quarta-feira, 13 de junho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 58 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 58

Personagens deste capítulo:

VÍTOR
ARAKEN
DELEGADO FONTOURA
JUREMA
RICARDINHO
OLIVEIRA RAMOS
D. CONSUELO
MISS JULY
SAMUCA
DOM JOSÉ
HELÔ
EMILIANO
BABI
VERINHA
MARIO MALUCO
MARCOS


CENA 1  -  PENSÃO PRIMAVERA  -  QUARTO DE VÍTOR  -  INT.  -  DIA.

Continuação Imediata da Última Cena do Capítulo Anterior.

VÍTOR  -  (calmo e decidido) O sofrimento, a desilusão, a revolta, fizeram de mim um outro homem. Quando o senhor veio falar comigo pela primeira vez, eu lhe pedi pra deixar  Nívea em paz. Agora, sou eu quem lhe diz: é preciso que todos saibam porque ela morreu, porque tudo isso aconteceu! É preciso apontar os culpados! Denunciar! Punir!

ARAKEN OLHAVA PARA VÍTOR COM ESPANTO.

ARAKEN  -  Mas você sabe quem são os verdadeiros culpados?

VÍTOR  -  Sei, sim. Muita gente a matou. Inclusive com a nossa cumplicidade, com a nossa omissão.

ARAKEN  -  Não estou entendendo!

VÍTOR  -  Importa muito pouco quem a empurrou lá de cima do paredão. Outros a vieram empurrando antes para lá. E esses outros não são menos culpados! São os verdadeiros culpados! Esses é que é preciso denunciar, desmascarar, destruir!

ARAKEN  -  (continuava atônito) De que maneira? Com que armas? Pela imprensa?

VÍTOR  -  Isso mesmo (fez um sinal com a cabeça) Estou disposto a escrever uma série de artigos ou reportagens, dando o meu depoimento pessoal sobre tudo isso. Sobre o mundo em que Nívea viveu e que a matou. Sem omitir nada, sem livrar ninguém. Sem contemplação.(fez uma pausa e prosseguiu, mais lentamente) Sei que vou mexer com gente poderosa, gente sem escrúpulos, gente vingativa, mas lutarei de peito aberto contra eles. Pra acabar com eles!
 
ARAKEN  -  Eu não acredito que você acabe com eles. Acredito que eles acabem com você. Veja bem, Vítor: eu estou do seu lado. Mas quanto à “Folha do Rio”, perca as esperanças! Não vão publicar nada. Contudo... há outros jornais, não vendidos a Oliveira Ramos. O “Correio da Tarde”, por exemplo... (estendeu a mão para Vítor) Conte comigo! Estou com você,  nessa! Bem, eu tenho que voltar pra Redação.

VÍTOR  -  (apertou-lhe a mão, com gratidão) Muito obrigado, Araken.

ARAKEN  -  Não precisa me agradecer. Você me considerou capaz de topar a briga do seu lado. Esse foi o maior elogio que já recebi como profissional. E eu nem sei se mereço.

CORTA PARA:

CENA 2  -  DELEGACIA  -  SALA DO DELEGADO FONTOURA  -  INT.  -  DIA.

RICARDINHO ESTAVA À FRENTE DE FONTOURA, QUE ENCARAVA-O, COM FRIEZA.

RICARDINHO  -  Como é, seu Delega, posso ver Jurema?

DELEGADO FONTOURA  -  (coçou o queixo, refletindo, e decidiu-se) Cabo Jorge, acompanhe o senhor Ricardo Miranda à cela de Jurema de Alencar.

CORTA PARA:

CENA 3  -  DELEGACIA  -  CELA DE JUREMA  -  INT.  -  DIA.

O CABO JORGE ABRIU A PORTA DE FERRO E JUREMA ATIROU-SE NOS BRAÇOS DE RICARDINHO, EMOCIONADA.

JUREMA  -  Meu querido, que saudade!...

RICARDINHO  -  E aí, como é que você tá?

JUREMA  -  (mostrou o aposento à sua volta) Preciso responder? Tou a ponto de enlouquecer nesse lugar horrível!...

