segunda-feira, 26 de julho de 2010

UMA ROSA COM AMOR - VERSÃO GAÚCHA - PARTE 19 - AUTORA: MARIANA LOPES

Nara chega ao apartamento de Claude e encontra Dádi empacotando tudo.

Nara - O que está acontecendo aqui? O Claude está de mudança?

Dádi - Mudança? Não, D. Nara, os barulhos que eu estava ouvindo, lembra aqueles que eu falei pra Senhora? Eram baratas, aqueles bichinhos horrorosos. O apartamento vai ser dedetizado pelo pessoal da manutenção.

Nara - E eu dormi aqui, com esses bichos peçonhentos?

Dádi resmunga - Por isso dormiu bem, feito pedra, se sentiu em casa, em família.

Nara - Que foi que você disse?

Dádi - D. Nara, eu disse que nem em casa nós estamos seguros, nem junto com a família.

Nara - Ah bom, entendi outra coisa, mas vai ver que me enganei. E quando vai ser essa dedetização?

Dádi - Estou terminando de arrumar as coisas e já vou embora para que o pessoal começar o serviço.

Nara - E o Claude?

Dádi - D. Nara, vou reforçar o que já lhe disse, que o Dr. Claudis vai passar uns dias fora.

Nara - Dádi, eu quero saber onde o Claude está? Você tem que me dizer.

Dádi - Eu já lhe disse que o melhor é a senhora ligar para o celular dele.

Nara irritada - Olha aqui sua empregadinha impertinente, quando eu me casar com o Claude, a primeira coisa que eu vou fazer é me livrar de você. Espera só ... Agora eu vou embora. Em quantos dias o apartamento será liberado?

Dádi - Ah, o pessoal disse que uns três a quatro dias, mas pode ser mais, eles vão avisar. Depois vai ter que fazer uma boa limpeza.

Nara - Então eu vou, mas volto.

Dádi pensa - Vai sonhando com esse casamento... porque eu vou rezar para todos os meus santinhos, que é para isso não acontecer... é nunca.

###



Beto encontra Teresinha no cortiço.

Beto – Conversei com o Frazão, aquele amigo do Claude.

Teresinha – Dr. Frazão? Eu gosto muito dele e Serafina também. E a conversa como foi?

Beto – Contei tudo. Ele ficou de conversar com o Claude e depois vai me dizer se eles aceitam o que eu sugeri.

Teresinha – E como você acha que vai ser?

Beto – Não sei, esse Claude é estranho ... esquisito mesmo ... vai saber.

Teresinha ri – A Serafina dizia a mesma coisa.

Beto – Vem cá, vamos passear, namorar e aproveitar, enquanto esse povo está ocupado ...

###

Rosa está sentada a mesa de um café em Paris, quando chega Monique.

Monique – Boa tarde, Rosa.

Rosa – Boa tarde, tudo bem?

Monique – Tudo ótimo, não podia estar melhor. Você não vai acreditar, nem eu estou acreditando...

Rosa – O que aconteceu?

Monique – Michel me procurou ontem, me convidou para sair e ... se declarou. Estamos namorando. Ele disse que a responsável é você...

Rosa – Só insinuei que ... só damos valor quando perdemos. Foi só isso. Bem que eu achei que ele ficou um pouco abalado com a nossa conversa... que notícia maravilhosa. Estou feliz por vocês.

Monique – Rosa, obrigada! Estava triste, pois vocês irão para o Brasil, num período que eu não tenho como ir e, não é por você, mas sabe como é, quer dizer como “era” o Michel, tipo conquistador, que sabe aproveitar uma oportunidade, eu estava com medo...

Rosa – Não tem porque você ter qualquer receio, minha relação com Michel é de amizade

Monique – Eu sei, tenho certeza, mas a muler insegura que vive dentro de mim às vezes aparece... mas estou tão feliz... me sinto numa nuvem...

Rosa – ah, como é bom te ver assim, feliz, apaixonada...

Monique – Estou mesmo...

Rosa – Quando você poderá ir para o Brasil?

