domingo, 10 de junho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 57 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 57
 
Personagens deste capítulo:
 
VÍTOR
HELÔ
NELSON MOTA
MARIA REGINA
ARAKEN
RODOLFO AUGUSTO
RENATÃO
SAMUCA
KONSTANTÓPULUS
OLIVEIRA RAMOS
MISS JULY
RICARDINHO
 
CENA 1  -  APARTAMENTO DE HELÔ  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

HELÔ ABRIU A PORTA PARA OLIVEIRA RAMOS E MISS JULY, QUE, AO SABEREM DA SEPARAÇÃO, FORAM À SUA PROCURA.

OLIVEIRA RAMOS  -  Minha filha!

O BANQUEIRO ABRAÇOU A FILHA, SOB O OLHAR CONSTERNADO DE MISS JULY.

HELÔ  -  Acabou tudo, papai! Ele foi embora!... (em seguida, correu para os braços de Miss July, soluçando) Miss July!

MISS JULY  -  Oh, minha querida! Eu sinto tanto!...

OLIVEIRA RAMOS  -  (sem entender) Mas o que aconteceu? Vocês pareciam tão bem!... Como é que pode... Cadê o Vítor? Pra onde ele foi?

HELÔ  -  Não sei. Não quero falar disso agora. Eu só preciso de vocês... da minha família... nada mais!...

OLIVEIRA RAMOS  -  Estamos aqui, meu amor. Vamos levá-la para casa. Não podemos deixar você aqui, sozinha.

MISS JULY  -  Volte conosco, Helô. Sua mãe está lá... e seu quarto continua do jeitinho que você deixou!

HELÔ  -  (sorriu, tristemente) Está bem... eu volto. Vou pra casa com vocês.

OLIVEIRA RAMOS  -  (ordenou)  Miss July, vá ao quarto dela e faça as malas. Vamos todos pra casa!

MISS JULY  - (animada, dirigiu-se para o quarto) É pra já! Pode deixar!

HELÔ APANHOU O MEDALHÃO QUE ESTAVA SOBRE A MESA E MOSTROU-O AO PAI.

HELÔ  -  Não sei o que fazer com isso...

OLIVEIRA RAMOS  -  O que significa esse medalhão?

HELÔ  -  É meu. Emprestei a Nívea. Foi encontrado junto ao corpo dela... O advogado da atriz, a Jurema de Alencar, veio aqui, tentando reaver esse medalhão, pra anexar ao processo e me acusar pelo assassinato da Nívea!

OLIVEIRA RAMOS  -  Que absurdo! (tomou o medalhão das mãos da filha) Deixe comigo! Vou guardar isso em lugar seguro!

CORTA PARA:

CENA 2  -  APARTAMENTO DE RODOLFO AUGUSTO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

MARIA REGINA E RODOLFO AUGUSTO ESTAVAM SENTADOS NO SOFÁ BRANCO DA AMPLA SALA DE ESTAR DA CASA DO COSTUREIRO.

RODOLFO AUGUSTO  -  Bem, Maria Regina, chamei você aqui porque tenho uma proposta pra lhe fazer.

MARIA REGINA  -  (excitada) Recebi seu recado e vim correndo, Rodolfo! Adorei o convite pra vir à sua casa (olhou em volta, deslumbrada) É maravilhosa, como tudo o que você faz. Outro dia, vi numa revista de modas uns vestidos assinados por você, e fiquei apaixonada! Lindos, lindos!

RODOLFO AUGUSTO  -  Pois então, venha ao meu ateliê. Tenho uma surpresinha pra você!

MARIA REGINA MAL PODIA DISFARÇAR O CONTENTAMENTO.

MARIA REGINA  -  Jura? Adoro surpresas!

LEVANTARAM-SE E DIRIGIRAM-SE Á SALA CONTÍGUA.

