito bom, Vitor!

    ResponderExcluir
  3. Maria e JE, Renatão gosta de se divertir, como já percebemos, né... Ele adora inventar uma história pra gozar da cara dos outros. Por isso jogou o pepino chamado Maria Regina pra cima do Rodolfo Augusto, que, por usa vez, ao ver que ela é uma garota bonita, com perfil de modelo, apesar de "alpinista social" e querer ser famosa a qq preço, resolveu tirar proveito da situação em benefício próprio. Ou seja, é um querendo se dar bem às custas do outro rsrsrs... Imagina a confusão que vai dar! Quanto a D. Consuelo, logo, logo Samuquito vai ficar sabendo o que o espera! ahahahaha Qto a Vítor e Helô, como vc disse, a separação era inevitável. E Helô vai aprontar de novo, após ficar sozinha, pois como ela mesma vai declarar, não tem vocação pra ficar chorando pelos cantos! E Marieta feliz da vida com a separação!

    ResponderExcluir