quarta-feira, 18 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 73 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 73

Personagens deste capítulo:
OLIVEIRA RAMOS
MISS JULY
DANUSA
RENATÃO
RODOLFO AUGUSTO
DELEGADO FONTOURA
VÍTOR
HELÔ
KONSTANTÓPULUS
RICARDINHO
MARIO MALUCO
JUREMA
EMILIANO
MARIETA
SUSI
DETETIVE JONAS
ADELAIDE
SAMUCA
JOANINHA
PORTEIRO
 
CENA 1  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT. -  DIA.
Continuação Imediata da última cena do capítulo anterior
 
RODOLFO AUGUSTO EMPALIDECEU. ABRIU A BOCA, SEM ACREDITAR NO QUE VIA. NA CAPA DA REVISTA MASCULINA, A FOTO DE MARIA REGINA NUA, EM POSE SENSUAL.
RODOLFO AUGUSTO  -  Mas... mas é Maria Regina! 
DANUSA  -  Exatamente. É ela. Sua ex-esposa, ou sei lá o quê! E tem mais: abra a revista e veja quem é o autor das fotos!
RODOLFO AUGUSTO FOLHEOU A REVISTA, NERVOSAMENTE, E PAROU AO VER AS FOTOS DE MARIA REGINA.
RODOLFO AUGUSTO  -  Tá aqui. Deixe ver... Fernando Trevisan! Mas, então...
DANUSA  -  Exatamente. Aquele fotógrafo. Eles estão juntos!
RODOLFO AUGUSTO  -  (deu de ombros) Melhor assim. Pelo menos, Maria Regina está realizando seu sonho de ser famosa. Não tenho mais nada a ver com a vida dela!
DANUSA  -  Assim é que se fala, meu amigo! Mas e a sua vida, como vai ficar?
RODOLFO AUGUSTO  -  Como assim... não entendi.
DANUSA  -  Falo da sua vida sentimental. Ah, Gugu, eu adoraria ver você apaixonado por alguém que o amasse sinceramente...
RODOLFO AUGUSTO  -  Bobagem. Já me acostumei a viver sozinho. Quero saber de você: como está o romance com o Gouveia Neto?
DANUSA  -  (sorriu, com ar de mistério) Estamos nos conhecendo. É um homem muito interessante... e inteligente.
RODOLFO AUGUSTO  -  Vejo que aquele brilho no olhar continua. Isso é um bom sinal! Estou torcendo por vocês!
DANUSA  -  Obrigada, Gugu! 

RODOLFO AUGUSTO  -  Bem, tenho que voltar correndo pro ateliê. Sabe, estou atarefadíssimo costurando um modelito especial para arrasar no noivado do Oliveira Ramos... Nos vemos lá, não é?
DANUSA  -  Eu adoraria, Gugu! Quase cortei os pulsos, mas como posso sair de casa com a cara toda inchada da plástica? Impossível!
RODOLFO AUGUSTO  -  Tem razão... pode deixar que depois te conto tudo! Tchau, nega!
CORTA PARA:
CENA  2  -  DELEGACIA  -  SALA DO DELEGADO FONTOURA  -  INT.  -  DIA.
DELEGADO FONTOURA  -  Muito bem, Dona Heloísa. A senhora já contou tudo. Só há um ponto no seu depoimento que falta elucidar. A senhora disse que deixou Nívea por volta de uma hora da madrugada, tomou seu carro e foi pra casa. Chegou em casa a que horas?
HELÔ  -  Não tenho certeza. Talvez às duas...
DELEGADO FONTOURA  -  Do Castelinho à sua casa, de carro, não se pode levar mais de cinco minutos. Por que a senhora demorou tanto?
HELÔ  -  (começou a ficar nervosa) Eu fiquei rodando... rodando...
FONTOURA OLHOU-A NOS OLHOS, INQUISITORIALMENTE.
DELEGADO FONTOURA  -  Fale a verdade, Dona Heloísa. Quero a verdade! A verdade!
HELÔ  -  (reagindo nervosamente) Pois já lhe disse! Se quiser acreditar, acredite! Se não quiser, dane-se!
CORTA PARA:
CENA  3  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  QUARTO  -  INT.  -  NOITE.
RENATÃO ESTAVA DIANTE DO ESPELHO, AJUDADO POR KONSTANTÓPULUS, PREPARANDO-SE PARA A FESTA.
KONSTANTÓPULUS  -  ... quatro casamentos, indo para o quinto! Esse Oliveira Ramos não cansa? No lugar dele, eu já teria desistido!
RENATÃO  -  Bem, é claro que você, que é um pobre-diabo, que não tem onde cair morto, não teria tantas mulheres sempre dispostas a casar. Agora, se você tivesse quarenta o oito agencias bancárias... a coisa mudava de figura. Teria todas as mulheres a seus pés!
“ALELUIA!  ALELUIA!”
RENATÃO  -  Veja se não é algum chato, Konstan.
CORTA PARA:
CENA  4  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
O MORDOMO FOI ATENDER. ABRIU A PORTA E HELÔ ENTROU.
HELÔ  -  Boa noite. Eu queria falar com Renatão... em particular.
KONSTANTÓPULUS  -  Um momento, por favor.
KONSTANTÓPULUS SAIU. EM POUCOS SEGUNDOS, RENATÃO ENTROU NA SALA.

