quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SESSÃO SAUDADE

Essa nova sessão, sugerida pela Maria do Sul, a quem agradecemos, trará depoimentos nossos e dos leitores do blog sobre novelas ou programas de TV que tenham apreciado.
Inicialmente, teremos o depoimento de nossa amiga Maria do Sul sobre Irmãos Coragem (primeira versão).
Para maiores informações sobre a novela, favor consultar: http://www.teledramaturgia.com.br/tele/irmaos70.asp.

O depoimento:

"Minhas recordações de Irmãos Coragem - primeira versão.
 
Essa foi uma novela inesquecível!  Numa época em que a maioria das novelas, se passava na Europa de séculos atrás, tendo duques, condes, rainhas e piratas como personagens, Irmãos Coragem, ambientada numa pequena e atrasada cidade do interior do Brasil, mostrando personagens contemporâneos, de uma realidade desconhecida da  maioria da população, principalmente das grandes cidades, logo chamou a atenção, sendo um dos assuntos dominantes da época!
Mostrava a  história da família Coragem: Sebastião o pai, Sinhana a mãe, os filhos João, Jerônimo e Eduardo (Duda)  e Potira a filha adotiva do casal. João encontrava um grande e valioso diamante, e isso alterava o destino da família: o que em princípio parecia uma dádiva, logo se tornava motivo de lágrimas causando várias   tragédias, como a morte de Sebastião durante o roubo da pedra e as mortes de Jerônimo e Potira, no final da novela. Todos esses dramas ocorriam, devido a cobiça que o diamante despertava em muita gente, principalmente em Pedro Barros o grande vilão, que oprimia os garimpeiros, dominava a cidade, explorava o povo, com o apoio de seus também inescrupulosos e corruptos amigos, entre eles o delegado  Falcão, de péssimo caráter!
Foi uma novela com muita violência, lembro especialmente da cena chocante em que Pedro Barros amarrava Sinhana, amarrando a outra extremidade da corda num cavalo, arrastando-a pela cidade! Outra cena violenta, foi a surra que Pedro Barros mandava os capangas darem na filha, Lara / Diana, para segundo ele, expulsar o demônio do corpo dela, foi exagerada, aquela cena! Houve também um estupro, quando Juca Cipó atacava Cema, ( por quem era apaixonado, e a quem chamava  de Ceminha, indo inclusive visitá-la na cadeia quando ela ficou presa uns dias ),  mas, essa cena, não precisamos assistir,  o tesourão da censura, da ditadura militar, não permitia cenas de sexo em novelas, sexo era assunto proibido! Também não podia ter qualquer assunto que o governo militar achasse perigoso para o regime vigente, por isso eram comuns cortes de cenas inteiras! Suponho que essa censura fazia com que os  autores de novelas, entre eles Janete Clair, para compensar e dar mais emoção, abusasse das cenas violentas, pois essas não incomodavam o governo e o tesourão as poupava!
Mesmo com essa violência, meio excessiva, a gente não queria perder nenhum capítulo dessa novela! As famílias se reuniam para assistir, e depois para comentar, tentando adivinhar o que aconteceria no próximo capítulo!  Pobre do hóspede que não gostasse da novela, ficava esquecido num canto até terminar a última cena!
Além dos casais que passavam a novela entre encontros e desencontros, outra coisa que me chamou a atenção, foram alguns personagens marcantes, como o doente mental Juca Cipó, um trabalho magnífico de Emiliano Queiróz, e o vilão Pedro Barros,  um maravilhoso trabalho de Gilberto Martinho. E existia um personagem engraçado, Padre Bento que metia-se em tudo que era assunto, sempre carregando um guarda-chuva, mesmo que em Coroado raramente chovesse, uma figura estranha!
No final, chorei   com a morte de Jerônimo e Potira. Eu torcia por eles, quando finalmente, assumiram seu amor, foram mortos numa cena dramática!  E, dramática foi também a cena em que João desesperado, destruía o diamante que só trouxe sofrimentos para sua família, muito triste!
Foi uma novela que marcou época, acho que nenhuma outra depois dela conseguiu chamar tanto a atenção das pessoas, pois era assunto obrigatório em qualquer reunião, sendo assistida por homens e mulheres de todas as idades e condições sócio-econômicas!
Foi  uma grande novela!
Espero que tenham gostado desse meu depoimento, que estréia  essa sessão. Obrigada pela atenção. Beijos a todos".

3 comentários:

  1. Sim, Maria do Sul, eu gostei muito do seu depoimento sobre Irmãos Coragem, a original.
    Que memória você tem!
    Acredita que eu não assisti a nenhuma das duas vezes que passou na TV, original e remake?
    Na 1ª vez, era criança pequena e eu só via as que minha mãe via. E ela só acompanhava algumas.
    No remake, lembro-me que passou no horário das 18h e eu nunca estava em casa.

    Seu depoimento e os capítulos postados por JE nos fazem perceber que foi uma grande novela mesmo.

    Obrigada por compartilhar suas memórias conosco, beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  2. Maria adorei seu texto.. obrigada por compartilhar.. beijao cherrie :)

    ResponderExcluir
  3. Maria, que memória extraordinária, eu me lembro da novela sim, mas não me lembro dos detalhes como vc narrou, me lembro do diamante, da ambição e Glória Menezes que fazia 2 papéis que se transformava e parece que teve uma 3ª transformação, só isso e agora através do seu relato maravilhoso fiquei a par dos detalhes, meus parabéns Maria Bjos..........

    ResponderExcluir