quarta-feira, 27 de junho de 2012

SESSÃO SAUDADE - JANETE CLAIR

Dizem alguns que as telenovelas andam mais pobres ultimamente. Somos obrigados a concordar. Há uma mesmice pairando no ar já faz muito tempo. Julgamos que essa mesmice embora se deva em parte à falta de imaginação dos autores atuais, deve-se também à perda de grandes nomes do passado, que sabiam como ninguém lidar com as emoções do público, nomes como o de Dias Gomes, Ivani Ribeiro e da nossa homenageada de hoje, Janete Clair.
Lendária autora de grandes sucessos como Irmãos Coragem, Selva de Pedra e Pai Herói, dentre outros, Janete escreveu num tempo em que um autor não precisava de um batalhão de assistentes e nem utilizava modernos computadores, valendo-se apenas de sua imaginação e de uma máquina de escrever manual. Romântico, dirão alguns, mas pouco realista com a situação atual, que é diferente. Pode ser, mas eram tempos em que o autor se preocupava em contar uma história e não em ficar levantando bandeiras de causas sociais ou de qualquer espécie. Uma boa novela deve sim discutir causas sociais e outros assuntos, mas não pode deixar de ter uma boa história. É essa lição que tiramos dos escritos de Janete e que muitos autores de hoje, intelectualóides de papelão, não compreendem.
Para saber mais sobre a autora, favor consultar: http://www.museudatv.com.br/biografias/Janete%20Clair.htm.
Com o objetivo de homenageá-la, selecionamos dois vídeos. O primeiro é uma homenagem a ela feita no último capítulo de Eu Prometo, sua última novela e que não chegou a completar. O segundo mostra seus principais sucessos na TV.
Salve, Janete! Nossa saudade continua!
Que descanse em paz e obrigado pelos momentos mágicos que nos proporcionou!

PRIMEIRO VÍDEO

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=U4zmKo24EDQ

SEGUNDO VÍDEO


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=l0Tmd-yaqDc

Um comentário:

  1. Muito linda homenagem! Janete Clair é responsável por maravilhosas lembranças que eu e milhões de brasileiros que viveram naquela época, guardaremos para sempre em nossas mentes e corações. Foram tantas histórias emocionantes, engraçadas, dramáticas, com personagens que pareciam fazer parte de nossa comunidade, tal a importância que dávamos a essas novelas! Lembro com carinho de personagens marcantes como Sinhana, Pedro Azulão, Lara/Diana, Amanda, André, Carlão, que até hoje são comentados. Janete Clair sabia fazer novelas, com ela morreu um pouco da magia da televisão, nunca foi nem será igualada! Amei esses vídeos, neles vi gente de quem também sinto saudades, como Heloisa Helena e Ênio Santos entre outros. Lindo demais!

    ResponderExcluir