RICARDINHO  -  Temos que dar um jeito de tirar você daqui... mas como?

JUREMA  -  O Dr. Celso Barroso, meu advogado, esteve aqui, hoje de manhã. Ele acredita na minha inocência. Vai entrar com um pedido de revisão criminal.

RICARDINHO  -  Revisão criminal?

JUREMA  -  É. Ele disse que tem sérios motivos pra acreditar que Helô Oliveira Ramos é a assassina de Nívea!

RICARDINHO  -  (irritado) Olha, Jurema, tudo isso é besteira. Besteira! Livrar você e engaiolar Helô! Ele tá maluco? Então o Oliveira Ramos vai deixar que alguma coisa aconteça com Helô? Qual é, não viaja...

JUREMA  -  (desconfiou por instinto) Ela ainda tá casada com o padre?

RICARDINHO  -  Não. Se separaram.

AO DIZER ISSO, RICARDINHO SE TRAIU. E O OLHAR DE JUREMA FOI DE QUEM VIU REFORÇADA UMA FORTE SUSPEITA.

JUREMA  -  (desconfiada) Está acontecendo alguma coisa que eu não sei? Ricardinho... você tem alguma coisa pra me dizer?

RICARDINHO  -  Não. Para de bobeira, pô!

JUREMA  -  Bobeira, é? Sei!...

CORTA PARA:

CENA  4  -  CASA DE D. CONSUELO  -  PISCINA  -  EXT.  -  DIA.    

USANDO UM ENORME CHAPÉU E ÓCULOS DE SOL, D. CONSUELO ACOMPANHAVA, SENTADA NUMA ESPREGUIÇADEIRA, CADA BRAÇADA DE SAMUCA NA PISCINA. DOM JOSÉ A AVISTOU, DO LIVING, E FOI AO SEU ENCONTRO.

DOM JOSÉ  -  D. Consuelo! D. Consuelo! Fue su procura!

D. CONSUELO  -  Estoy aqui, Dom José. Mira, Samuquito no parece un niño feliz en la piscina?

DOM JOSÉ  -  Estoy muy preocupado! Dr. Oliveira Ramos llamó.
Él quiere volver a verla con urgencia! Quiere que vayas al banco ahora!


D. CONSUELO  -  (sem demonstrar reação)  Ahora non puedo, Dom José. Yo estoy a mirar Samuquito nadar. Vá usted!

DOM JOSÉ  -  (assustado) Y... yo?!

D. CONSUELO  -  Si, si. Usted. No es mi procurador?

CORTA PARA:

CENA  5  -  PENSÃO PRIMAVERA  -  QUARTO DE VÍTOR  -  INT.  -  DIA.


VÍTOR AGUARDAVA, ANSIOSAMENTE, ENQUANTO O JORNALISTA ACABAVA DE LER A SUA PRIMEIRA REPORTAGEM.

VÍTOR  -  Que tal?

ARAKEN  -  Rapaz, isto vai ser uma bomba! Você vai abalar os alicerces da República de Ipanema! Para o “Correio da Tarde”, isto vai ser um presente do céu. Vão dobrar de tiragem, garanto. E o Gouveia Neto vai se morder de raiva por não poder publicar. Sim,  porque é o tipo de matéria que ele gosta. Tem aquilo que chamamos de impacto de opinião pública. E isso faz vender jornal. (pôs a mão no ombro de Vítor) De amanhã em diante, meu caro, se prepare: sua vida vai ficar muito mais agitada! Será uma guerra!

CORTA PARA:

CENA  5  -  BANCO OLIVEIRA RAMOS  -  SALA DE OLIVEIRA  -  INT.  -  DIA.


OLIVEIRA ACENDEU UM CHARUTO E ESTENDEU A CAIXA PARA DOM JOSÉ. VIROU-SE PARA EMILIANO, QUE TRAZIA UMA PAPELADA.

OLIVEIRA RAMOS  -  O caso é o seguinte: não é que haja nenhuma desconfiança de nossa parte, mas as informações de praxe, o senhor sabe, que tivemos que pedir ao México, são bastante contraditórias e não coincidem com as que D. Consuelo nos deu sobre seus bens, ações, etc.