RENATÃO  -  Estava me preparando para ir à recepção do Oliveira Ramos., você não vai?
HELÔ  -  Vou... depois. Vim antes porque... preciso esclarecer um assunto

HELÔ VOLTOU-SE PARA RENATÃO E OLHOU-O DE FRENTE, NOS OLHOS.
HELÔ  -  Quero que você me diga uma coisa. Na noite em que Nívea morreu... eu estive aqui?
O PLAYBOY NÃO RESPONDEU IMEDIATAMENTE. SORRIU, UM SORRISO UM TANTO CÍNICO.
RENATÃO  -  Você já esqueceu?...
HELÔ  -  Sim, esqueci. Tudo o que se passou comigo naquela noite eu havia esquecido. Aos poucos, fui lembrando. Há pouco tempo, Dr. Leivas me hipnotizou e eu consegui lembrar quase tudo... exceto o que fiz entre uma e duas horas da madrugada. Acho que porque ele não me perguntou. Hoje, na polícia, eu lembrei!
RENATÃO  -  Nunca pude falar nada a esse respeito... pra não lhe comprometer. Inclusive, isso nos teria livrado de qualquer suspeita. Foi na hora do crime. Seria um álibi perfeito. Mas, por cavalheirismo, eu estava e estou impedido de usar...
HELÔ ESTAVA ABALADA. ENVERGONHADA, MESMO.
HELÔ  -  Eu tinha esquecido... De qualquer maneira, eu lhe agradeço. Foi um “beau geste” de um cafajeste...
RENATÃO VOLTOU A SORRIR.
RENATÃO  -  Os cafajestes também tem o seu código de ética. E você não tem nada que agradecer. Você esqueceu aquela noite, mas eu não esqueci...
A MOÇA OLHOU-O DE FRENTE, AGORA.
HELÔ  -  Então, esqueça.
CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
EMILIANO  -  Tem certeza de que não quer mesmo ir à festa do Oliveira Ramos? Ele fez questão de me entregar o convite pessoalmente...
MARIETA  -  (irredutível) Não. Apesar do convite, da deferencia do Oliveira Ramos, não me sinto bem entre grâ-finas. Além de outros motivos, esse é um deles.
    