CENA  3  -  APARTAMENTO DE RODOLFO AUGUSTO  -  ATELIÊ  -  INT.  -  NOITE.


RODOLFO AUGUSTO FOI ATÉ UM ARMÁRIO E VOLTOU COM UM VESTIDO BRANCO NAS MÃOS.

RODOLFO AUGUSTO  -  Experimente. Vamos ver como fica em você. É um modelo exclusivo. Deve ter as suas medidas.

MARIA REGINA  -  (pegou o vestido, emocionada) Nossa! É maravilhoso... Chiquérrimo... Um Rodolfo Augusto exclusivo e legítimo.

RODOLFO AUGUSTO  -  (apontou para uma porta) O provador é ali.

ALGUNS MINUTOS DEPOIS, MARIA REGINA VOLTOU. RODOLFO AUGUSTO SORRIU, SATISFEITO.

RODOLFO AUGUSTO  -  Perfeito! Parece ter sido feito pra você! Dê uma volta... muito bom! Vá até o espelho (mostrou um enorme espelho na parede do aposento) Olhe-se!

MARIA REGINA FOI ATÉ O ESPELHO E OLHOU-SE EM TODOS OS ÂNGULOS. VOLTOU-SE PARA O COSTUREIRO COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.

MARIA REGINA  -  Nossa! Nunca pensei que, um dia, pudesse provar um vestido seu! É maravilhoso!

RODOLFO AUGUSTO  -  Pois bem... ele pode ser seu... e você poderá ter muitos outros... se entrarmos num acordo.

MARIA REGINA  -  Tou morrendo de curiosidade!

RODOLFO AUGUSTO  -  O que você acha de nós fingirmos... que somos namorados? Já imaginou seu nome nas revistas de fofocas, nas colunas sociais, os paparazzi te seguindo, querendo saber quem é a namorada de Rodolfo Augusto? Logo vai estar nas capas de revistas, recebendo convites para festas, eventos e, quem sabe, até para posar nua?

MARIA REGINA FITOU-O, DESLUMBRADA. MAL CONSEGUIA FALAR.

MARIA REGINA  -  É tudo o que sempre sonhei! Mas... e você... o que ganha com isso? Já é famoso, tem uma carreira consolidada no mundo da moda, nos desfiles de carnaval...

RODOLFO AUGUSTO  -  (piscou o olho, e fez um trejeito) Meu amor, mesmo com toda essa fama, adoro estar à frente dos refletores, nas colunas sociais... enfim, em evidência! Entendeu agora? Quero que falem de mim, que me chamem pra programas de TV, festas, eventos! Vou te confessar meu maior sonho: ser entrevistado  pelo  Jô!  Entendeu  agora  os  meus  motivos? Nosso romance vai dar o que falar, menina! Vai ser o babado do ano! Como é... topa?

MARIA REGINA  -  Ser sua namorada de mentirinha? Mas é lógico, meu amor! Até beijo na boca eu encaro!

RODOLFO AUGUSTO  -  (desconcertado) Também, não precisa exagerar, né... Vamos devagar!...

MARIA REGINA  -  Como você quiser! Só quis dizer que pode contar comigo. O que tiver de fazer, eu faço!

RODOLFO AUGUSTO  -  Ótimo! Pois então, prepare-se! Vai precisar desse vestido hoje mesmo! Fui convidado pra um jantar de noivado de um casal da alta sociedade carioca, no Restaurante Fasano. Vai estar cheio de celebridades e repórteres! É uma ótima oportunidade pra todos conhecerem a namorada de Rodolfo Augusto!
CORTA PARA:

CENA  4  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  QUARTO DE HELÔ  -  INT.  -  DIA.


ERAM 11 DA MANHÃ QUANDO HELÔ ACORDOU. FOI ATÉ A JANELA E ABRIU A CORTINA. ESTAVA UM BELO DIA DE SOL E A PRAIA DE DE IPANEMA ESTAVA APINHADA DE GUARDA-SÓIS COLORIDOS DISPUTANDO COM OS BANHISTAS CADA METRO DE PRAIA.