Monique – Devo chegar quinze a vinte dias depois de vocês. Consegui antecipar várias agendas, vou estar bastante ocupada pelos próximos dias, mas já reservei um tempo para te ajudar a fazer umas comprinhas...

Rosa – E o que Michel achou disso?

Monique – Da ajuda com as compras ele gostou...de eu chegar depois, não gostou muito, mas eu prometi que vou compensá-lo quando chegar... Agora preciso ir, nos vemos mais tarde.

Rosa fica pensativa e começa a lembrar da viagem para o litoral...

Ms. Smith – Rosa, tenho uma surpresa para você e Doctor Claude.

Rosa – Uma surpresa? E o que é?

Ms. Smith – Nós estamos precisando descansar e relaxar. Então, eu e meu marido reservamos um hotel no litoral, que dizem se espetacular. Vamos este final de semana.

Rosa – Que maravilha Ms. Smith. Desejo que vocês façam um ótimo passeio e que aproveitem bastante.

Ms. Smith – Rosa, você não entendeu...

Rosa – Não entendi o quê?

Ms Smith – Nós reservamos dois quartos, um para nós e outro para você e Doctor Claude.

Rosa fica em estado de choque, mas logo se recupera.

Rosa – Que pena! Este final de semana nós não vamos poder ir.

Ms. Smith – Não vão poder? Mas por quê? Vocês têm algum compromisso?

Chegam Mrs. Smith e Claude. Após as saudações...

Ms. Smith – Doctor Claude, eu estava convidando Rosa para passarmos o final de semana no litoral. Nós já reservamos os quartos e tudo, mas Rosa estava explicando que vocês não poderão ir. Eu tinha lhe perguntado se vocês estariam livres e o senhor tinha dito que não tinham compromissos...

Claude olha para Rosa e eles conversam com os olhos...

Claude – Realmente, non tínhamos compromisso, mas ... mas...

Rosa – Nós não temos nada marcado, mas eu não gostaria de sair da cidade por causa do estado de saúde do meu pai, mas se Claude quiser ir, não há problema, pois eu fico com os meus pais.

Ms. Smith – Rosa não se preocupe, se for só isso, nós temos o nosso helicóptero, se acontecer qualquer coisa, que eu não acredito que vá acontecer, você rapidamente poderá estar aqui.

Rosa – Não sei se é uma boa idéia... não é Claude? (dá uma cotovelada no francês)

Claude – Rosa talvez seja uma boa oportunidade... você anda ton preocupada ultimamente com tantas coisas... quem sabe non vai ser bom descansarmos, sairmos da rotina....

Rosa – Eu não estou certa de que seria bom sair agora, assim...

Mrs. Smith – Rosa não se preocupe, como disse Elisabeth, qualquer coisa que aconteça, nosso helicóptero estará a sua disposição.

Rosa olha para Claude e lhe pede socorro com o olhar, mas o franc~es finge que não percebe.

Rosa – Nossa que indelicadeza da minha parte, Mrs. Smith, o senhor aceita uma água, um café, um suco?

Mrs. Smith - Um café seria ótimo, obrigada.

Rosa – O Claude vai comigo até a cozinha para ajudar a trazer a bandeja, não é amor? A Dádi está muito ocupada...

Na cozinha.

Rosa – Claude, você está maluco?

Claude – Por quê?

Rosa – Ms. Smith reservou dois quartos, dois quartos...

Claude – E qual o problema?

Rosa – Como é que nós vamos fazer? Você pretende dormir no mesmo quarto que Mrs.Smith? Porque juntos no mesmo quarto... nós não vamos ficar...

Claude – Eu non sou um cafajeste, eu sou um cavalheiro e vou me comportar...

Rosa – Eu não estou te entendendo... Você deveria ser o primeiro a querer evitar essa proximidade toda. Eu dei a deixa do meu pai e você ignorou e ainda agravou a situação.

Claude – Non fica nervosa, non tem motivo, nós vamos resolver tudo. Agora vamos levar esse café de uma vez. Esses americanos já estão desconfiados e isso pode piorar....

Rosa – Mas Claude... eu não posso ir. O meu pai vai ter um ataque, não vai deixar... sabe como ele é...

Claude – Seu pai non precisa saber... você non disse que ia me ajudar? Vamos para a sala.

###

Claude chega ao cortiço e vai conversar com Pimpinoni.

Claude – Boa noite.

Pimpinoni – Boa noite. Entre Dr. Claude. Sente e fique a vontade.

Claude – Com licença (Claude senta). Alguma notícia de Serafina?

Arlequim – Boa noite. Nenhuma, mas a Serafina está bem.

Claude – Boa noite Arlequim. Como é que você sabe?

Arlequim – Meu coração me disse.

Claude – Você consegue escutar o seu coraçon?

Arlequim – Quando gostamos de alguém, ficamos sintonizados e passamos a sentir a pessoa, se ela está triste, se ela está alegre, se ela está feliz...

Claude – Você gosta da Serafina?

Arlequim – Serafina, solteira, viúva ou casada, será sempre a minha eterna namorada... eu quero muito bem a Serafina...

Claude – Então, estou diante de um rival? E Serafina? Como está? Por onde andará?

Arlequim – Serei seu eterno rival pelo amor de Serafina. Você não consegue sentir o seu coração?

Claude – Eu non sei ouvir meu coraçon, por isso que estou nessa enrascada... mas me conta o que o teu está dizendo?

Arlequim – O senhor não gosta da minha Serafina... Não consegue senti-la...

Claude – Arlequim, eu non consigo encontrar respostas para as minhas dúvidas. Estou tentando me convencer que o tempo vai ser bom para nós, como diz D. Amália, que as coisas vão se esclarecer, mas tenho medo...

Arlequim – Medo? Medo de quê?

Claude – Medo que tempo nos afaste, de perder a Serafina.

Arlequim – o doutor magoou a minha Serafina?

Claude – eu non sei, talvez... por isso que eu preciso falar com ela, explicar...

Arlequim – Explicar... mas o senhor não sabe se magoou...

Claude – Tenho certeza que a Serafina está triste comigo, isso eu posso sentir, mas non foi de propósito, eu non magoei porque eu quis...

Arlequim – Se o amor for verdadeiro, o tempo não vai afastar vocês. Siga o seu coração.

Claude – Arlequim fala da Serafina, vocês se conhecem faz muito tempo? Faz muito tempo que você namora minha esposa?

Arlequim começa a contar histórias para Claude.

8 comentários:

  1. Marioca! Adorei o novo estilo, em diálogo. As lembranças estão fantásticas e o papo do Arlequim com Claude muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. esperarei anciosa pela parte 20 estou adorando.Bjuss..

    ResponderExcluir
  3. Ah! Que doce... Amei de paixão essa conversa do Claude com o Arlequim...
    Valei a pena esperar. Está lindo e romântico esse texto. Parabéns, vc consegui colocar no papel o nosso sentimento com relação à Urca. Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Claudia e Celina... Obrigada!!! Vocês saõ tão queridas... e isso me dá uma inspiração...

    ResponderExcluir
  5. Mariana!! saudade da sua versão!!
    Amei a resposta da Dádi pra Nara (ela se sentir bem com as baratas).. dei tanta risada!!
    e perfeito o diálogo com o Arlequim.. ta faltando isso na novela né..nem passa mais o boneco..
    Tb gostei muito da lembrança da Rosa... o Claude querendo ficar perto dela no litoral e sendo MUITO MAIS ESPERTO que o da novela!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Mari, sabe qual a parte que mais me emocionou? A do arlequim. Que lindo! Estou curioso para saber que história ele contará para Claude. Percebi que sua versão é mais romântica. Estou ansioso pela história do arlequim.

    ResponderExcluir
  7. Valeu a eapera, Mariana! Adorei a conversa com Arlequim! E também a parte em que Claude diz: realmente non tínhamos compromisso... Me pareceu cheio de segundas intenções,rsrsrs. O Santiago errou em não apostar em cenas assim! Ainda bem que vc escreveu! Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Ana Neres, Priscila, JE e Maria do Sul, eu adoro o Arlequim, acho que falta esse toque na URCA... que bom que vocês gostaram... Obrigada!! Beijos

    ResponderExcluir