quarta-feira, 1 de maio de 2013

SESSÃO SAUDADE - PAULO VANZOLINI

Sempre que recordamos uma canção famosa nos vem logo à mente o nome do seu intérprete. Mas, muitas vezes, não sabemos quem é o seu compositor.
Poucos compositores têm seu nome associado imediatamente a alguma de suas composições. Paulo Vanzolini é um desses casos. Falou em Ronda, imediatamente, nos vem à memória seu nome.



Vanzolini, que faleceu a poucos dias atrás, conseguiu conciliar o erudito e o popular. No seu lado erudito, era um famoso cientista com longa carreira na USP, já no seu lado popular, dedicou-se à composição de sambas e à boêmia.
Para homenageá-lo, reproduzimos abaixo dois vídeos muito antigos com composições suas de enorme sucesso e que se transformaram em clássicos da MPB. No primeiro, em gravação de 1953, Inezita Barroso interpreta a conhecidíssima Ronda, maior sucesso do compositor. No segundo, Noite Ilustra, em gravação de 1962, dá vida à composição Volta por Cima.
Com o tempo, a MPB vai dar a volta por cima na tristeza pela morte desse grande compositor, mas restará sempre a doce saudade de Paulo Vanzolini.
Para saber mais sobre esse compositor, favor consultar: www.dicionariompb.com.br/paulo-vanzolini/biografia.
Que descanse em paz!

PRIMEIRO VÍDEO


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HHwb4s4LQ4g

LETRA

RONDA

De noite eu rondo a cidade
A lhe procurar sem emcontrar
No meio de olhares espio nas mesas dos bares
Você não está
Volto pra casa abatida
Desenganada da vida
No sonho eu vou descansar
Nele você está
Ai se eu tivesse quem bem me qisesse
Esse alguém me diria
Desiste essa busca é inutil
Eu não desistia
Porém com perfeita paciencia
Sigo a procurar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinho
Jogando bilhar
E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar da avenida São João

Fonte: http://letras.mus.br/inezita-barroso/590178/

SEGUNDO VÍDEO



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BI8dBBDL0CU

LETRA

VOLTA POR CIMA

Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima

Fonte: http://letras.mus.br/noite-ilustrada/577740/

2 comentários:

  1. Bela homenagem..não o conhecia ! Belas músicas.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ouvir essas músicas! Um grande compositor! Merecida homenagem!

    ResponderExcluir