HELÔ  -  (para si) Quer saber? Não vou ficar aqui, chorando! (num impulso, pegou o celular e discou) Alô! Ricardinho? Sou eu, Helô! Quero falar com você. Pode ser? OK, te espero no meu apartamento à uma da tarde. Não se preocupe. Vítor não vai estar em casa. Depois eu te explico. Tchau!

MISS JULY ENTROU NO QUARTO E ESTACOU, AO OUVIR AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE HELÔ.

HELÔ  -  (voltou-se) Miss July... você tava aí?

MISS JULY  -  Acabei de chegar a tempo de ouvir o nome daquele rapaz... Helô, você ligou pra esse marginalzinho, o Ricardinho?

HELÔ  -  Não fale assim, Miss July; ele não é marginal. Ele é como eu, um incompreendido!

MISS JULY  -  (benzeu-se) Pelo amor de Deus, não se compare a ele! Helô... eu ouvi bem ou você marcou com ele no seu apartamento?

HELÔ  -  Marquei, marquei sim! (decidida) Miss July, sinto muito, mas se você e papai esperam que eu fique trancada nesse quarto chorando, tão enganados! Vou fazer de conta que Vítor jamais fez parte da minha vida! Vou procurar meus amigos e voltar a ser a mesma Helô de antes! (dirigiu-se ao banheiro) E agora, se me dá licença, vou tomar um belo banho!

MISS JULY  -  (atônita) Helô, espere! Vamos conversar... Você acabou de se separar... Não fica bem. Seu pai não vai gostar nada...

A VOZ DE MISS JULY FOI ABAFADA PELO BARULHO DA ÁGUA DO CHUVEIRO CAINDO SOBRE O CORPO DE HELÔ. PREOCUPADA, BALANÇOU A CABEÇA E SAIU DO QUARTO.

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE HELÔ  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

 
RICARDINHO E HELÔ CONVERSAVAM, SENTADOS NO SOFÁ.

RICARDINHO  -  Caramba, por essa eu não esperava! Taí, não esperava mesmo! Vocês tavam tão ligados um no outro... Legal!

HELÔ  -  Legal?

RICARDINHO  -  Legal você ter se descartado do padreco. Pensando bem, eu não sei como você conseguiu aguentar ele tanto
tempo. E ele parece que andava desconfiado do seu envolvimento no assassinato de Nívea.

HELÔ  -  Como é que você sabe?

RICARDINHO  -  Pô, ele andava fazendo perguntas pra todo mundo. Lembra da confusão na Boate do Diabo? Fui eu que preparei. Pra dar uma lição nele. Tava precisando.

HELÔ  -  Você o odeia!

RICARDINHO  -  Odeio mesmo. Podendo arrebentar ele, eu arrebento. E agora, por dois motivos: por Nívea e por você!

HELÔ RESPIROU FUNDO E BALANÇOU A CABEÇA, COMO A DESVIAR O PENSAMENTO, QUE, CONTRARIANDO SUA VONTADE, A LEVAVA SEMPRE A VÍTOR MARIANO.

HELÔ  -  Tive uma idéia! Vou dar uma festinha aqui!

RICARDINHO  -  Taí, gostei! E também tou gostando de ver que a Helô que eu conheci e sempre curti de montão tá de volta!
      
HELÔ  -  E então, você me ajuda?

RICARDINHO  -  Lógico, gata! (fitou-a, sedutor) Helô... sabia que você tá ainda mais gata que antes? Se é que isso é possível...

HELÔ  -  Ah, para com isso, Ricardinho....

RICARDINHO  -  Tou falando sério... você sabe que tou.

CORTA PARA:

CENA 6  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.   