EMILIANO  -  Marieta, não seja tão radical... Olha, a gente ia só pra dar uma satisfação: chegar lá, cumprimentar e sair.
MARIETA  -  Já disse que não. Não tenho vontade de olhar pra cara da Helô!
 EMILIANO  -  (balançou a cabeça, e sentou-se numa poltrona) Ô mulher teimosa!...
MARIETA DESVIOU OS OLHOS DA TV E ENCAROU O MARIDO.
MARIETA  -  Emiliano, se você quiser, vá sozinho. Não me importo.
EMILIANO  -  Não mesmo? Tem certeza?
MARIETA  -  (sorriu e falou com sinceridade) Honestamente? Não quero ser egoísta, mas eu adoraria se você ficasse aqui, comigo. Hoje vai passar um filme ótimo na TV!
EMILIANO  -  Pensando bem... acho que vou preferir ficar. Faz uma pipoca pra gente?
MARIETA  -  (levantou-se, com ar de satisfação) Metade doce e metade salgada, do jeito que você gosta! É pra já!
CORTA PARA:

CENA  6  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.     
ALGUNS CONVIDADOS JÁ SE ACHAVAM PRESENTES, QUANDO HELÔ E VÍTOR ENTRARAM NA SALA. OLIVEIRA FOI AO ENCONTRO DELES.
OLIVEIRA RAMOS  -  Minha filha!  Estava ansioso para que vocês chegassem. Como foi tudo?
HELÔ  -  Contei tudo o que sabia; o delegado ficou insistindo  em coisas que eu não lembrava e mandei ele se danar!  
OLIVEIRA RAMOS  -  (surpreso) O delegado?
HELÔ  -  Ele mesmo. Mas tá tudo bem, fique tranquilo (e passeou os olhos pela sala) A minha nova mamãe já chegou?
OLIVEIRA RAMOS  -  Ainda não. Mas não deve demorar. Você vai ter uma surpresa.
HELÔ  -  (com os olhos brilhando de curiosidade) Uma surpresa?
OLIVEIRA RAMOS  -  (riu) Eu acho que você vai gostar dela (virou-se para Rodolfo Augusto, que entrava, e foi recebê-lo) Seja bem-vindo, meu caro Rodolfo Augusto. E sua esposa, Maria Regina, não veio?
RODOLFO AUGUSTO  -  Vejo que ainda não soube. Nosso casamento foi anulado. Na verdade, aquela festa foi apenas um pretexto pra reunir os amigos.
OLIVEIRA RAMOS -  (sorriu, divertido) Adoro esse seu senso de humor, Rodolfo Augusto!
NESSE INSTANTE, ENTROU SUSI. OLIVEIRA SE PERTURBOU UM POUCO, MAS FOI AO ENCONTRO DELA.
OLIVEIRA RAMOS  -  Susi, mas que surpresa! Não pensei que viria...
SUSI   -  Não resisti ao desejo de ver a cara de minha substituta!
CORTA PARA:
CENA  7  -  DELEGACIA  -  SALA DO DETETIVE JONAS  -  INT.  -  NOITE.
NO DISTRITO, JONAS ACABAVA DE ATENDER O TELEFONE.
DETETIVE JONAS  -  É ele, sim. Quem está falando?
HOMEM  -  (do outro lado da linha) O porteiro do edifício de Jurema, lembra? O sinhô pediu pra avisá... O barbudo... Mariozinho Maluco, tá lá agora, no apartamento de Jurema... Mas escute... olhe o que o sinhô me prometeu...
DETETIVE JONAS  -  Pode ficar tranquilo. O seu tá garantido. Vamos já pra aí.
JONAS DESLIGOU. COMEÇOU A DISCAR NOVAMENTE.
DETETIVE JONAS  -  Alô? Dr. Fontoura? Negócio é o seguinte... Acabei de saber onde seu filho, Mariozinho está e... Onde?... No apartamento dela!... O senhor quer que a gente dê uma batida?
CORTA PARA:
CENA  8  -  APARTAMENTO DO DELEGADO FONTOURA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
FONTOURA FALAVA COM JONAS NO CELULAR, E ERA OBSERVADO, ATENTAMENTE, PELA MULHER, ADELAIDE.
FONTOURA  -  (ao celular) Se quero? Prepare uma viatura, imediatamente! Eu vou chefiando. Té já.
ADELAIDE  -  Quem era?