DOM JOSÉ  -  Pero, no es posible...

OLIVEIRA RAMOS  -  Seu Emiliano, mostre a Dom José.

DOM JOSÉ EXAMINOU OS PAPÉIS, COM AS MÃOS TRÊMULAS.

DOM JOSÉ  -  (tentou desesperadamente explicar, enrolando tudo propositalmente) Pero, señores, no puede ser... debe haver un equívoco, verdad?

OLIVEIRA RAMOS  -  Sim, é claro que há um equívoco. O que nós queremos saber é: onde está o equívoco?

VINTE MINUTOS MAIS TARDE, OLIVEIRA E EMILIANO JÁ ESTAVAM COM A PACIÊNCIA ESGOTADA. O DIÁLOGO PROSSEGUIA COM DOM JOSÉ, O PROCURADOR DE D. CONSUELO, BATENDO SEMPRE NA MESMA TECLA:

DOM JOSÉ  -  Hay un equívoco sí, verdad?
   
OLIVEIRA RAMOS  -  (deu um murro na mesa e gritou) Basta!

DOM JOSÉ SE EMPERTIGOU.

OLIVEIRA RAMOS  -  (estendeu-lhe a mão) Tomara que haja, realmente, um equívoco, Dom José Quintana!

O MEXICANO SAIU COM EMILIANO.

CENA  6  -  BANCO OLIVEIRA RAMOS  -  SALA DE ESPERA  -  INT.  -  DIA.

EMILIANO ACOMPANHOU DOM JOSÉ ATÉ A PORTA, ONDE SE DESPEDIRAM, E VIU UM JORNAL SOBRE A MESA DA RECEPCIONISTA. A MANCHETE LHE CHAMOU A ATENÇÃO. ELE APANHOU O JORNAL E COMEÇOU A LER. SUAS FEIÇÕES FORAM SE ALTERANDO E ELE CORREU, APRESSADO, DE VOLTA AO GABINETE DE ONDE SAÍRA.

CENA 7  -  BANCO  -  SALA DE OLIVEIRA RAMOS  -  INT.  -  DIA.        

EMILIANO  -  Dr. Oliveira, o senhor já viu este jornal?

OLIVEIRA RAMOS  -  (pegou o jornal e leu) “Quem realmente matou Nívea”. (e mais abaixo) “Numa série de reportagens que iniciamos hoje, o Padre Vítor Mariano aponta os verdadeiros culpados!” (sob a manchete, uma foto de Nívea) Mas que loucura é essa!... (leu a reportagem da primeira à última linha) Que houve com esse rapaz? Enlouqueceu? Não há dúvida que é ele mesmo. Quem podia saber de tantas particularidades do meu primeiro casamento, da doença de minha mulher, dos traumas de infância de Helô, senão ele?

EMILIANO  -  É... eu mesmo ignorava essas coisas.

OLIVEIRA RAMOS  -  Poucas, pouquíssimas pessoas sabem que minha primeira mulher esteve vinte anos num sanatório! E ele diz  aqui,  inclusive,  que  eu  enganei minha filha durante todo esse  tempo a respeito disso! Quem ler essa reportagem, o que há de pensar de mim?! Que sou um monstro! E esta é apenas a primeira de uma série!

CORTA PARA:

CENA  8  -  CASA DE D. CONSUELO  -  SALA DE JANTAR  -  INT.  -  DIA.


A CRIADA ENCAMINHAVA-SE COM UMA BANDEJA DE SUCOS E SANDUÍCHES PARA A PISCINA, QUANDO D. CONSUELO FOI AO SEU ENCONTRO.

D. CONSUELO  - 
Puede dejar, Matilde, me tomo el lanche de mi marido.


TOMOU-LHE A BANDEJA DAS MÃOS E DIRIGIU-SE PARA A PISCINA.

CENA  9   -  CASA DE D. CONSUELO  -  PISCINA  -  EXT.  -  DIA.