KONSTANTÓPULUS ABRIU A PORTA. SAMUCA ENTROU E ESTRANHOU AO VER RENATÃO DEITADO NO DIVÃ, OLHANDO PARA O TETO.

SAMUCA  -  (ao mordomo) O que é que ele tem?

KONSTANTÓPULUS  -  (murmurou) Foi bom ter vindo, seu Samuca. Faz uns dois dias que ele tá assim. Nem à praia tem ido... tou começando a ficar preocupado!

SAMUCA  -  (a Renatão) Õ irmão! O que é que tá pegando? Tá deprimido?

RENATÃO  -  (suspirou, sem encará-lo) Olá, Samuca...

SAMUCA  -  (sentou-se ao lado) Cara, isso tá me cheirando a... mulher! Acertei? Não vá me dizer que é a...

RENATÃO  -  (fitou-o, sem emoção) Acertou, meu amigo. É a Babi. Ela não quer me ver mais. Não atende minhas ligações... e o diabo é que não consigo parar de pensar nela! Perdi a vontade de comer, beber, ir à praia...

SAMUCA  -  Que isso!... Então é muito mais sério do que eu pensava! Quem diria!... O velho Renatão tá apaixonado!

RENATÃO  -  Não sei definir o que tá acontecendo, meu velho... só sei que não tou gostando nada, sacou? O problema é que é mais forte do que eu!...

SAMUCA  -  Então, temos que fazer alguma coisa! Alguma coisa que chame a atenção dela! Uma coisa bem louca....

RENATÃO  -  (esperançoso) O quê?

SAMUCA  -  Já sei! (segredou ao ouvido do amigo) Aposto que vai acertar no alvo!

RENATÃO DEU UM SALTO DO DIVÃ E, NUM IMPULSO, BEIJOU SAMUCA NO ROSTO.

RENATÃO  -  Genial! Você é um gênio, Samuca!

SAMUCA  -  (empurrou-o e limpou o rosto, com cara de nojo) Para com isso, velho! Menos, pô!

CORTA PARA:

CENA  7  -  PRAIA DE IPANEMA  -  EXT.  -  DIA.


DUAS HORAS DEPOIS, O AVIÃO CARREGANDO A FAIXA DE RENATÃO: “BABI, GAMEI POR VOCÊ, RENATÃO”, CRUZAVA O CÉU DE IPANEMA, INDO ATÉ O ARPOADOR E VOLTANDO AO LEBLON, POR DIVERSAS VEZES, ATRAINDO A ATENÇÃO DOS MILHARES DE BANHISTAS NA PRAIA.
CORTA PARA:

CENA  8  -  “FOLHA DO RIO”  -  REDAÇÃO  -  INT.  -  DIA.

DOIS DIAS DEPOIS, RODOLFO AUGUSTO E MARIA REGINA DAVAM UMA ENTREVISTA A NELSON MOTA, NA REDAÇÃO DA ‘FOLHA DO RIO”, QUANDO VÍTOR ENTROU E FOI DIRETO À MESA DE ARAKEN.

VÍTOR  -  Bom dia, seu Araken.

ARAKEN  -  (olhou-o, surpreso) Vítor Mariano! Como vai?

VÍTOR  -  Queria falar com o senhor, se possível em particular e fora daqui.

VÍTOR ESTAVA TENSO, COM OS NERVOS À FLOR DA PELE. ARAKEN PERCEBEU QUE HAVIA ALGO ERRADO.

ARAKEN  -  Claro. Onde você quiser.

A ALGUNS METROS DALI, NUM CENÁRIO IMPROVISADO,  RODOLFO AUGUSTO E MARIA REGINA POSAVAM PARA O FOTÓGRAFO DO JORNAL, SOB AS INSTRUÇÕES DE NELSON MOTA.

MARIA REGINA  -  (fazendo caras e bocas) Vai sair na capa, seu Nelson?