FONTOURA  -  Não é nada... Caso de rotina.
MAS ADELAIDE PERCEBEU, PELO NERVOSISMO DO MARIDO, DO QUE SE TRATAVA. FONTOURA PÔS O CINTURÃO COM O REVÓLVER. EM SEGUIDA, SAIU.
ADELAIDE FICOU SEM SABER O QUE FAZER. FOI AO TELEFONE E DISCOU.
ADELAIDE  -  Alô? Donde fala? Por favor, Mariozinho está aí? É a mãe dele!
CORTA PARA:
CENA  9  -  APARTAMENTO DE JUREMA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
JUREMA ESTAVA COM O FONE NA MÃO. MARIO E RICARDINHO SENTADOS NO CHÃO, FUMANDO.
JUREMA  -  É a sua mãe, você atende?
MARIO MALUCO FEZ QUE SIM COM A CABEÇA E LEVANTOU-SE.
RICARDINHO  -  (advertiu) Cuidado! Pode ser um truque!
MARIO HESITOU UM INSTANTE. ACABOU ATENDENDO.
MARIO MALUCO  -  Mãe... é você?
ADELAIDE  -  (do outro lado da linha) Olha, a polícia tá indo praí! Seu pai também!...
MARIO MALUCO  -  É? Caramba! Brigado, mãe! (desligou e virou-se para Ricardinho, os olhos arregalados de pavor) A polícia tá vindo pra cá! Vou cair fora!
RICARDINHO  -  (gritou, levantando-se do chão) Vou com você!
JUREMA  -  (tentou impedir, segurando-lhe o braço) Ricardinho! Não é melhor ele ir sozinho?
RICARDINHO  -  Que nada! Ele é meu amigo! Me solta!
O RAPAZ SOLTOU-SE COM UM SAFANÃO E SAIU ATRÁS DE MARIO.
JUREMA  -  (estendeu a mão, inùtilmente) Cuidado!...
CORTA PARA:
CENA  10  -  PRÉDIO DO APARTAMENTO DE JUREMA  -  FRENTE  -  EXT.  -  NOITE.
RICARDINHO E MARIO MALUCO CRUZARAM A PORTARIA CORRENDO, GANHARAM A RUA, MONTARAM  NAS MOTOS E PARTIRAM EM DISPARADA.
CORTA PARA:
CENA  11  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
SAMUCA E JOANA CHEGARAM À FESTA. ELA, UM POUCO ACANHADA, MAS ELEGANTÍSSIMA.
SAMUCA  -  Pô, você tá com uma cara de quem tá entrando numa jaula de leão. Vê se bota uma cara mais alegre.
JOANINHA  -  (fez um muxôxo) Nao gosto de festa de grâ-fino. Fica todo mundo reparando no vestido da gente...
SAMUCA  -  Pois deixe repararem. Você está elegantíssima! Modelo Rodolfo Augusto exclusivo.
OLIVEIRA CUMPRIMENTOU SAMUCA E JOANA SEM GRANDE ENTUSIASMO.

OLIVEIRA RAMOS  -  Como vai, Samuca? Boa noite, dona Joana.
SAMUCA ESTAVA EFUSIVO. JOANA, TÍMIDA.
SAMUCA  -  Olá, Oliveira!
OLIVEIRA RAMOS  -  Boa noite...
SAMUCA  -  A noiva?... Queremos conhecer a noiva!
OLIVEIRA RAMOS  -  (encarou-o friamente) Ainda não chegou.
OS DOIS SE AFASTARAM. O BANQUEIRO APROXIMOU-SE DE MISS JULY.
OLIVEIRA RAMOS  -  Eu não mandei convite pra ele... Como é que ele entrou?
CORTA PARA:
CENA  12  -  PREDIO DO APARTAMENTO DE JUREMA  -  FRENTE -   EXT.  -  NOITE.
O CARRO DA POLÍCIA ESTACIONOU EM FRENTE AO PRÉDIO DE JUREMA. JONAS E FONTOURA ESTAVAM DENTRO. O DETETIVE SALTOU E FOI CONVERSAR COM O PORTEIRO, QUE APONTOU NA DIREÇÃO EM QUE MARIO E RICARDINHO FUGIRAM NAS MOTOS. JONAS VOLTOU PARA O CARRO E ESTE PARTIU EM DISPARADA ATRÁS DELES. QUANDO JÁ DOBRAVA A ESQUINA, JUREMA SAIU CORRENDO DO PRÉDIO.
CORTA PARA:
CENA  13  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
A FESTA AGORA IA MAIS ANIMADA NA RESIDENCIA DE OLIVEIRA RAMOS.

OLIVEIRA RAMOS  -  Meu caro Embaixador... Senhora Embaixatriz... é um prazer recebê-los!
CORTA PARA:
CENA 14  -  RUAS DE IPANEMA/LEBLON  -  EXT.  -  NOITE.
RICARDINHO E MARIO MALUCO CONTINUAVAM EM DISPARADA. MUITAS RUAS ATRÁS, SEGUIA O CARRO DA POLÍCIA, NA PERSEGUIÇÃO.
FIM DO CAPÍTULO 73
E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...


*** No penúltimo capítulo, prossegue animada a festa de noivado do banqueiro Oliveira Ramos, enquanto lá fora, nas ruas de Ipanema, Ricardinho e Mario Maluco tentam escapar da perseguição implacável do delegado Fontoura.


*** Oliveira Ramos apresenta, finalmente, sua futura quinta esposa!


EMOÇÕES FINAIS! ÚLTIMOS CAPÍTULOS


NÃO PERCA O PENÚLTIMO CAPÍTULO DE



4 comentários:

  1. Toni, o delegado vai prender o próprio filho?! Que situação! E essa festa, será que vai até o final sem confusão? Afinal as festas tem sempre acabado em barracos rsrsrs. Gostei da maneira como Rodolfo Augusto encarou o fim de seu "casamento" com Maria Regina, tranquilamente, sem rancor. Gostei também de ver Marieta e Emiliano num relacionamento melhor, parece que ela esqueceu sua fixação por Vítor. E quem é a noiva, Babi? Estou curiosa pra ver o desfecho dessa história! Legal! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Toni, que mistério é esse Mario e Ricardinho, bom continuo apostando no Ricardinho como assassino já disse né? A Helo, quem diria não resistiu aos encantos do Renatão, ah ele tem charme mesmo, consegue fazer as mulheradas balançarem.(KKKKKKKKKKKk recaída, ninguém é de ferro). Quarentão, tão simpático !!!!!! Bem vamos ver que palhaçada vai ser esse noivado do Oliveira Ramos, é difícil acreditar que a Babi vai querer dar o golpe do baú. O que uma boa grana não faz....Bom desta vez o delegado vai encerrar o caso e tomara que o réu não seja seu filho, mas quem não deve não teme, e Mario tá fugindo porque? Muito curiosa aguardando o penúltimo capítulo, misto de alegria e tristeza. Bjs

    ResponderExcluir
  3. A emoção vai crescendo. Qual será o mistério do Mário Maluco? Será ele o assassino. O negócio é esperar. Muito bom, Toni! Parabéns! Aguardando o final!

    ResponderExcluir
  4. Amigos, não posso mais dar nenhuma pista ou estrago a surpresa! Só posso dizer que o último capítulo vai ser ELETRIZANTE!!! Pois é Maria, Marieta e Emiliano tinham que se entender ne... já que ela não tinha nenhuma chance com Vítor. melhor cuidar do seu casamento. Silvania, foi uma surpresa saber que helô tb caiu na lábia do Renatão né.... achei legal ele dizer que não esqueceu e ela - Pois então, esqueça! JE, a grande revelação está próxima! Vou sentir saudades desses papos... não sei se vou aguentar muito tempo...rs

    Obrigadossssssssssssssss!!!!!!!!!!

    Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir