segunda-feira, 19 de julho de 2010

UMA ROSA COM AMOR - VERSÃO GAÚCHA - PARTE 17 - AUTORA: MARIANA LOPES

Frazão entra na sala e encontra Claude com o olhar perdido e pergunta o que houve. Claude olha para Frazão e diz que Rosa ligou para o investigador. Frazão: - Como assim? Claude: - Pegou o número com D. Amália, apertou as teclinhas do telefone e disse alô. - Frazão ri do mau-humor de Claude e diz que Rosa deve ter tido um motivo importante para ter ligado para Paulo. Claude irritado: - Que motivo seria mais importante que falar comigo, seu marido, MARIDO. Claude diz que está implorando por isso e até agora nada. Frazão pergunta para Claude: - marido? Tem certeza que o seu comportamento era de marido? Só criticava a Rosa, negava esse casamento o tempo todo, fazia questão de dizer que assim que o casal Smith fosse embora que não existiria mais Madame Geraldy, oh francês. Se bem que às vezes bem que rolava um ciuminho, né? – Claude: - ciuminho, ciúmes eu não sou ciumento, só ficava preocupado com que os outros iriam pensar. Frazão: - Hum, hum vou fingir que acredito, fica repetindo isso para ver se você acredita também. – Claude diz para Frazão que quando estavam só ele e Serafina não era bem assim. Frazão fica pensativo e pergunta se aconteceu alguma coisa entre eles e se esse é o motivo dessa pressa, desse desespero em falar com Rosa. Claude: - que desespero, quem é que está desesperado? Eu só quero falar com ela esclarecer as coisas. – Frazão diz que não sabe mais o que é desespero então, porque o que está vendo na sua frente é uma pessoa desesperada e que é para ter cuidado para não ficar destemperado. Claude: - ah, vai catar coquinho no parquinho. O que é tão importante que você queria me falar? - Frazão diz que Beto o procurou. Claude pergunta se é Beto que ele está pensando, aquele que está sumido, o filho de Nara. Frazão diz que sim. Claude diz que não pode confiar em Beto, que Beto nunca gostou dele e que Nara sempre lhe disso isso. Frazão diz que compreende o porquê de Nara ter dito isso. Claude o questiona. Frazão diz que Beto contou que não é filho de Nara. Claude senta. Frazão segue dizendo que Nara enganou o marido, pois o filho deles morreu e ela pegou/roubou Beto para não ficar sem a pensão, que enquanto esteve casada foi desviando todo o dinheiro do marido, criando situações em que ela teve que ficar como dona da empresa, que faliu e que o marido, Carlos, teve que sair fugido do Brasil, por isso que ela não conseguiu o divórcio. Exatamente como ela queria fazer com Claude, ser a dona da construtora. Frazão: - Isso foi uma sorte, francês, imagina você agora casado com Nara. Claude: - Deus me livre! Claude fica sem ação e diz que isso não é possível, que não acredita que Nara tenha sido capaz disso tudo. Frazão diz que o que Beto alega é fácil de comprovar através de um teste de DNA. Frazão diz para Claude que Beto está vivendo no cortiço escondido, pois Nara e Egídio queriam declará-lo incapaz para ficarem com a pensão, já que agora ele tem idade para receber. Frazão diz que não é só isso, que o rapaz confirmou que ouviu umas conversas, quando ainda morava com eles, e que tem certeza que foram eles que contrataram o matador dos atentados da Rosa. Frazão diz que Beto está em contato com o investigador Paulo desde aquele caso do Dr. Olegário x Zequias que Janete contou. Claude apavorado diz para Frazão que eles estão convivendo com psicopatas e que estão no meio de um ataque dessa quadrilha. Claude diz que não tinha creditado naquela conversa da Janete sobre Olegário, mas que diante de tudo que está acontecendo, está começando achar bem plausível isso. Frazão diz que Raquel também está envolvida. Claude diz que está espantado que não consegue acreditar no que Frazão está lhe dizendo. Frazão: - espantando, meu amigo, você vai ficar com que eu vou te contar agora. - Giovanni e Pimpinoni chegam à obra e descobrem que a entrega dos materiais está atrasada e que todos os trabalhadores estão parados. Giovanni liga para os fornecedores e descobre que o pedido foi cancelado. Giovanni telefona para Claude e pergunta o que está acontecendo. A conversa de Claude e Frazão é interrompida pela ligação de Giovanni. Claude diz que vai investigar e que depois retorna. Claude, após muitas negociações, consegue reverter à situação junto aos fornecedores. Claude acerta com os fornecedores que o interlocutor da construtora é o Sr. Giovanni Petroni e que só ele pode fazer ou cancelar pedidos. Claude liga para Giovanni e diz que já resolveu tudo. Claude pede para Frazão acelerar a comunicação por escrito aos fornecedores, pois tem certeza que isso foi obra de Egídio. Claude diz para Frazão que eles conversam mais tarde e que tem que dar um jeito de neutralizar Egídio. Rosa liga para Amália. Rosa pergunta como estão todos. Amália diz que estão todos bem e que as coisas na construtora não estão indo bem, que Giovanni e Pimpinoni não saem de lá. Rosa fica preocupada e afirma que quando saiu deixou tudo bem encaminhado, os contratos com os americanos todos assinados, que estava tudo regularizado. Amália diz para Rosa que pelo que pode notar existem coisas que talvez ela desconhecesse quando foi embora. Amália insiste com Rosa para atender ao pedido de Claude. Amália pede que ela ligue pelo menos para acalmar o francês, quem sabe não é alguma coisa em relação aos negócios. Rosa diz que sua confiança em Claude está abalada, que os problemas que estão acontecendo podem ser pelas falcatruas que estavam acontecendo e que podem ainda estar acontecendo, que acha que ele está envolvido e pede para Amália alertar Giovanni. Amália diz para Rosa que acredita em Claude, que tem convivido com ele e o observado, que acha que não está enganada, pois Claude tem conquistado o respeito de Giovanni. Rosa afirma que do jeito que as coisas foram encaminhadas, bastava seguir corretamente o contrato com os fornecedores e ajustar o contrato com os compradores, que a construtora iria passar por momentos difíceis, mas que iria se recuperar, desde que nada mais de desonesto acontecesse. Rosa diz que precisa conversar com Giovanni para saber o que realmente está acontecendo. Amália diz que para falar com Giovanni vai ter que falar com Claude, pois quando Giovanni está em casa, Claude está junto. Rosa: - Como assim? Amália: - Eu não ia te falar para não te deixar preocupada. É que o Dr. pediu para passar uns dias aqui em casa. Rosa: - Claude está morando no cortiço? Está dormindo aí em casa? Amália: - Serafina, o Dr. está dormindo na sua cama e fazendo as refeições aqui com a gente. Rosa: - E o pai concordou com isso? Amália: - Daquele jeito, mas está se acostumando, hoje ele que acordou o Dr. Rosa: - Acordou o Claude? Cedo? Amália: Claro, que cedo, Serafina, não conhece Giovanni? Acho que o Dr. Claude está se acostumando com ele. Rosa pensa na cena e começa a rir sem parar. Rosa diz que vai pensar num jeito de falar com Giovanni e que ainda não está preparada para falar com Claude, que está morrendo de saudades e que breve vai voltar. Rosa se despede de Amália. Beto conta para Teresinha que procurou Frazão e esclareceu as coisas, que Frazão ficou de conversar com Claude e depois procurá-lo. Teresinha pede para Beto ter cuidado, pois essa gente é muito perigosa. Beto diz que espera que tudo se resolva logo, que com Claude sabendo de tudo ele poderá voltar a freqüentar a casa de Teresinha. O fato de Claude estar morando no cortiço, na casa de Teresinha, tem dificultado que eles se encontrem e que ele não quer bronca de Giovanni. Teresinha diz que o pai está muito ocupado com o projeto das casas a pedido de Rosa e que não tem prestado muita atenção neles, mas que tudo ficará mais fácil quando Claude se interar de tudo. Teresinha pondera se Claude vai acreditar, pois, quando Serafina dizia que Egídio e Nara eram os responsáveis, Claude nunca acreditou na irmã. Beto diz para Teresinha que espera que Claude leve a sério o que ele está dizendo, pois cada vez mais tem certeza que Claude pode perder tudo, pois aqueles dois são bandidos e querem arrasar a vida de Claude como fizeram com a vida do pai dele, que só vão sossegar quando se apossarem do dinheiro, do tal dos dez milhões. Rosa pensa em Claude:

####

Rosa: Dádi o que vai ter para o jantar?

Dádi: Aquelas sopas que o Dr. Claudis gosta D. Rosa.

Rosa: Sopa de novo? A mãe que é feliz vai jantar com papai.

Dádi: D. Rosa o Dr. Claudis vive de regime, não quer perder a boa forma, mas vou lhe contar uma coisa, ele fica comendo um monte de porcarias por aí e depois fica se enganando com essas sopinhas.

Rosa: Claude é estranho para algumas coisas. Dádi, vou ao mercado, porque sopa eu não agüento mais. Quero comer bem hoje.

Dádi: D. Rosa a senhora diz o quer comer que eu faço.

Rosa: Dádi não fica magoada comigo, mas hoje eu quero cozinhar me ocupar um pouco. Cozinhar distrai e é um bom passatempo. Amanhã eu vou voltar a trabalhar na construtora, meu primeiro dia, estou muito ansiosa e isso vai ajudar a relaxar.

Rosa volta do mercado e começa a cozinhar.

Dádi: O cheiro está ótimo. O que a senhora está cozinhando?

Rosa: macarronada, receita da minha mãe. Vai querer experimentar? Fiz o suficiente para nós.

Dádi: Claro, esse cheiro dá água na boca.

Rosa: Dádi, já está tudo encaminhado aqui. Vou até quarto trocar de roupa e já volto.

Dádi. Vou arrumar a mesa. Arrumo separada mesmo que D. Amália não esteja?