NELSON MOTA  -  Por favor, esqueça o “seu”. Pode me chamar de Nelson. Respondendo à sua pergunta, não. Não vão ser capa, mas página dupla eu garanto.

RODOLFO AUGUSTO  -  (sorriu, satisfeito) Está ótimo!

NELSON MOTA  - Voltando às perguntas, como vocês se conheceram?

MARIA REGINA  -  Eu vim de Belo Horizonte e...

RODOLFO AUGUSTO  -  (cortou) Ela viajou muito cedo pra Europa. Foi morar na França e desfilou para grandes estilistas, como Yves St. Laurent, Armani, Calvin Klein...

NELSON MOTA  -  Engraçado... Maria Regina Mota... nunca ouvi esse nome no mundo da moda...

RODOLFO AUGUSTO  -  (disfarçou o nervosismo) Eh... ela é mais conhecida na França e na Itália...

NELSON MOTA  -  (mudou de assunto) Já pensam em casamento ou...

RODOLFO AUGUSTO  -  Por enquanto, não. É só namoro. Estamos nos conhecendo, não é mesmo, meu amor?

MARIA REGINA  -  (beijou-o no rosto) Claro, Gugu, e está maravilhoso, assim... Não temos pressa, não é, meu xuxuzinho?

NELSON MOTA  -  (murmurou) Quem diria...  (e para o casal) Já sei qual será a manchete: “Rodolfo Augusto in Love”. Já pensou se isso acabar em casamento?

RODOLFO AUGUSTO  -  Ainda é muito cedo... mas, quem sabe?

CORTA PARA:

CENA  9  -  PENSÃO PRIMAVERA  -  QUARTO DE VÍTOR  -  INT.  -  DIA.

ARAKEN  -  (sentando-se numa poltrona) Mudou-se para cá há quanto tempo?
   
VÍTOR  -  Uns três ou quatro dias.

ARAKEN  -  Até agora não entendi você ter vindo morar numa pensão. O Oliveira Ramos não lhe ajudou?

VÍTOR  -  Não quero a ajuda dele. Aliás, minha situação é complicada. Meu salário de professor mal dá pra sobreviver. Porém, não foi pra discutir isso que fiz o senhor vir até aqui. O senhor vai levar um susto, quando eu lhe disser o que tenho em mente.

ARAKEN  -  Pois então, fale. Sou todo ouvidos.

 

FIM DO CAPÍTULO 57

 
e no próximo capítulo...
 
*** Vítor expõe sua corajosa idéia a Araken e nem imagina o vespeiro em que está se envolvendo!
*** Oliveira Ramos investiga a vida pregressa de D. Consuelo no México e fica bastante preocupado com as informações!
*** Miss July, muito preocupada, conta a Oliveira Ramos que Helô e Ricardinho vão dar uma festa em seu apartamento. 
 
 
NÃO PERCA O CAPÍTULO 58 DE


 

3 comentários:

  1. Toni, valeu esperar. As coisas estão ficando quentes. Helô mais uma vez metendo os pés pelas mãos. Qual será o plano de Vitor? E o mistério de Consuelo? Será que ela é uma golpista? Qual é o seu interesse em Samuca? E Renatão, até onde vai levá-lo essa paixão por Babi? Tudo pegando fogo e creio encaminhando-se, breve, para o final. Muito bom! Parabéns, está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Toni, adorei esse capítulo! Rodolfo Augusto e Maria Regina vão me fazer rir muito pelo jeito, com esse namoro de mentirinha, estou prevendo muita confusão rsrsrs. Helô não perdeu tempo, voltou pra sua vida fútil de antes! E o que será que Vítor pretende fazer? Fiquei preocupada com ele! E D. Consuelo o que terá aprontado no México? Está muito bom! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. JE e Maria, obrigado pelos comentários, o maior incentivo pra levar esta história em frente. Aguardem, pois daqui pra frente, muitas emoções, comédia e suspense estão por vir!

    ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir