sábado, 4 de setembro de 2010

QUANDO A ARROGÂNCIA E O EGO MATAM UM SUCESSO QUE SERIA GARANTIDO - AUTORA: LUCIANA GIANSANTE BAUTISTA

Não gosto de usar o meu blog para criticar pessoas e seu trabalho, faço muito pouco isto inclusive, mas em virtude do último capítulo de Uma Rosa Com Amor (URCA), fica impossível não comentar sobre a novela e principalmente sobre o autor Tiago Santiago. Desde 2004, época em que assisti Paixões Ardentes (última novela asssistida com interesse realmente), que eu não acompanhava uma novela e com tanto afinco, mas foi a primeira novela eu que fiquei com um ódio mortal do autor. Nem as novelas de Manoel Carlos e suas 300 Helenas me provocaram isto (e acho que na grande maioria dos fãs de URCA também ocorreu o mesmo).
Quando comecei a assistir URCA, o que primeiramente me cativou foi a história em que o amor do casal protagonista (mais do Claude do que da Rosa) fosse surgir aos poucos, soando mais real do que aqueles romances onde começam no primeiro capítulo da novela global.
Também me chamou a atenção a grande atuação da Carla Marins como a Secretária (protagonista) que para salvar os amigos do despejo eminente, aceita se casar com o patrão francês mal-humorado que precisa conseguir a cidadania brasileira por um cheque de R$ 1.000.000,00 e por quem nutre uma paixão recolhida. O patrão mal-humorado foi magistralmente interpretado pelo ator e cantor Cláudio Lins, onde até tenho dificuldades em ouvir alguma entrevista dele sem o sotaque francês e isto prova o quanto a interpretação dele foi estupenda.
Mesmo assim, a novela começou extremamente lenta com cenas onde um dia demorava uma semana para passar ou até mais. Vários atores/personagens tiveram dificuldades em emplacar logo de início em virtude disto e de assuntos que foram repitidos um milhão de vezes. Além de um merchan irritante dos produtos Jequiti feita por uma personagem que também teve sérias dificuldades de aceitação por parte do público, só melhorando quando o merchan foi abandonado.
Lembro-me que o tal piquenique, um dos primeiros eventos importantes entre o casal protagonista após o “casamento” levou 3 dias de exibição tamanha foi a enrolação com cenas desnecessárias entre outros personagens secundários no piquenique e fora dele. As cenas principais entre o casal em tal evento somando com um pouco do pré-evento mais o pós-evento, davam no máximo 10/15 minutos.
Outros eventos importantes também demoravam pra acontecer e novamente havendo poucas cenas do casal.
Os fãs, com razão, reclamavam da tal demora em blogs, Orkut, no próprio mural da novela no site oficial do SBT, em sites de notícia, etc. Até o próprio Sílvio Santos reclamou da lentidão.
Tiago Santiago dizia que via a opinião dos fãs para desenvolver suas histórias ao longo da exibição. E ele teve esta oportunidade em URCA, visto que diferentemente de outras novelas do SBT, URCA foi sendo gravada durante a transmissão também. Pois bem, ao invés dele dar mais agilidade nas cenas, diminuir as cenas desnecessárias entre outros personagens secundários e aumentar as cenas do casal protagonista, visto que na primeira versão da novela, eles logo moravam juntos para manter as aparências e viviam brigando (a casa inclusive era divida), O que o Sr. Tiago Santiago faz? Simplesmente acrescenta uma história de fantasmas totalmente sem sentido e necessidade para a trama e também uma série de atentados contra a mocinha para depois justificar o motivo do casal ir morar junto e isto quase no final da novela não dando tempo de mostrar a casa dividida e as brigas que teve na primeira versão e que foi muito esperada pelos fãs.
Outra coisa que irritava, e isto mais ao final (mostra o quanto a novela foi lenta), era que hora Claude, mesmo não assumindo ainda que amava Rosa (fez isto antepenúltimo capítulo), a tratava carinhosamente, outra hora a ignorava e as vezes até a humilhava. Nos irritava tanto que achávamos que ele sofria de transtorno bipolar e que era bocó. Ganhou até um apelido carinhoso das fãs: Bocópolar. Ele demorou tanto a assumir este amor que muitos tiveram a impressão que ele realmente fica junto dela somente por interesses financeiros.
Com tudo isto somado, era óbvio que a novela não faria durante a sua transmissão os tais dois dígitos esperados pelo arrogante do Tiago. Muitos fãs simplesmente desistiram de assistir a novela pela TV. Vários fãs foram assistir pela internet, pois o que interessava realmente eram as cenas entre o casal protagonista e não em cenas de fantasmas e atentados. Queríamos agilidade e cenas entre o casal.
Se o autor realmente ouvia o que o público pedia (e creio que até o próprio Sílvio Santos também) porque não fez o que todo mundo pedia?
E ao final, quando a informação da diminuição dos capítulos (tenho até uma teoria que o corte foi feito pela soma dos seguintes fatores: Horário Político + Possível queda de audiência neste período que sempre ocorre + principalmente a chance de não melhorar a novela mesmo com diversos pedidos feitos pelos fãs e afastar ainda mais a audiência.²), o autor e seus colaboradores justificavam que houve cortes de cenas (tenho dúvidas se tais cenas foram realmente gravadas e depois cortadas na edição) de vários personagens, mas para nós os cortes só se deram em cenas do casal principal. E a prova maior do absurdo que o Tiago Santiago promoveu na novela é que outros casais tiveram a sua noite de amor mas o casal NÃO TEVE e a mocinha, no último segundo do segundo tempo da prorrogação da novela, fala para o mocinho que está grávida dele. Eu simplesmente nunca vi tal feito acontecer em qualquer novela. Pode até ter acontecido na primeira versão, mas isto não justifica, pois houve cenas de amor entre outros personagens e por que não deles?
A arrogância e o ego inflado do Tiago Santiago o impediram de ver o que o grande público pedia e transformou uma novela onde teria um sucesso garantido e daria o tão esperado 2 dígitos ao longo de sua transmissão, em uma novela que só teve 6 de média em virtude exclusivamente ao casal protagonista brilhantemente interpretado por Carla Marins e Cláudio Lins, onde a química perfeita dos dois é que DE FATO segurou URCA. Outros personagens também tiveram grandes interpretações e apesar do excesso de aparecimento de alguns deles eles nos cativaram, mas foram personagens secundários e se Carla e Cláudio não tivessem a interpretação que tiveram, a audiência seria mais baixa ainda, até próxima de zero, o que eu não duvidaria muito.
Mesmo assim, vou para sempre AMAR o casal Claude e Rosa, mas não por causa de Tiago Santiago e sim pela estupenda e maravilhosa interpretação de Carla Marins e Cláudio Lins que me fizeram assistir URCA até o final na TV.
Obs: Grande parte da novela foi assistida por mim na TV no modo mudo, só colocando som, nas cenas da Carla, Cláudio e entre eles.

COMENTÁRIO DE JOSÉ EUGÊNIO, UM DOS MODERADORES DO BLOG BISCOITO, CAFÉ E NOVELA: QUEREMOS AGRADECER AO BLOG LU-BAU.BLOGSPOT.COM PELA AUTORIZAÇÃO PARA REPRODUÇÃO DO MATERIAL ACIMA E DIZER QUE CONCORDAMOS 100% COM A OPINIÃO EMITIDA PELA AUTORA DO TEXTO.

2 comentários:

  1. José, não tem que agradecer não. Eu é que tenho que agradecer pela recepção carinhosa que eu tenho de vocês. Como Cláudio (e outros da novela o que é bem provável) lê o Biscoito, temos que mostrar a nossa revolta com a tragédia que o TS fez na novela. URCA só não afundou total por causa de Carla e Cláudio.
    PS: O nome do meu blog é LU-BAU.BLOGSPOT.COM. Está com um L no Bau.
    Besos.
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=106031416
    Link da comu do blog gentennnnn!!!!!
    Para biscoitinhas!rsrsrsrhehehe e cafézinhos...rsrs

    ResponderExcluir