D. CONSUELO  -  Samuquito! Trago  el lanche a tí, mi amore!

SENTADO NA ESPREGUIÇADEIRA, SAMUCA LIA O “CORREIO DA TARDE“.

SAMUCA  -  (sem tirar os olhos do jornal) Caramba! O padre botou pra quebrar!

D. CONSUELO  -  (olhando por cima do ombro do marido)
¿Qué estás leyendo, Samuquito?


SAMUCA  -  O padre Vítor, marido de Helô, resolveu botar todos os podres do Oliveira pra fora! Isso vai dar o maior bolo!

MATILDE, A CRIADA, APROXIMOU-SE EM COMPANHIA DE DOM JOSÉ.
 
DOM JOSÉ  -  (com gestos nervosos) Señora,
necesitamos hablar!

D. CONSUELO  -  (para Samuca)
Come el sándwich, amor. Vuelvo en seguida!


PREOCUPADA, D. CONSUELO AFASTOU-SE ALGUNS METROS, SEGUIDA POR DOM JOSÉ, SOB O OLHAR DE CURIOSIDADE DE SAMUCA.

DOM JOSÉ  -  Fui pressionado pelo senõr Oliveira Ramos! El sospecha de que hay algo mui errado! Señora, no hay otra solución: tenemos llamar Dom Carvajal!

D. CONSUELO  -  (olhou discretamente para Samuca) No, no es el momento. Acalma-te, Dom José! Ahora no es hora de hablar sobre esto. Después conversamos!

DOM JOSÉ  -  Mas... mas...

D. CONSUELO VIROU-LHE AS COSTAS E VOLTOU PARA JUNTO DO MARIDO. DOM JOSÉ BALANÇOU A CABEÇA, RESIGNADO E RETIROU-SE EM SEGUIDA.

SAMUCA  -  O que ele queria? Dom José tava com uma cara esquisita!...

D. CONSUELO  -  Y yo sé? (respondeu, servindo-se de um copo de suco) Dom José no está muy bien de la cabeça, me parece...

SAMUCA  -  (desconfiado) Nem ele, nem você. Que era que vocês tanto discutiam, há pouco?
 
D. CONSUELO  -  Tonteiras, Samuquito. Pero, que dice el periódico?

SAMUCA  -  Faz uma devassa na vida do Oliveira Ramos, que vou te contar! Nele e numa porção de gente. E diz que vai continuar... Continuar?

SAMUCA FECHOU A CARA, PREOCUPADO. NÃO RIA MAIS.

CORTA PARA:

CENA  10  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.


MISS JULY ANDAVA DE UM LADO PARA O OUTRO, MUITO NERVOSA, QUANDO OLIVEIRA RAMOS VOLTOU PARA CASA, APÓS MAIS UM DIA DE TRABALHO.

MISS JULY  -  (respirou aliviada) Ai, graças a Deus o senhor chegou, Doutor Oliveira!

OLIVEIRA RAMOS  -  O que aconteceu. Miss July? Onde está Helô?

MISS JULY  -  Ela vai ficar uma fera quando souber que eu contei... mas  não dá pra ficar quieta!

OLIVEIRA RAMOS  -  (impaciente) Fale de uma vez! O que ela aprontou desta vez?

MISS JULY  -  Aquele tal de Ricardinho veio buscar ela aqui! Nesse momento estão dando uma festa no apartamento dela!

CORTA PARA:

CENA  11  -   APARTAMENTO DE HELÔ  -  SALA  -  INT.  -  NOITE. 

A FESTINHA ESTAVA NO AUGE, QUANDO OLIVEIRA RAMOS CHEGOU. ESTAVAM PRESENTES, ALÉM DE RICARDINHO, MARIO MALUCO, BABI, MARCOS E VERINHA. O APARTAMENTO PARECIA PEQUENO PARA TANTA GENTE. O BANQUEIRO FICOU ESPANTADO COM O QUE VIU.

OLIVEIRA RAMOS  -   (avistou a filha e aproximou-se) Que é isso, minha filha? Você está louca? Pense na sua situação. Você se separou de seu marido há menos de uma semana!
  
HELÔ  -  E que tem isso? Não estou me incomodando, ou você acha que devo entrar pra um convento? Estou apenas me divertindo com meus amigos.

OLIVEIRA RAMOS  -  (passou a vista pela sala) Essa turma eu conheço muito bem!

HELÔ SE AFASTOU E ELE FICOU UM INSTANTE INDECISO. BABI SE APROXIMOU DELE, DANÇANDO.

BABI  -  Oi, coroa...

OLIVEIRA OLHOU PARA ELA, A PRINCÍPIO OFENDIDO, DEPOIS COM CURIOSIDADE.

OLIVEIRA RAMOS  -  Quem é você?

BABI  -  (estendeu a mão, sorrindo, maliciosa) Eu sou a Babi.

OLIVEIRA RAMOS  -  Você é muito bonita... (T) Bem, eu tenho que ir. Boa noite.

BABI  -  Chau.

O BANQUEIRO RETIROU-SE. HELÔ ABRIU PASSAGEM ENTRE OS CASAIS QUE DANÇAVAM E DIRIGIU-SE PARA A VARANDA. DEBRUÇOU-SE E OLHOU PARA A RUA, COM O PENSAMENTO LONGE...

RICARDINHO, QUE NÃO A PERDIA DE VISTA UM SEGUNDO SEQUER, SEGUIU-A E TOCOU-LHE O OMBRO.

HELÔ  -  (voltou-se) Ah, é você...

RICARDINHO  -  Eu tou louco pra fazer uma coisa... e vai ser agora!

NUM ÍMPETO, RICARDINHO TOMOU-A NOS BRAÇOS E BEIJOU-A NOS LÁBIOS, COM ARDOR.


FIM DO CAPÍTULO 58


e no próximo capítulo...

*** Renatão e Samuca estão preocupados com a repercussão das reportagens de Vítor.

*** Samuca, desconfiado, exige a verdade!  D. Carvajal decide contar-lhe todo  o mistério que envolve
Consuelo!

*** Renatão e Helô encontram-se no desfile de Rodolfo Augusto e ele convida-a para beber um vinho em seu apartamento.


NÃO PERCA O CAPÍTULO 59 DE







4 comentários:

  1. Toni Vítor botou pra quebrar, não sei que consequências terá que enfrentar! Já tem gente preocupada com isso. O que será que Renatão pretende com Helô, estou desconfiada dele, e ela cada dia mais maluquinha! Finalmente vamos saber o que há de errado com D. Consuelo. A novela está movimentadíssima, boa demais! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vitor arrumando encrenca com gente poderosa. Consuelo, em minha opinião, é uma grande tranbiqueira. Só não entendi qual é o interesse dela no Samuca, será apenas amoroso ou haverá algum misterio em torno do Samuquito? Helô se envolvendo com tipos da pesada, agora com Ricardinho e depois com Renatão. Acho que corre sério risco, principalmente com o primeiro. Gostando muito!

    ResponderExcluir
  3. Oi Toni, quanta emoção hoje. Helô tendo uma recaída, no melhor estilo, vamos ver as consequências. Não entendi muito bem o Vítor chutando o pau da barraca, ou somente tentando resolver o seu velho conflito, ou fico na zona de conforto finjo que não vejo ou como tenho príncipios e valores , posso e vou fazer diferença .....(Este é o conflito da maioria dos mortais...) Quanto a Consuelo, prá mim é trambiqueira mesmo e Samuquito vai sair na pior mais uma vez. Agora se ele e o Renatão estão devendo tando no fim da Nívea vão ter que se resolver também. Vou aguardar ansiosa o próximo capítulo, pena que estamos chegando nos finalmente né? bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem, amigos, agora entrando na reta final, as coisas começam a se definir e as dúvidas a se esclarecer. Vítor mexendo com gente poderosa e perigosa, vai sofrer as consequencias, podem acreditar. Helô, meio perdida diante dos últimos acontecimentos, mas fica claro que em nenhum momento deixou de amar Vítor.
    Abraços!

    ResponderExcluir