Rosa: Claro Dádi , cada um do seu lado.

Claude chega e Rosa que está descendo a escada resolve esperar um pouco.

Claude: Dádi que cheiro maravilhoso é esse? O que você fez para o jantar? Estou morrendo de fome. Onde está a Rosa?

Dádi: D. Rosa está lá no quarto, mas já vai descer. Dr. Claudis, fiz a sopa que o senhor pediu, aquela que o senhor gosta.

Claude: Esse cheiro non é daquela de sopa Dádi.

Dádi: Esse cheiro é da comida da D. Rosa. Ela disse que não agüentava mais comer sopa e foi para a cozinha.

Claude: Ah, cozinhou. Que comida é essa?

Dádi: macarronada, receita da mãe dela.

Claude: hum, mas o cheiro está ótimo, me deu até vontade de comer.

Dádi: O Senhor não come macarrão à noite.

Claude: Ah, é?

Dádi: Ainda bem que eu não tenho essas neuras e como macarrão à noite. D. Rosa me ofereceu e eu vou experimentar, porque o cheiro está maravilhoso.

Claude: Ofereceu, é?

Rosa que estava ouvindo a conversa chega à mesa.

Rosa: Boa noite!

Claude: Boa noite!

Dádi: Vou servir o jantar, já que D. Amália vai jantar com Seu Giovanni.

Claude fica esperando que Rosa lhe ofereça o que cozinhou, mas Rosa senta e começa a se servir. Dádi serve a sopa para Claude. Rosa começa a degustar a comida com uma expressão deliciada e feliz. Claude olha para o prato de sopa e começa a mexer a colher para lá e para cá. Claude tenta iniciar uma conversa.

Claude: Dádi contou que você cozinhou hoje.

Rosa: Espero que você não se importe.

Claude: Non, eu quero que você se sinta em casa. Comida italiana é boa, non é?

Rosa: a gastronomia italiana é maravilhosa.

Claude: É? Eu fiquei curioso para provar.

Rosa: provar? A minha comida? Não ofereci, porque Dádi me contou que você está de dieta e que só come sopa à noite.

Claude: Dieta? Regime? Non, non, tô fazendo non

Rosa: Ah, que pena. É que eu já ofereci para Dádi. Outro dia quando eu cozinhar eu faço um pouco para você. Você vai querer?

Claude: Vou querer, claro que vou querer, mas on sobrou nem um pouquinho para eu experimentar?

Rosa mostra o prato vazio.

Rosa: Eu já tinha separado a parte de Dádi e não sobrou.

Claude: Tudo bem, fica para próxima vez. Você estava com fome, hein?

Rosa; Muita! Com licença que vou lá em cima e já volto.

Claude espera Rosa sair e vai correndo atrás de Dádi. Rosa fica escutando da escada.

Claude: Pode ir dividindo comigo esse macarrão.

Dádi: Mas D. Rosa me deu. É meu.

Claude: Dádi, divide comigo, Rosa comeu tudo, non deixou nem um pouquinho pra mim. Você me serve aquela água fria e eu fico sentindo esse cheiro maravilhoso, non dá.

Dàdi dá o macarrão que começa a comer com prazer.

Dádi: Vou lhe dar tudo, porque pode me fazer mal. Dr. Claudis cuidado, porque uma mulher começa a conquistar um homem pelo estômago.

Claude maravilhado: Hum, mas tá muito bom! Non vai contar para Rosa que eu comi a tua parte.

Dàdi; Não vou contar. È, pelo visto, D. Rosa já laçou o seu estômago, pelo menos!

Claude para de comer e Rosa que está escondida na escada observando tudo sobe sorrindo.





Cenas do próximo resumo

O que Frazão vai contar para Claude? E Monique, o que pensará dessa antecipação do retorno ao Brasil? Rosa vai atender ao pedido de Amália e ligar finalmente para Claude?

8 comentários:

  1. Marioca! Vc está cada dia melhor. Adoro essas cenas de lembranças que vc escreve. Morro de rir!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mariana, estou adorando a sua versão da novela, está cada vez melhor...

    ResponderExcluir
  3. Mariana, mt boa sua versão.
    Bem q vc podia dar continuidade para essa parte da macarronada, no dia seguinte a Dádi contando p Rosa....ia ser divertido. Outra ideia, a Rosa ser o cupido da Monique c o Michel.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!! Essas lembranças dão um toque a mais a trama, muito bom mesmo!!! Vocês realmente deveriam investir nisso, vão fazer sucesso!!! Como não poderia deixar de ser... anciosa pelos proximos capitulos!!! Beijoss.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Mariana, a sua versão é melhor do que a que tá passando na TV. Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga vc é quem deveria estar dirigindo essa novela vc é o MÁXIMO........bjuss

    ResponderExcluir
  7. ClaudiaG, Joice, Vera, i06sidore, Maite, Danilara, Anônimo (gostaria de saber quem é??) Obrigada pelos comentários, são sempre incentivadores para minha imaginação que acaba se traduzindo nos resumos. Beijos a todas

    ResponderExcluir